PSD/Moscavide

>> domingo, 22 de março de 2009

Na passada quinta-feira, realizou-se o Plenário de Militantes do PSD/Moscavide, sendo um dos temas principais, as eleições autárquicas no concelho de Loures, em 2009.

O PSD passa hoje por momentos muitissimo complicados ao nivel concelhio, já que se encontra remetido, para terceiro plano, no que à representação partidária diz respeito. Parte portanto para estas eleições, em terceiro lugar.

E aqui começa o primeiro erro. Que é recorrente. Mandato após mandato. Em 2001 fala-se que em 2005 é que se vai ganhar. Em 2005, 2009 seria o ano. E em 2009 já se começa a falar de 2013. E será sempre assim.

As eleições começam-se a ganhar um dia depois das eleições anteriores. Para isso é preciso estratégia e um rumo muitissimo bem definido.

Como é que se ganha eleições no Concelho de Loures?

Não acho que seja tarefa impossível.

Freguesias

Apresentar em todas as Assembleias de Freguesia em que o PSD é oposição, uma moção por cada reunião. Moções que relevem, que proponham mudar verdadeiramente aspectos concretos da vida dos municipes. É preciso que as pessoas, sintam um PSD próximo, atento aos seus problemas e com propostas politicas alternativas.

Elaboração de comunicados e flyers, que coloquem a nu as màs politicas seguidas pelos executivos das diversas juntas ou da própria Câmara Municipal. Não falar, significa compactuar, ou pelo menos, desvalorizar.

Contactar pessoa a pessoa. Como? Realização de debates e tertulias, fora do espaço fisico da sede. Se as pessoas não vão à sede do PSD, deve ir a comissão do politica do PSD junto das pessoas. Mercados, Escolas, Cafés. É necessário mostrar aos municipes que somos iguais a eles. Sentimos os mesmos problemas, temos os mesmos objectivos e as mesmas preocupações.

Esses debates, serem alternados, entre temas ligados às proprias freguesias ou ao Municipio, mas também, temas de indole nacional, sempre mais sugestivos, muitas vezes com implicações locais e que podem mobilizar as pessoas para as propostas politicas do PSD/Moscavide.

Programa - Para cumprir

Nesse sentido é importante ter-se um programa eleitoral (para a comissão politica de secção) atractivo, realista, diversificado. E é preciso cumpri-lo. Actividades temáticas, freguesia a freguesia. Criação de um grupo de moções. Aposta na comunicação com Site, Blogue, Newsletter, Comunicados e Flyers. Iniciativas nas Escolas e locais de maior acessbilidade das pessoas. Deslocar as reuniões de comissão politica para fora da sede, indo a todas as freguesias, por forma a despertar os militantes e simpatizantes do PSD, mobilizando-os para o combate politico. Organizar campanhas de rua, no dominio da solidariedade e acção social, saúde e ambiente. Convidar as pessoas mais reconhecidas de cada freguesia, os opinion-makers, para trabalharem com o PSD. É bom ouvir o que os independentes nos têm a dizer.

Assembleia Municipal

Estando na oposição, é aqui que deve residir a grande força do PSD. A presença em bloco em todas as assembleias municipais, com várias propostas e moções em cima da mesa, fazendo uma oposição credível e responsável, mas acertiva e eficaz. E aproximar os Deputados Municipais das pessoas. Cada Deputado Municipal, com regularidade, estar na Câmara ou na sede do PSD, disponivel para ouvir as pessoas. O PSD deveria ter sempre, no minimo um dia por semana, um ou mais deputados municipais disponiveis para ouvir as pessoas. Deveria ser criado um blogue da Assembleia de Municipal, dando conta do trabalho desenvolvido pelo grupo parlamentar. E depois, a propria bancada deveria fazer as suas jornadas parlamentares, fisicas, indo a todas as freguesias, mas também virtuais, à semelhança do que foi feito pelo grupo parlamentar do PSD na AR.

Câmara Municipal

Os vereadores devem ter uma participação activa e construtiva nas reuniões de Câmara, estando em lugar previligiado para relatar as politicas do executivo, no caso socialista, e rapidamente encontrarem propostas alternativas. Quem melhor para colocar a nu os meandros do orçamento do executivo? A vereação é tambem um vertice muito importante na equação que aqui proponho.

Coordenação

Reuniões periodicas, entre os vereadores, o grupo parlamentar, os membros de executivos de juntas de freguesia e membros da assembleia de freguesia, as duas comissões politicas do partido, as Jotas, os representantes dos TSD e os parceiros independentes, isto é, aquelas pessoas que estão mobilizadas pelo projecto social-democrata, independentes, com maior ou menor relevo nas suas freguesias. No minimo uma vez por mês. Tudo concertado, para que a estratégia seja muito eficaz. E depois, uma vez por trimestre, alargar estas reuniões, a todos os que quiserem assistir. Vai-se alargando o circulo, o PSD começa a espalhar-se pelo Concelho de Loures.

Estratégia Eleitoral

Com todo este trabalho feito, julgo que o ultimo ponto não assume uma importância tão grande como actualmente tem vindo a assumir. Dentro deste contexto, se este trabalho for efectivamente realizado, existem condições, para lançar um candidato local. Preferencialmente, assim o deverá ser. Um vereador, um deputado municipal, um presidente de Junta ou qualquer outra pessoa reconhecida pelos pares. Ou então, uma figura de relevo nacional, mas previamente (por exemplo, no ano, ano e meio que precede as eleições) devidamente instruida sobre a realidade do concelho, participando desde logo nessas reuniões de grupo. Mas este cenário, apenas se trouxer reais vantagens. Mas é possivel. E não será paraquedismo, pois toda a máquina estará oleada.

As listas à assembleia municipal, devem ter uma componente de pessoas do PSD, talvez um ou dois independentes, e depois pessoas representativas de grupos concretos. Nos primeiros lugares, deve sempre estar um jovem, por exemplo, por forma a ser o representante dos jovens no Concelho. Parte da campanha deve ser baseada nessa candidatura por forma a motivar os jovens. Mas também, uma pessoa mais idosa. Com sensibilidade para os problemas sociais, de saúde e outros, que mais afectam este grupo populacional. Alguém dos TSD. Deve a Assembleia Municipal espelhar a realidade do concelho, com um representante por grupo, se isso fosse possível. E nunca, mas nunca, deve funcionar como prémio para apoiantes de tendencias internas.

Nas freguesias, os escolhidos, devem ser aqueles que, comungando dos valores e do projecto social-democrata, sejam conhecidos e reconhecidos pelos seus pares. Na sua terra. Listas próximas, onde todos se conheçam. Mais uma vez, é de repudir, que sejam os amigos do peito a compor estas listas. Em conta, outros factores. Freguesias mais jovens, com candidatos mais jovens, por exemplo.

2009

Já estamos, infelizmente, muito em cima, para fazer o que demais importante deveria ter sido feito. Já não se pode voltar atrás. Mas pode-se minimizar os danos. E nesse sentido, podemos agora, falar verdade, denunciando as pessimas politicas seguidas pelo executivo camarário, e por algumas juntas de freguesia do Concelho. E podemos ter seriedade na altura de fazer as listas. Não é escolher quem gostamos mais, ou quem apoia determinada sensibilidade interna. Temos de ser sérios. É importante, muito importante, eu diria, apostar-se por exemplo na Juventude, como forma de travar a expectavel subida do Bloco de Esquerda, e como forma de ir despertar muitos e muitos jovens que em principio nem iriam votar, a participar do Projecto na JSD. Isso faz-se, não tendo medo, de apostar em quadros jovens, e a nossa secção, tem quadros jovens de grande valia, para situações de destaque e não apenas para enxer listas ou colar cartazes. Faz-se tendo em conta quem é e quem não é reconhecido nas suas freguesias. Escolhendo os melhores. E não os que dão mais jeito.

*Juntarei este texto ao Dossier Loures2009, na medida em que, vem sintetizar muitos dos pontos que pretendia falar em particular. Reformula-se assim, o dossier. Que podem consultar, no separador, na barra cimeira no ecrã.

3 comentários:

Anónimo 23 de março de 2009 às 01:14  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tiago Mendonça 23 de março de 2009 às 01:46  

O ultimo anónimo fez criticas à caligrafia. Eu posso escrever no word e evita-se isto. Posso pensar, reflectir e preparar os textos até à exaustão.

Declino a segunda. Mas escrever em Word, talvez seja positivo. E ainda só não o fiz, para entreter estes meninos.

O comentário foi apagado, não por ser ofensivo. Considere, antes, um desafio a assinar o que escreve. Não pode, de forma constante, refugiar-se no anonimato para criticar, fugindo, constantemente, aos temas do post.

Anónimo 26 de janeiro de 2010 às 01:39  
Este comentário foi removido pelo autor.