Made in Açores, por Tibério Dinis

>> quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Excepcional

Os últimos tempos têm sido de alerta para o afastamento dos jovens da vida pública, ainda faz eco o discurso do Presidente da República no passado 25 de Abril. Discurso que tem quase um ano e que tem sido sucessivamente citado, no entanto, neste quase primeiro ano nada mudou.

Acredito que os jovens de hoje não estão mais afastados ou que têm menos conhecimentos sobre a actualidade, a história e o sistema político português. No entanto, há um ponto que a actual e minha geração peca, não há uma elite de excepcionais, não há mentes brilhantes.

Se uma característica base do Estado é o seu povo, cabe aos excepcionais comandar este todo, verdade seja dita, que nos últimos tempos os excepcionais têm estado afastados da política. A actual classe política não tem o brio e dimensão intelectual, daqueles que construíram esta Terceira República e até mesmo a Segunda…

A actual geração de jovens também peca por isso, não por ter menos capacidades e conhecimentos que as anteriores, mas principalmente, porque não se descobrem líderes desta geração. Urge à minha geração encontrar líderes de carisma, em todos quadrantes de pensamento, do religioso ao cientifico, da esquerda à direita. Simplesmente, porque não quero que a minha geração tenha um vazio de brio e intelectualidade como a actual, prova disso, é a incapacidade das várias lideranças políticas em traçarem um rumo para o país.

0 comentários: