Saber Perdoar

>> terça-feira, 14 de abril de 2009

Ter a capacidade de perdoar, é das coisas mais fascinantes da espécie humana. Só com uma grande capacidade de perdoar os outros, podemos atingir a felicidade.

Nós, comuns mortais, não devemos proceder a julgamentos na praça pública, a ostracizações, mesmo quando exista razão para tal. Não devemos segregar alguém, apenas porque errou. Por muito grave que tenha sido esse erro.

Se o insulto é a arma dos fracos, o perdão é a arma dos fortes. Não estamos acima de ninguém e não estamos livres de errar. Com tanta ou mais gravidade. As pessoas, porque são pessoas erram. A liberdade humana tem, por inerência, a faculdade e a susceptibilidade de errar. E apenas errando se aprende.

Esquecer é muito difícil. Perceber, muitas vezes, também é muito difícil. Justificar é complicado. Mas perdoar tem que ser fácil. Só nos magoa, a sério, quem amamos. E se amamos, torna-se fácil perdoar. E dar sucessivas novas oportunidades.

É assim que entendo a vida. Não gosto do papel de justiceiro que condeno às pessoas à pena capital por terem cometido um erro, ainda que esse erro seja de uma dimensão enorme. O próprio erro cometido é a pena para essa pessoa.

Há uns post’s atrás aconselhei: Errem muito. Isso faz parte do processo de aprendizagem. Hoje digo-vos: Perdoem sempre. Isso faz parte da vida.

2 comentários:

Anónimo 14 de abril de 2009 às 13:18  

Grande texto. Muito ambicioso também.

Perdoar tem que ser fácil, mas é tão difícil até chegar a esse estágio lol

abraço

Ana 14 de abril de 2009 às 23:29  

Saber perdoar é uma virtude ! Mas que é difícil... é.