Notas Breves

>> sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fim de umas breves férias no Nordeste Brasileiro. Fantástica experiência, não só pelos dias de calor intenso, pelos mergulhos numa água a 30 graus ou pelas águas de coco na piscina, não apenas pelos passeios de Buggy, pela grande experiência do mergulho ou pelas vistas esplendorosas, mas também pelo contacto como um povo alegre, acolhedor, muitíssimo religioso e para quem o Futebol e o Samba vale muito. Foram dias fantásticos, após muitos meses sem um único dia livre. Agora, é tempo de regressar ao trabalho, com energia a 200% e com necessidade de trabalhar também a 200%, de forma a resolver vários assuntos pendentes, nomeadamente na Faculdade e na Jota.

Ainda ontem estive em mais uma Assembleia Municipal no Concelho de Loures, onde, entre vários pontos, se discutiu uma proposta da Câmara Municipal para a contracção de um empréstimo para financiamento de vários projectos e se aprovaram muitas outras propostas, numa reunião que terminou já depois da meia noite. Hoje, amanhã e Domingo, Congresso Nacional do PSD. Depois, semana importante na definição de múltiplos aspectos.

Fui para o Brasil, logo depois das eleições Directas do PSD e das Eleições para a AAFDL, sendo que, estas últimas, tive o privilégio de acompanhar presencialmente até depois das 7 da manhã, numa jornada histórica, memorável e absolutamente emocionante num misto de sensações.

Começando por aqui, o Ivan Duarte é o novo presidente da AAFDL, tendo ganho a Lista C, a Direcção da AAFDL, com 8 votos de vantagem sobre a Lista B. A noite começava com a vitória, mais ou menos esperada, do João Ascenso, anterior presidente da Direcção da AAFDL, eleito agora como Presidente da RGA. Mas, minutos mais tarde, cabia à Lista C festejar a vitória no Conselho Geral, lançando-se aqui a incerteza sobre qual seria o resultado na direcção. A vitória, no Conselho Fiscal, por parte da Lista B, com uma margem de pouquíssimas dezenas de votos, foi mais um motivo de contentamento para a Lista B, numa noite louca de emoções. Na Direcção, a Lista C logo tomou a dianteira na contagem dos votos, mas numa parte final emocionante, a Lista B, nos últimos dois conjuntos passa para a dianteira e parecia ter a eleição assegurada quando, na contagem dos últimos 10 ou 15 votos, quase todos eram C’s e os festejos fizeram-se sentir. A Lista C ganhava, contra o que muita gente esperava, e o Ivan é o novo presidente da Direcção. Um combate renhidíssimo, como não há memória, entre duas listas, que repartem na mesma proporção o protagonismo nos 4 orgãos em eleição. A própria Lista X, terceira classificada, nunca ficou muito longe, não deixando que o fosso entre a sua lista e as demais fosse muito além da centena de votos. Uma noite histórica e absolutamente inspiradora. Imprópria para cardíacos. Agora é esperar pelo trabalho de quem ganhou.

No PSD, Pedro Passos Coelho goleou. Com mais de 60% dos votos tornou-se, o novo Presidente do Partido Social Democrata, dando mostras, nestes primeiros dias do seu mandato, de uma particular sensibilidade e argúcia para resolver os problemas do partido, nomeadamente, o problema da unidade do partido. Muito bem, convidou Aguiar Branco para presidir à revisão do programa do partido e Rangel para encabeçar a lista ao Conselho Nacional, dando provas de uma vontade de unir o partido, muito significativas. O Congresso que hoje começa servirá para ficarmos a conhecer o elenco escolhido por Passos Coelho, para liderar os destinos do partido nos próximos anos, sabendo-se já, que Relvas voltará a ser Secretário-Geral, escolha que a mim me deixa satisfeito. Mas servirá ainda, para Pedro Passos Coelho passar uma mensagem para fora, para o país, onde se apresente, definitivamente, como uma alternativa sólida e credível a José Sócrates. O PSD ganhou uma nova alma, e trilha agora um caminho para voltar a ter o poder Legislativo em Portugal.

Chamo a atenção, para a Festa do Grupo Ganhar uma Geração, no segundo dia do Congresso, dia 10 de Abril, em Oeiras. Convido todos a aparecerem. Para mais informações, basta consultarem o www.ganharumageracao.org/blog .

Nota desportiva, para afirmar a minha profunda repugnância para o que se passou em Braga, entre Braga e Vitória. Artur Soares Dias, não faz uma de jeito. E sempre em beneficio dos mesmos e prejudicando os mesmos. É inaceitável. Excelente a resposta do Benfica, frente à Naval, mostrando estofo de campeão, que deverá ser confirmado no próximo jogo contra o Sporting. Quanto a mim, se o Benfica ganhar ao Sporting o campeonato não lhe escapará. Se empatar, mantêm boas hipóteses. Se perder, faltando-lhe ainda uma deslocação ao Dragão, e depois do que vi no Braga-Guimarães, o Braga poderá ser levado até ao título. Veremos. Quanto à noite europeia, o Benfica cometeu vários erros, nomeadamente no próprio alinhamento da equipa. Mas não faria nenhum sentido criticar um treinador que colocou o Benfica a jogar como não se via há décadas. Foi objectivamente um erro trocar a dupla de centrais, continuo a achar que Quim dá outro tipo de garantias, mas percebo a lógica de rotatividade, Maxi que não pode defrontar o SCP poderia ter sido titular colocando Amorim no meio campo, dado o desgaste incrível de Ramires e não se deveria ter prescindido de jogar com dois pontas de lança de raiz. Mas se tivéssemos passado, se aquele livre de Cardozo tivesse entrado, estaríamos a congratular Jorge Jesus. Pelo que cumpre apenas dizer, que foi pena, que o sonho europeu termina de forma amarga, mas que temos um Campeonato para ganhar, contra tudo e contra todos. E que o jogo do Sporting é sem duvida bem mais importante, do que era este jogo do Liverpool. E para o ano, na Champions, que seja possível reeditar a boa caminhada europeia deste ano.

0 comentários: