Análise da Jornada

>> domingo, 7 de março de 2010

O Porto, foi o primeiro dos grandes a entrar em campo. Uma exibição deplorável, a que nos vamos habituando. A perder 2-0, durante mais de uma hora, contra uma equipa que luta para não descer. Conseguiu o empate a duas bolas, a 10 segundos do fim, mas, embora matematicamente ainda possa ser campeão, dispondo do calendário mais acessível das três equipas com hipóteses de vencer a prova, dificilmente chegará ao penta-campeonato. Terá uma semana decisiva, com a deslocação a Londres e a final da Taça da Liga ante o grande rival Benfica.

O Braga, também perdeu pontos, ao empatar no terreno do aflito Setúbal. O Braga tem vindo a cair, ganhando tangencialmente e com um golo irregular ante o Marítimo, tendo enormes dificuldades com o Olhanense, tendo sido goleado com o Porto. Vai jogar, todas as suas aspirações, dia 28, na deslocação à Luz para o jogo do título. Se ganhar, e tendo em conta o calendário que se segue, tem todas as hipóteses de ser Campeão. Em caso de empate, continua tudo em aberto, mas julgo que a taça já não fugirá ao Benfica. Em caso de Derrota, Benfica quase que garante campeonato.

O Sporting, volta a golear, desta feita, em casa do Belenenses, por quatro bolas a zero, num jogo extraordinário do Levezinho, que apontou os quatro golos da equipa, numa exibição para mais tarde recordar. O Sporting está em fase ascendente, e poderá disputar a eliminatória da Liga Europa com o Atlético Madrid de Quique Flores. Em principio, assegurará o objectivo da época, que é o 4ºlugar e poderá ainda assustar os Dragões.

O Benfica, defrontou uma excelente equipa, que ainda não tinha perdido na Segunda Volta, e que, contrariamente ao que a maioria das equipas mais pequenas fazem, não jogou com dois autocarros. Jogou bem, com garra e discutiu o jogo. No entanto, os Encarnados fizeram um jogo fantástico, com um arranque fortíssimo na primeira e na segunda parte, que triturou os jogadores do Paços. Di Maria comprovou o excelente momento de forma, Cardozo voltou a descolar de Falcão, Amorim e Martins dizem “Presente!” a Carlos Queiroz, Saviola é fenomenal, e o menino Airton mostra porque foi campeão Brasileiro. Chamo a atenção, que o Benfica terá ainda que jogar com Braga, Porto e Sporting, tendo ainda que se deslocar ao sempre difícil Estádio da Choupana. Para além disso, joga uma eliminatória muitíssimo exigente contra uma das equipas candidatas à vitória final na Liga Europa, o Marselha, bem como a exigente final da Taça da Liga ante o eterno rival Futebol Clube do Porto.

A ver vamos.

1 comentários:

Jorge Batista 7 de março de 2010 às 23:51  

Boa análise, gostei... sem nada a acrescentar desta vez :)

Espero outra análise na 5ª feira relativa aos jogos europeus... que sejam favoráveis aos 3 portugueses.

Um abraço