E um comentário meu, nesse mesmo blog

>> terça-feira, 18 de novembro de 2008

JRV,

Tento fazer mais. Posso lhe indicar três grandes temas em que o Bruno Ventura pegou enquantro Presidente da Distrital de Lisboa: Integração, Natalidade e Recibos Verdes.

Mas digo-lhe, 3 prioridades politicas minhas.

Educação - O investimento na formação dos nossos jovens, incrementando o capital humano do nosso país, como principal forma de maximizar a produtividade e dessa forma possibilitar o crescimento económico. É o capital humano que afere a capacidade para potenciar os restantes factores de crescimento económico. Mais Educação, significa maior diversidade. Mais Rigor no Básico e no Secundário. Maior credibilização dos cursos profissionais e artisticos. Não precisamos só de Advogados e Médicos. Também de pedreiros e electricistas.

Economia/Sistema Fiscal - Defendo a aplicação de um modelo similar ao da Flat Tax. Taxa proporcional e não progressiva mas com um imposto negativo, que permite ter o melhor das taxas progressivas, tributando mais aos que mais recebem e menos aos que menos recebem, mas não sendo castradora da eficiência e da luta pela riqueza. A ideia é, por exemplo, termos uma taxa de 10% sobre o rendimento. Quem recebe 10.000 desconta 1000, quem recebe 1.000 desconta 100. Mas depois a todos é atribuido um crédito de imposto de 500, por exemplo. Na prática, quem recebe 10.000 desconta 500 - 5% de taxa, quem recebe 1000, recebe do estado 400 tendo um imposto negativo. Terceiro Requisito: Fim das deduções e da complexidade do sistema fiscal. Há um ou dois anos, uma peça jornalistica exibia que os Advogados descontavam menos que as amas. Enfim!

3-Desertificação e o reverso da medalha - A desertificação no interior e o "excesso" de pessoas no litoral é um problema para o país. O País encontra-se desorganizado e desiquilibrado. Os problemas ao nivel da mobilidade, por exemplo, em Lisboa são mais que muitos. Também o Urbanismo ou a falta dele é bem patente nas grandes cidades, que crescem de forma selvática. Por um lado é preciso criar condições nas grandes cidades para atenuar, no curto prazo, esse efeito. Em Lisboa, defendo a não circulação de automóveis em partes significativas da cidade mas com a criação de uma rede de transportes e parques de estacionamento eficiente. Rigor nos PDM. Por outro lado, no médio e longo prazo, a criação de condições estruturais na área da saúde, educação, cultura, habitação e emprego no interior do país. É urgente criar condições para que as pessoas não abandonem as suas terras, em massa, rumo às grandes cidades e, se possível, que quem já fez esse percurso faça o inverso. Temos de ter um páís equilibrado a nivel territorial e ao nivel da distribuição de riqueza. A ideia de descentralizar serviços pode ser um bom começo.

Apenas algumas ideias entre outras mais. Tenho, por exemplo, uma grande paixão pela cultura onde acho que o Estado deveria investir bem mais. Acho que as questões ambientais assumem uma cada vez maior importância. Entre outros temas.

Obrigado pelo desafio.

0 comentários: