Cinema

>> terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Não me recordo, de nenhum outro momento onde tantos filmes de enorme qualidade fossem colocados em exibição ao mesmo tempo. Passam-se meses, sem um filme de qualidade nas salas de cinema. Agora, em catadupa, vários filmes que interessam ou interessavam ir ler. A Troca, Sete Vidas, Milk, Benjamim Button, Quem quer ser Bilionário?, O rapaz do Pijama às Riscas, o Wrestler, o Leitor, Frost/nixon, Austrália são apenas exemplos dos filmes de grande nomeada que vão sendo exibidos pelas nossas salas de cinema.

Quem me dera ter tempo para ir ver todos. Não o tendo seleccionei três, que quero ver. Um já vi. Benjamim Button. Os outros dois espero que em breve os consiga observar. Milk e Quem quer ser Bilionário.

Quanto aos restantes, é esperar pela versão DVD, que não deve demorar muito. Em especial gostava de ver o Sete Vidas e o Rapaz do Pijama às Riscas.

Talvez hoje, veja o Quem quer ser Bilionário, após ter sido o grande vencedor da noite de Óscares.

Sobre a noite dos Óscares, estava à espera que Benjamim Button tivesse ganho mais qualquer coisa. Foi o grande derrotado e o filme está muito bom. Vou ver o Quem Quer ser Bilionário e perceber se de facto merece a grande vitória que teve.

Acho que o Mamma Mia deveria aqui ter sido galardoado. No género esteve fantástico. Mesmo. E aqui há uns anos, também não percebi como é que o Gangster Americano não foi mais premiado, também foi um grande filme.

Por Portugal, não se consegue fazer um filme de grande qualidade. E todos recorrem ao mesmo ingrediente:Sexo. Corrupção tinha sexo, Call Girl tinha Sexo, e pelos vistos Second Life também o tem. Recorre-se sempre ao mesmo. Meninas bonitas com indumentárias reduzidas. Não que não seja interessante ver a Soraia Chaves ou a Liliana Santos nesse registo. Mas pede-se mais.

8 comentários:

Jorge Batista 25 de fevereiro de 2009 às 02:25  

Como disseste, têm estreado filmes muito bons recentemente... é a febre dos Óscares!

Felizmente tenho reservado um pouco do meu tempo e orçamento para ir ao cinema ver boa parte das grandes promessas e nomeados. Slumdog Millionaire (Quem quer ser bilionário) mereceu o Óscar pelo menos de melhor filme e melhor realizador), excelente filme. Changeling (A Troca), muito boa história, merecia mais nomeações e a Jolie o Óscar para melhor actriz principal na minha opinião. Benjamin Button teve demasiadas nomeações, já esperava o desastre nos Óscares... Brad Pitt não merecia a nomeação. À frente dele estavam Will Smith em Seven Pounds e Tom Cruise em Valkyrie, outros 2 filmes que recomendo apesar de não terem sido nomeados. Na mesma situação, Austrália, Wanted e Revolutionary Roard. Vicky Christina Barcelona, com a galardoada (e bem) Penélope Cruz, também é um género de filme interessante (este vi em casa, o resto vi no cinema... que despesa vendo bem!).

Também quero ver em casa o Rapaz do Pijama às Riscas e o Frost/Nixon, Milk, Frozen River, The Reader (finalmente o óscar para Kate Winslet) mas vou ao cinema ver o The Wrestler, promete, mesmo tendo Mickey Rourke perdido para Shean Penn.

Recomendo o link: http://www.imdb.com/features/rto/2009/oscars/ para todos os prémios e nomeados, dos quais ainda destaco Wall-E e The Dark Knight com os merecidos óscares de Melhor filme de animação e melhor actor secundário (Heith Ledger) respectivamente... adorei.

Bons filmes!

Tiago Mendonça 25 de fevereiro de 2009 às 03:18  

Acabei de ver Milk. Absolutamente fantástico. Sean Penn brilhante. Sem grandes palavras. O filme está genial.

E uma anotação politica : Yes, we can.

Anónimo 25 de fevereiro de 2009 às 20:59  

Tiago,

Mas não eras contra o casamento entre gays?
Yes, we can???

Tiago Mendonça 26 de fevereiro de 2009 às 04:00  

Uma primeira nota, para salientar, que, regra geral, sou contra comentários anónimos. Não acho piada a escrever sem ter a coragem de assumir. Por isso, regra geral, não respondo.

Neste caso, abro excepção. Acho o filme uma lição politica. Começar do 0, agarrar uma determinada questão e fazer o caminho vitorioso que fez Milk. Acho também a reter, a ideia de se ir várias vezes ao combate, perdendo mas melhorando, até à vitória final. Aprendi muito, nesse aspecto. Pelo menos reflecti muito.

Obama, com o Yes we can fez isso. Começou bem atrás na corrida democrata, subiu de forma brutal, sempre apelando a um novo conceito de fazer politica, a uma nova esperança, à mudança e teve uma vitória brutal.

Sobre o casamento, tendencialmente a favor. Acho que o problema é de nomenclatura. Contra a adopção.

Anónimo 26 de fevereiro de 2009 às 22:37  

Eu já vi os três filmes que tu ainda esperas ver =) Mas sou um bocado fanatica!

Gostei muito dos três, mas para além desses muitos dos outros que disses-te quero vê-los também!

O primeiro que vi foi o Benjamin e na altura achei que ia ganhar imensos Óscares! Mas depois de ver o Bilionario, e o Milk!.. O Benjamin apagou-se um bocado!

Mas ainda tenho muitas idas ao cinema em espera para ver esses filmes todos...

AHH, e parece-me que estás a ser um pouco machista! Então queres ver o melhor actor e não a melhor actriz?
Vai ver o Leitor sff ;)

Mariana

Tiago Mendonça 26 de fevereiro de 2009 às 23:12  

Mariana,

Não digas que sou machista. Concerteza que prefiro ver a Kate ao Sean Penn. Já agora vejo aquele com a Penelope Cruz e a Scarlett. Não me importo nada.

Anónimo 5 de março de 2009 às 23:15  

olá! também estou na faculdade de Direito, mas no 1º ano =)
Só te queria dizer que concordo com a afirmação que fazes sobre os filmes nacionais. Faz parecer que o talento dos actores(e com isto não digo que todos ou nenhum o tenha)de nada vale se não estiverem vestidos em condições. Questiono-me se neste nosso país só o sexo vende.. Será que em Portugal apenas o senso comum tem valor?

Liliane

Tiago Mendonça 6 de março de 2009 às 00:30  

Obrigado pelo teu comentário Liliane. Espero contar contigo como visitante e comentadora regular, aqui no Laranja Choque.

Acho que até se podem fazer bons filmes em Portugal...simplesmente não vendem. O que vende efectivamente é Futebol e Sexo. É pena.

Quanto a Direito, se precisares de alguma coisa, não hesites.