Derby, por Jorge Batista e Pedro Correia

>> sábado, 28 de março de 2009

1. O Benfica é um justo vencedor da Taça da Liga?

Jorge – Tudo bem que a justiça no futebol é um factor muito volátil e imprevisível mas, no jogo da final da Taça da Liga, tudo isso se transformou num cenário de frustração e desgosto causado pela incompetência e falta de seriedade de um ou dois senhores que nada fizeram por ali estar, numa final importante. Posto isto, justo é dizer que o Benfica não mereceu vencer a Taça da Liga mas, só o conseguiu pelo milagre de Baptista, num lance onde um “livre fora da área por peito na bola” e consequente expulsão do suposto infractor tudo mudou. Enfim, a única maneira que eu encontro para minimizar este triste espectáculo que assisti ao vivo é pensar que o Sporting também não jogou nada por aí além, indubitavelmente melhor que o Benfica mais não conseguiu chegar ao 2-0 nem venceu nas grandes penalidades, onde teve a oportunidade mas, como de costume, a sorte e a frieza, ou a falta dela, voltaram a prevalecer nesta equipa unida e talentosa mas muito jovem e nervosa. Tenho dito.

Pedro – Custa-me falar em justiça neste jogo. Para além da grave influência da arbitragem foi um péssimo jogo de futebol e isso tem sido de certa forma encoberto pelo volume da polémica. Faltas a cada 15, 20 segundos, e ausência de qualquer planeamento no futebol praticado, pautaram esta partida. Da parte que me toca não vi uma única jogada de verdadeira transição ofensiva, persistiram os lançamentos longos a partir dos centrais que espelham bem a incapacidade de implementar um futebol estruturado do Benfica. O Sporting também não esteve melhor. Acabou por valer o Quim que deu a vitória ao Benfica.


2. A novela criada, em torno, da arbitragem de Lucílio Baptista, é uma tentativa do Sporting condicionar a arbitragem?

Pedro – Terminados os 90 minutos o Sporting tenta minimizar as implicações da derrota, procurando assegurar o 2º lugar do campeonato e isso condicionando as próximas arbitragens, isso não há dúvidas. Foi posta em causa a idoneidade do árbitro, por um erro muito grave (erro que deve ser atribuído em maior escala ao fiscal de linha) mas que acontece semanalmente. Aconteceu com o Vitória de Guimarães em Basileia, com repercussões maiores, e com o Benfica no Dragão que pode decidir um campeonato. A falta de ética e fair-play percebem-se mas não desculpáveis.

Jorge – Novela? Condicionar a arbitragem? Falta de ética e fair-play? Não devemos estar a falar da mesma coisa. A reacção dos jogadores e dirigentes do Sporting podia e devia ter sido ainda pior. O afastamento da Direcção da Liga não é “grave” uma vez que mais nenhum grande lá se encontrava também. De resto, acredito que se as coisas fossem ao contrário, os benfiquistas reagiriam muito pior e a arbitragem sentir-se-ia condicionada de uma maneira muito mais forte. O Sporting não quer condicionar nem criar novelas, os factos estão à vista de todos e uma atitude ou postura menos convicta do que tomou, era simplesmente deixar tudo passar incólume, como se nada tivesse acontecido. Mas, infelizmente, algo grave aconteceu, e obviamente que era necessária uma atitude de carácter de parte dos jogadores e dirigentes do Sporting, onde não revejo de forma alguma falta de ética, profissionalismo ou fair-play.


3. Portugal, caso não ganhe à Suécia, fica, definitivamente, afastado do Mundial da África do Sul? Nesse cenário, Queiroz deve sair?

Jorge – Uma derrota em casa nesta altura, contra um adversário directo, acredito que seja fatal. Algo inimaginável com um grupo de jogadores do calibre que Queirós dispõe, da estrutura forte deixada por Scolari, pelo que, em caso de empate ou derrota, “game over” Queirós e, infelizmente, Portugal. Na minha opinião, Portugal irá vencer à Suécia, o que poderá disfarçar a fraca qualidade do seleccionador. Mas, mais cedo ou mais tarde, Portugal irá deixar os seus adeptos desgostosos com mais uma falha, com Queirós a ser o principal responsável, pelo que não acredito que fique no comando da selecção depois do Mundial, isto se conseguir lá chegar. Veremos.

Pedro – Com o actual grupo de “seleccionáveis” de Portugal falhar uma qualificação é um momento para se tirar ilações, se bem que nunca vencemos a Suécia em casa. Parece-me que uma derrota será irrecuperável. Devo dizer que não acredito que aconteça mas a suceder-se não é caso para saída de Queirós. Neste momento começa-se a recuperar um plano integrado do futebol das selecções que foi destruído na época Scolari. Entendo que numa visão mais a curto prazo seja difícil considerar este factor, mas foi de facto este trabalho de acompanhamento e sistematização que criou as bases para os sucessos mais recentes e não só a “música popular portuguesa”.

4. Com a saída de Paulo Bento, do Sporting, no final da época, Scolari seria um bom sucessor?

Pedro – Essa questão deixo para o meu amigo Jorge. Como Benfiquista digo apenas que me agradava que assim fosse.

Jorge – Obrigado pelo tempo de antena Pedro! Honestamente, vejo nas tuas palavras “como benfiquista me agradava que assim fosse” algo muito realista. O Sporting tem um grupo muito jovem, muito “rebelde”, instável, e Scolari talvez não seja a melhor solução para criar a união necessária, que Paulo Bento tem vindo a conseguir apesar de tudo. O caso Vukcevic é um exemplo disso, embora Miguel Veloso e Yannick Djaló sejam ainda mais difíceis de “domar” pelas aspirações pessoais de ambos. Para mim, Paulo Bento seria o melhor para continuar no comando do Sporting nos próximos anos. Mas já se percebeu que nem ele, nem Moutinho, vão querer continuar em Portugal para o ano. É um cenário péssimo e devastador mas realista. E só um treinador de classe mundial conseguirá lidar com as vedetas que cá permanecerão. Pode ser injusto dizer que Scolari por não ter conseguido lidar com as estrelas do Chelsea não conseguirá lidar com os pseudo putos maravilha do Sporting, mas algo me diz que não singraria.


5. Com a vitória na Taça da Liga, podemos considerar, positiva a época do Benfica? Quique deve continuar?

Jorge – Nem o Sporting, mesmo já com a Supertaça conquistada, não salvaria a época com a Taça da Liga. Muito menos o Benfica. Digo isto porque o Benfica em termos europeus não conseguiu quase nada, o Sporting lá foi aos oitavos da Champions. Mesmo assim, o desempenho na Liga está a ser fraco para ambos e disso nem Quique nem Paulo Bento podem fugir, para não falar na ausência na Taça de Portugal. Apesar disso, ambos os treinadores são jovens, competentes, ambiciosos e com muito para dar ao futebol português, ao contrário de alguns dirigentes dos seus clubes. Penso que respondi à questão.

Pedro – Defendi a estabilidade para o Benfica e continuo a defender, portanto acho que Quique deve continuar. Acho que deve ter espaço para prosseguir a desenvolver as suas ideias. No entanto, o futebol actual não me satisfaz e temo uma nova onda de entradas e saídas no final da época, que deve ser evitada a todo o custo.

3 comentários:

Tiago Mendonça 28 de março de 2009 às 17:24  

Sobre a Taça da Liga:

Não devemos fugir com o "rabo à seringa".

Lucilio teve mal.

Mal ao não expulsar Derlei.
Mal ao não expulsar Polga.
Mal ao não expulsar Moutinho.
Mal ao não expulsar Pedro Silva, por falta à entrada da área.
Mal por não assinalar o puxão de VUK sobre Maxi no golo do Sporting.
E mal por assinalar mal um penalty contra o Sporting.

Tiago Mendonça 28 de março de 2009 às 17:27  

Tudo o que se seguiu esteve ao nível de uma telenovela mexicana.

Pereira, Loureiro e Batista são todos simpatizantes do Sporting.

O Sporting, foi o clube mais beneficiado este ano.

Lucilio prejudicou o Benfica muitas vezes e beneficiou o Sporting outras tantas. Lembre-se o jogo com o Boavista.

O Benfica fui também vitima de um penalty fantasma ante o Porto que pode ter decidido o campeonato. Pelo que acho muito injusto que se diga aqui que se fosse com o Benfica teríamos feito muito pior. Já demos provas que assim não seria.

Sou contra esta tentativa desesperada de garantir o segundo lugar. Vejam os próximos jogos.


Quanto a Quique deve continuar.

E Queiroz, nunca devia ter entrado.

Ana 29 de março de 2009 às 22:27  

Eu não quero ver o Scolari no meu Sporting, credo.

Avé Paulo Bento, rei das taças ! Mantém-te fiel ao nosso clube que só trouxeste alegrias e disciplina a este plantel de putos-passerelle. Já cá fazia falta um campeonato (oh se fazia), mas pronto. Scolari jamais...!