Macroeconomia

>> segunda-feira, 13 de abril de 2009

Segundo dados do INE, a inflação homóloga foi negativa, algo que não se verificava nos últimos 40 anos, em Portugal. Isto é, os preços dos produtos ao invés de aumentarem, diminuíram.

Uma raciocínio básico que se aprende em Macroeconomia é que é impossível ter taxas de desemprego baixas e taxas de inflação baixas, ou seja, ainda que não sejam representadas por um gráfico sinalagmático, isto é, à medida que à taxa de inflação sobe a taxa de desemprego desce, as duas taxas relacionam-se e, em principio, encontram-se em contra ciclo.

Isto acontece porque existindo muito desemprego, as pessoas aceitam, mais facilmente, qualquer trabalho, isto é, aceitam receber menos pelo trabalho prestado, o que faz com que, as empresas tenham menos custos de produção e isso reflecte-se nos preços travando a inflação.

Já no caso de existir pouco desemprego, as pessoas fazem mais exigências, pedem mais dinheiro para pagar o serviço prestado, o que faz aumentar os custos e paralelamente os preços finais, conduzindo ao aumento generalizados dos preços, portanto, a uma situação e inflação.

Temos uma deflação. E muito desemprego. Tudo normal portanto.

0 comentários: