Derby, por Jorge Batista e Pedro Correia

>> domingo, 15 de março de 2009

1.Daqui a poucas horas joga-se o Porto Naval. Em caso de vitória, o Porto fica com 4 pontos de vantagem em relação ao Sporting e 5 pontos em relação ao Benfica. O título de campeão nacional está ao alcance de qualquer um dos três, ou, pelo contrário, o Porto pode encomendar as faixas?

Jorge – Ainda há muito jogo pela frente. É inevitável o pensamento que o Porto continua a ser o favorito à revalidação do título, no entanto é imprevisível a recta final do campeonato. O factor “Champions” pode pesar em termos de fadiga mas acredito que o factor anímico seja superior e leve o Porto a manter a sua conhecida estabilidade nos próximos jogos, ao contrário do Sporting e do Benfica.

Pedro – São 8 jogos, 24 pontos em discussão. No entanto, friamente julgo também que com dificuldade alguém será capaz de retirar ao Porto a posição cimeira na tabela. Com a injecção anímica após a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões e dada a condição física que o plantel demonstra o Porto será um adversário muito difícil.


2. Consideram justa, face ao rendimento desportivo das equipas, a actual classificação?

Pedro – Ao final de 30 jogos, sim, pode-se conferir a justeza de um campeonato, isto desde que não aconteçam situações anómalas relativamente ao futebol jogado, em si. Por agora diria que, apesar do campeonato algo atípico, se justifica a posição cimeira do Porto com os dois grandes de Lisboa em sua perseguição. Relativamente aos restantes lugares Europeus, Braga e Nacional são as equipas que maiores condições apresentam para a sua conquista.

Jorge – Concordo contigo. O Porto merece, apesar de tudo, a liderança no campeonato. Embora a curta distância (que até justificava ser maior), o Sporting e o Benfica têm de melhorar o seu futebol para que seja viável um possível ataque ao título. Desta forma, considero justa a actual classificação, esperando sinceramente que os grandes lisboetas melhorem o seu rendimento para que tenhamos um final de campeonato empolgante… e com o título a vir para Lisboa, para o Sporting de preferência claro!


3. Qual é a vossa aposta, para fechar os 4 primeiros classificados do campeonato?

Jorge – É um palpite difícil dada a proximidade dos 4 primeiros. Pela ordem natural das coisas e como nos 2 últimos anos, o Porto deverá acabar em 1º, Sporting em 2º, Benfica subir ao 3º, e um 4º lugar muito disputado entre o Braga, Leixões, Nacional e Marítimo. Acredito, mesmo assim, num diferente desfecho relativamente ao campeão.

Pedro – Porto, Benfica, Sporting, Braga. É o meu palpite. Se bem que para qualquer uma das posições a luta será acesa. Ainda nada está decidido. Apesar das fracas exibições que o Benfica tem apresentado, penso que deverá fazer melhor que o seu rival já que continuo a ver a equipa do Sporting como incapaz de encontrar união no balneário para as grandes batalhas. Somada a instabilidade directiva será difícil chegar à Liga dos Campeões.

4. Aproxima-se a grande final da Taça da Liga. Quem vai vencer? Sporting ou Benfica?

Pedro – Imprevisível. Deixem-me dizer que o que estará em jogo será mais que esta Taça da Liga. O enquadramento no calendário desta final, faz com que a equipa que a vencer, e acredito que possa ser o Benfica, ganhe novo fôlego para a recta final do campeonato. Pelo que aí muito se poderá decidir acerca de quem acompanhará o Porto na próxima “Champions”.

Jorge – Sinceramente, acredito que o Sporting tem mais condições para vencer a Taça da Liga que o Benfica. À partida, é 50% de hipóteses para cada lado, mas analisando o contexto de ambas as equipas, com o Sporting a querer reconquistar os adeptos e a união da equipa, e com um Benfica algo desamparado depois da derrota em casa com o Guimarães, penso que o meu clube tem capacidade para vencer. Uma boa oportunidade para conquistar o 2º título da época, título esse perdido da forma que foi na época passada no mesmo estádio… espero uma boa resposta e vingança, pelos adeptos sobretudo que muito passaram na última semana.


5. Após o bom resultado do Braga frente ao Paris Saint Germain, e a passagem do Porto para os quartos de final, qual a imagem que o futebol português tem na Europa? E a humilhação leonina, primeiro em Alvalade, depois em Munique, que repercussões tem na imagem externa do futebol português?

Jorge – Mais uma vez o Porto é a única equipa a levar Portugal para a posição que merece na Europa. Também o Braga tem a oportunidade de fazer história na UEFA como o Sporting em 2004. Em relação à “humilhação leonina”, não creio que haja muito mais a dizer, simplesmente que o Sporting e Portugal não o mereciam de todo.

Pedro – Objectivamente, em termos de ranking, a 10ª posição atrás da Ucrânia é extremamente penalizadora. É certo que é mais difícil cimentar uma posição cimeira já que os pontos são as dividir por mais equipas. Esta situação apenas vem corroborar a incapacidade de qualquer equipa exceptuando o Braga e os 3 grandes, em participar nas competições europeias. Não temos o 10º campeonato europeu mas julgo que não andaremos longe dessa posição.

Jorge – De facto temos tido cada vez menos impacto na Europa. Culpo a mentalidade dos treinadores e jogadores, por exemplo, do Sporting, não se preparam tacticamente e mentalmente para este tipo de jogos que difere muito da realidade interna a que estão habituados. Para o ano, o Sporting tem de ter uma participação com mais qualidade e concentração, como vinha a ter na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pedro – Há umas semanas Luís Freitas Lobo escrevia sobre o túnel que antecede a entrada em campo dos jogadores e as prestações das equipas europeias. Partilho das suas palavras quando refere o sentimento de inferioridade dos portugueses, o medo quando olham para os adversários antes de entrar em campo. Perdeu-se a também uma dimensão lutadora que, por exemplo, colocou o Boavista no topo da Europa no inicio deste século. Julgo que isto diz muito do que se passou com o Sporting nesta jornada europeia. A imagem, essa, é pior que os números e levará alguns anos a ser esquecida. Barcelona e Bayern M., todos eles impuseram o seu futebol ante o Sporting, e todos eles representam as grandes audiências do fenómeno futebolístico.

0 comentários: