Puto Mimado!

>> quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tenho enorme dificuldade em falar do assunto do momento: A Lei das Finanças Regionais e a pretensa crise política.

José Sócrates, não queria ganhar estas eleições. Queria ter perdido pela margem mínima, criar instabilidade, e daqui por dois anos regressar como o salvador da pátria. Ganhando, quer sair do Governo o mais rapidamente possível, fazendo tudo por tudo, desde que tomou posse, para se vitimizar, dramatizar e arranjar todos os pretextos e mais alguns para se demitir ou obrigar o Presidente a dissolver a Assembleia, numa estratégia de vitimização sem precedentes, absolutamente manipuladora da opinião pública, numa tentativa tosca, de ser visto pelos portugueses como o homem injustiçado e a quem estes devem, a correr e a saltar, ir votar, em massa, para garantir uma maioria absoluta estável. Está a tentar, reeditar o que se passou com Cavaco Silva em 1987. Mas assim não conseguirá.

Correu-lhe mal o orçamento. Esperava que a oposição não o aprovasse. Ficou azul, quando o CDS e o PSD, responsavelmente, acederam a absterem-se na votação do orçamento do estado, dando condições de estabilidade ao executivo. O pânico foi enorme. Rapidamente se tinha de arranjar um outro pretexto. Mas que é só isso, um pretexto. A oposição toda junta, apresentou uma proposta equilibrada e consensual, que corta (e bem!) nas verbas transferidas para as Regiões Autónomas. A verba a ser transferida é de 50 milhões de Euros, o correspondente a 0,03% do PIB. Ou seja, é a mesma coisa que numa mesada de 100 euros, ser retirado a esse valor 3 cêntimos. Num ordenado de 1000 euros, ser retirado 30 cêntimos. Num ordenado de um jogador de futebol de 100.000 euros, ser retirado 30 euros. É isso que está em causa. Mais, acreditar que isto é um péssimo sinal para o exterior, que os investidores iam estar muito atentos a isto, é, desculpem a expressão, parvo. Ninguém estava atento a isso. Agora, claro que sim, com o forrobodó que se criou á volta disto. Mas, sinceramente, o actor cómico, Teixeira dos Santos, vem afirmar que é um péssimo sinal para fora, a transferência de uma verba que equivale a 0,03% do PIB. E afirmar-se que um Governo se pode demitir, que sinal dá aos investidores? As ameaças constantes do principal ministro do executivo, que sinal dá?

Sócrates é um jogador. Mas está a jogar pessimamente. Eleições agora, era derrota certa para o PS. Porque a oposição mostrou responsabilidade ao viabilizar o orçamento. Porque mostrou responsabilidade ao se unir e apresentar esta proposta. Porque está constantemente a dizer que aceita ver uma proposta do Governo. O Governo nada propõe: Zero, Zerinho, Zerucho. Nada interessa a Sócrates, apenas cair o mais rapidamente possível, na sua estratégia, essa sim louca, de voltar a ter maioria absoluta, porque não sabe, governar sem a mesma.

É gravíssimo o que se está a passar. José Sócrates parece um miúdo que faz birra porque não quer comer a sopa, e a mãe não lhe dá a sobremesa. Está se a chegar ao grau zero da responsabilidade, do sentido de estado. Parece que nada importa.

Última nota: Cavaco já ganhou as eleições presidenciais. E já todos perceberam porquê e como. Durante muito tempo, muitas pessoas foram questionando se Sócrates preferiria ter como Presidente da República, Alegre ou Cavaco. Está feita a escolha. Cabe a Cavaco recusar o presente. Quanto a mim envenenado. Nada de Vetos.

Sobre Mário Crespo, nem vou comentar. Enfim, desculpem o tom mais indignado do post, mas sinceramente, estou farto desta palhaçada, desta brincadeira de miúdos crescidos. Estou como Alberto João Jardim: Bom Carnaval para todos!

1 comentários:

obelix 5 de fevereiro de 2010 às 11:54  

Nem isso...A única coisa que está em causa nem sequer é uma transferência do OE, é apenas uma autorização de um limite de endividamento...
DiogoAC