Derby, por Jorge Batista e Pedro Correia

>> sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

1. O Benfica é um justo líder?

Pedro – Objectivamente é a equipa que alcançou mais pontos ao longo das últimas 14 jornadas. O futebol desenvolvido não tem sido brilhante, julgo que com a qualidade individual do plantel muito mais pode ser feito. Acho que é mesmo o melhor plantel e apesar de a equipa demonstrar alguma irregularidade o melhor que já se viu no campeonato português foi por parte do Benfica, penso que concordas com isso.

Jorge – Sim, o Benfica tem estado no melhor mas também no pior deste campeonato e tem um plantel muito forte. Da maneira que é lider - em igualdade pontual com o Sporting e com mais um ponto que o Porto, penso que sim, é um justo líder, embora qualquer um dos grandes o seria pois nenhum está a fazer um campeonato. Para mim é importante sublinhar que, ao contrário do ano passado, o campeonato está bastante competitivo e isso só enriquece o mesmo. Como o Benfica já não era “campeão de Inverno” há 15 anos, penso que pode ser moralizador para que esta equipa lute árduamente pelo título nacional, uma vez arredado das competições europeias. No entanto, e embora não goste de falar de arbitragens, o recente jogo Benfica-Braga onde os repetidos incidentes e decisões a favor do Benfica, leva-me a crer que o título, caso o conquistem, não seja bem atribuído... não sei o que pensas sobre isto...

Pedro – Não fujo ao jogo de que se fala, penso que podemos ter sido beneficiados em dois pontos. Um penálti sobre o Di Maria com o defesa do Braga a ir ao encontro do jogador sem intenção de jogar a bola, o lance sobre o Suazo na primeira parte não se pode discernir sobre a intensidade do contacto de uma forma conclusiva.
O Braga foi claramente prejudicado, com um golo que deveria ter sido anulado e um penálti cometido pelo Katsouranis que agarra a mão do jogador do Braga, o qual caí com aparato na área. Mas retomemos o jogo com o Nacional, 94 min um golo incrivelmente anulado. São inegavelmente 2 pontos retirados já que não haveria mais tempo para jogar. No Funchal cada vez que um jogador do Benfica tocava ou não! no adversário era amarelo, foram 7. Á quarta jornada golo mal anulado ao Yebda com influência no resultado. Lembremo-nos do golo anulado ao Di Maria em Guimarães quando este estava 3, 4 metros atrás do defesa; parece-me bem mais clarividente do que a situação do David Luiz, não esquecendo também os vários fora-de-jogo mal assinalados ao Suazo nos últimos jogos.

Jorge – Foi de facto um jogo muito mal arbitrado... já é algo recorrente infelizmente. Até agora, nenhum dos três grandes tem sido beneficiado ou prejudicado de maneira comprometedora. A bem do nosso futebol que não o seja por aqui em diante, se bem que o excessivo número de jogos com decisões incorrectas e influênciaveis nos resultados não me façam crer o mesmo.

Pedro – A arbitragem portuguesa revela muita incompetência mas certamente o Benfica não é o mais beneficiado com isso. Considero vergonhosas todas estas insinuações em torno do Benfica.

2. O anúncio de não recandidatura de Filipe Soares Franco vai afectar o Sporting?

Jorge – Sendo este um tema que diz respeito ao meu clube, espero representar todos os sportinguistas, ou pelo menos a maioria, nas opiniões que vou expressar. Tenho muita pena de Soares Franco não se recandidatar e colocar os seus interesses pessoais e empresariais acima do clube. Espero que não o tenha feito por não acreditar mais na viabilidade (sobretudo financeira) do seu projecto, e que possa ser dada continudade ao mesmo. A redução do passivo, a aposta na juventude (começando no treinador) e o segurar dos jovens talentos/pérolas são pontos vitais para que o Sporting continue a ter sucesso. Não querendo propor nomes, é fundamental que este rumo seja mantido para que o balneário não seja afectado. Admito que possa já ter sido ligeiramente com o levantamento da dúvida da renovação do Paulo Bento pelo que tem de ser fechada o mais breve possível. De resto, o Sporting não é nem será afectado pela mudança de presidente, bastando para tal o bom senso e capacidade dos mesmos em dar continuidade ao trabalho que Soares Franco tem feito, na minha opinião de maneira bastante positiva para o Sporting. Qual a tua reação Pedro?

Pedro – Fiquei surpreendido. O timing parece-me bom já que permite a construção de uma alternativa. Relativamente ao impacto no balneário, não me parece que a decisão por si possa causar instabilidade. No entanto, não se pode negar que Paulo Bento era o seu treinador, e o fim do projecto pode por isso em questão, vai depender da blindagem do balneário.

3. Benfica e Sporting deveriam contratar novos jogadores no mercado de Inverno?
Jorge – Penso que não, o Sporting tem uma equipa muito sólida e com opções de qualidade para todos os sectores. Juntado isso à crise económica que os nossos clubes vivem, a melhor opção será não comprar ninguém e especialmente concentrar esforços para não vender nenhum jogador influente o que comprometeria sériamente a restante época. Esse assunto (transferências) deve ser remetido para o final da época e, por agora, dar oportunidade aos júniores de enorme talento que temos ou que estão emprestados. Já o Benfica creio que precisaria de definir de vez o seu guarda-redes – Quim parece o ideal, e vender ou emprestar pelo menos outro. A defesa parece estar a consolidar-se no centro mas as laterais são o seu ponto fraco, Maxi Pereira nem sempre está ao nível e David Luiz é um excelente central que não deveria ser adaptado a defesa esquerdo. Com a recente rescisão do Léo, o Benfica deve comprar ou garantir o empréstimo com opção de compra de algum jogador superior ao Jorge Ribeiro. No meio campo tudo seria melhor sem as ausências de Reyes e Aimar que, juntamente ao ataque com Suazo ou Cardozo, dão ao Benfica um plantel de luxo nesse sector, se bem que um ala explosivo seria importante... o fantasma de Simão ainda paira na Luz! Jogadores como Bynia, Yebda, Makukula, Mantorras e até Nuno Gomes não são suficientemente fortes para as aspirações do Benfica.

Pedro – Estou convencido que não será necessária a alternativa ao Maxi Pereira que pensei ser essencial. Fisicamente tem estado em excelente nível, o Benfica já foi afastado de duas competições e o M.Vítor cumpre. De resto, Mantorras, Makukula e Bynia devem sair do plantel com o último a dever ser substituído (por um júnior eventualmente). Em relação ao Sporting poderá ter um problema à esqueda, o M.Veloso já demonstrou o descontentamento com a posição de lateral, Grimi tem produzido pouco e Ronny não me parece jogador para o Sporting, não achas?

Jorge – Acredito que esse problema à esquerda possa ser ultrapassado. Grimi está em baixo de forma e necessita de a recuperar. Acredito que, até então, Ronny pode perfeitamente ser titular na posição de defesa esquerdo ou mesmo um júnior como Tiago Pinto por exemplo. Em relação ao Miguel Veloso, um jogador que outrora admirei imenso, a sua atitude individualista (a par de Yannick Djaló e antes Nani) não deve ser tolerada. Felizmente temos alternativas muito boas com Rochemback muito seguro e Adrien Silva, a confirmar cada vez mais as expectativas de quem o considerava uma futura estrela, a ser uma óptima solução para trinco.

4. Consideram justa a nomeação de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo de 2008?
Jorge – Depois de um 2007 já por si bombástico, onde aquele 3º lugar pareceu injusto, especialmente por ter ficado atrás de Messi, o nosso Ronaldo faz um ano 2008 que deixa qualquer um rendido à sua magia – é de facto o melhor jogador do planeta e um dos melhores de sempre na minha opinião. A seguinte lista dos prémios e títulos que conquistou em 2008 deixam-me sem palavras: Prémios Individuais: Melhor jogador da Liga inglesa, Equipa do ano da Premier League, Melhor marcador da Liga inglesa, Melhor jogador da Liga dos Campeões, Melhor avançado da Liga dos Campeões, Bota de Ouro, Onze ideal FIFPro, Jogador do ano FIFPro e Bola de Ouro Jogador do ano para a revista World Soccer; Títulos colectivos; Premier League, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes... alguma dúvida ainda?

Pedro – C.Ronaldo é fantástico. O jogador mais completo da actualidade, tenho a certeza que vai repetir este prémio. Portugal na mesma década tem dois jogadores no topo, isto mostra o potencial futebolístico que temos.

Jorge – Nem mais, esperemos que consiga fazer como Ronaldinho, Zidane e Ronaldo repetindo a proeza... tem capacidades para isso sem dúvida. É prestigiante para Portugal e para o seu clube de formação – Sporting. Que seja um exemplo e incentivo para todos os clubes portugueses, especialmente os grandes, para apostar sériamente na formação. Quero também deixar a minha admiração pelo 2º e 3º classificados, Leandro Messi e Fernando Torres respectivamente, que para o ano competirão com Cristiano Ronaldo para a conquista deste prémio, não concordas?

Pedro – Penso que Ibrahimovic e Messi serão dois grandes adversários para o próximo ano. Uma palavra também para Marta, jogadora dessa grande equipa Umeå IK, eleita pela terceira vez consecutiva melhor jogadora do Mundo - http://www.youtube.com/watch?v=lXGNR9PKFTw .

1 comentários:

Tiago Mendonça 16 de janeiro de 2009 às 20:32  

Mais um golaço da Revolução Laranja Choque :)

Que grande trabalho, Jorge e Pedro.

Quanto às quatro questões, muito sucintamente:

É um justo lider, pelas razões que o Pedro disse. Quanto aos arbitros, julgo que fomos prejudicados em inumeros jogos, que acabámos por ganhar, mas em termos objectivos foram-nos retirados 2 pontos com o Nacional e dados 2 com o Braga. Ela por ela.

O Porto é bom que nem fale dessa realidade. Por isso nem comento.

O Sporting, em blogues que acompanham jogo a jogo, e têm os dados todos, tem sido o mais beneficiado. Não digo nada, porque só vejo os jogos do Benfas.

Acho que poderá afectar Paulo Bento. Porque a sua continuidade é duvidosa. Vamos ver se ele não contamina o grupo.

Não. Benfica e Sporting não precisam de grandes reforços. No Benfica, Maxi tem sido o melhor jogador nas ultimas semanas.

Foi o melhor de 2008, sem margem para dúvida. Foi fantástico. Mas em 2009 não será. Tenho 99% de certezas. Mas tem tempo para tentar repetir a proeza.