Casa Pia

>> quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Não me quero pronunciar muitas mais vezes sobre o caso aqui neste espaço. É o momento de aguardarmos, serenamente, pela decisão do Tribunal. É sem duvida o processo mais mediático e mais complexo da história do Direito Português.

Por tudo.

Tive a oportunidade de ler o Livro do Arguido Carlos Cruz. Foi importante para ler a outra versão dos factos e confrontar com tudo a comunicação social vem dizendo. Há anos.

Não quero fazer nenhum juizo de valor nem me pronunciar sobre a legitimidade e a moldura penal dos crimes em causa. Acho que é pessimo percipitações.

Vi que o Ministério Publico dá como provados 2 crimes cometidos por Carlos Cruz. E todos os outros? Tem que ser visto com calma.

No livro dele, li que ele tinha documentos que provavam não estar onde afirmavam que ele estava, excepto em dois sábados. Seria uma grande supresa para mim ele ser condenado por 2 crimes. Esses dois crimes. Se uma pessoa é acusada de 80 crimes e consegue provar que em 78 não esteve lá, não é porque não o consegue fazer em 2, que deve ser condenado. Parece-me evidente.

Eu acho todo este processo complicado. Acho que obviamente não se deve absolver os arguidos só porcausa da sua exposição (que aliás só foi ganha com o processo, à excepção do apresentador). Mas também não se deve condenar só para calar algumas e alguns que dizem que os famosos se "safam" sempre. Nem para ilibar o Estado de severas indemnizações.

É fundamental que a Justiça funcione neste processo. Mas funcione mesmo. E funcionar mesmo não tem que ser condenar. Só devemos condenar, se tivermos motivos para o fazer. Para aferir isso, não disponho de informação e conhecimento suficiente. Espero mesmo que se faça justiça. Mesmo.

O acompanhamento pelo Público.

0 comentários: