Jogo fácil. Nada de Ilusões.

>> terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Disputou-se hoje a meia-final da Taça da Liga, entre Benfica e Sporting. Esperava que o Sporting hoje ganhasse. Por um lado, era o jogo da época, já que com Campeonato Perdido e eliminação da Taça de Portugal após goleada com o Porto, o objectivo da Taça da Liga era o único concretizável, pelo menos numa base de hipóteses alargada, já que a Taça Europa, apesar de não ser impossível, afigura-se como complicada para qualquer equipa participante.

O Benfica jogou com uma segunda equipa. Sem Quim, Maxi, Coentrão, Aimar, Saviola e Cardozo, fez alinhar, por exemplo, uma frente ofensiva com dois jogadores que nunca tinham jogados juntos e, salvo erro, nunca tinham sido titulares, os inexperientes Kardec e Éder Luís, que aliás, fizeram um jogo horrível. O Benfica não jogou muito bem, fez apenas um jogo razoável. Com Cardozo, Saviola e Aimar, melhorou de rendimento, e todos percebemos que com este tridente de início, o resultado, com alguma facilidade, poderia ter sido de 7 ou 8 golos. Um jogo muito tranquilo, passivo, e em alguns momentos até, mal jogado pelos encarnados. Foi suficiente para golear o Sporting na sua própria casa.

Este resultado, é importante para o Benfica, após o empate ante a Empresa de Autocarros Setubalense, e as vitórias, convincentes, do Porto, que goleou a Naval por 3-0, e do Braga, que de forma fantástica, jogando com 10 desde os quinze minutos, conseguiu, no Restelo, ganhar 1-3 ao Belenenses, mostrando, efectivamente, um estofo de grande, que começa a preocupar. Permite também ao Benfica, disputar uma Final e poder ganhar uma competição. Com a Académica não será fácil, com o Porto, evidentemente, que também não. Julgo que nessa Final, estando em causa, ganhar uma competição, o Benfica deve apostar numa primeira linha de jogadores, ao invés de actuar quase como uma equipa B, como hoje aconteceu.

Em relação ao jogo, César Peixoto foi quanto a mim o melhor em Campo. Esteve tacticamente perfeito, muitíssimo bem a atacar, melhor a defender. Ramires é um máquina, faz quilómetros durante o jogo. Já do lado dos Leões, Liedson fez um jogo excepcional, gostei de Pongolle.

João Pereira mostrou ter pouco cérebro. Não é, evidentemente, jogador para um grande. É um jogador que, como é sabido, odeia o Sporting, é provavelmente o jogador mais indisciplinado do futebol português, e, tecnicamente, é apenas mediano. Depois do que fez hoje, uma entrada completamente estapafúrdia, que deitou tudo a perder e agravou, e muito, a crise do Sporting, o único caminho é a porta da rua. Mas quem gastou mais de 3 milhões por ele também. O Sporting, mais uma vez, tem um síndrome de pequenez. O que tinha que fazer, era dar a época como perdida, e investir os 10 milhões que gastou em Mendes e Pereiras, em jogadores de futuro, com um retorno financeiro grande e que pudessem melhorar o futebol leonino a médio prazo. Dar mais por Pongolle do que o Benfica deu por Saviola, dar metade do que o Benfica ofereceu por Javi Garcia por João Pereira, é apenas incompetência. Bettencourt, é o coveiro do Sporting. Como escrevi há uns meses, as pessoas iriam dar valor a Paulo Bento. Durante anos, com uma equipa miserável, ganhou várias Taças, e pelo menos, não permitiu que o Sporting jogasse como joga actualmente: Como uma equipa que luta pela manutenção.

Quanto ao Benfica, é rapidamente pensar no jogo do Belenenses, assegurar os três pontos e jogar melhor que hoje. Não gostei do jogo em Setúbal e não apreciei o jogo de Hoje. É preciso não perder a qualidade e a acutilância, se queremos ser campeões. Estou confiante, mas nada está ganho. Pelo contrário, a concorrência do Braga e do Porto é fortíssima. Não vai ser nada fácil e, como eu já referi aqui, o Porto tem o calendário mais favorável. Para mim é o favorito.

Ultima nota para Olegário. Arbitragem nota 18. Falhou apenas num fora de jogo mal tirado a Pongolle. E a culpa é do fiscal de linha. Entre 8 ou 9 decisões difíceis, em que acertou. Mais, expulsar um jogador, bem expulso diga-se, aos 7 minutos, num derby, na casa da equipa do jogador admoestado revela muita coragem. Subiu alguns pontos na minha consideração.

4 comentários:

Jorge Batista 10 de fevereiro de 2010 às 00:19  

Foi pena a expulsão, tirou a potencial adrenalina que um derby destes poderia ter. Talvez exagerado, talvez corajoso, admito que a decisão foi correcta e que a culpa aqui é do puto Pereira... mas se fosse ao contrário, se aos 7 minutos fosse um jogador do Benfica expulso nas mesmas condições, dúvida que o Olegário tivesse mais de 8 valores ;)

Em condições normais, 11 para 11, o Benfica dava 7 ou 8... certamente! Roças o ridículo aqui desculpa que te diga! O Benfica claro que iria rodar o plantel, por ser mais um jogo de mais uma frente, e o Sporting não, por ser um jogo de tudo ou nada. Claro que se a brincadeira não estivesse a correr bem, o Jesus poria o tridente maravilha (sem ironia, o melhor trio atacante em Portugal) ao intervalo.

Mas pronto, foi um jogo atípico devido à expulsão, mas sem ilusões porque não foi desculpa. Com 10 é possível mais, tal como o Braga e mesmo tal como neste jogo após o 2-1. Mas o Benfica, se tremeu nesses 5 10 minutos, mostrou uma disciplina táctica, uma concentração e uma pressão colectiva admiráveis. O Sporting, com os problemas que tem a nível defensivo mas, sobretudo psicológico e anímico, lutará pelo 4º lugar e pelas meias da Liga Europa, já seria positivo (lutar pela manutenção roça ali outravez o limiar da seriedade, mas percebi a ideia da qualidade de jogo que a minha equipa apresenta... demasiado má!)

Grande abraço e boa sorte para o Algarve... se bem que, pelo que aconteceu no ano passado, não fazia mal perderem com a Académica ;)

Tiago Mendonça 10 de fevereiro de 2010 às 10:17  

Caro Jorge,

Acho apenas que em Portugal as pessoas estão mal habituadas. Acho que as agressões devem ser punidas com cartão vermelho directo. É uma entrada para "matar". Se Ramires tivesse partido uma perna e ficasse lesionado 6 meses, ninguem discutiria a expulsão. Como, por sorte, não se lesionou, já se coloca dúvidas. É uma entrada completamente disparatada. Foi expulso e bem expulso. Ainda no outro elogiei aqui um arbitro que até tinha prejudicado o Benfica...

Quanto aos 7 ou 8, não disse que era 11 para 11. Disse que observando o jogo, objectivamente, se tivesse jogado de inicio Cardozo, Saviola e Aimar, em vez de 4, certamente o Benfica teria marcado mais golos. A exibição de Kardec e Éder Luis foi sofrível. Abaixo de 5 valores.

Agora, o Benfica, para além destes três jogadores, jogou com um médio defensivo a lateral direito, após uma paragem grande, colocou Peixoto à esquerda que não jogava há muito tempo, e retirou Quim, em grande forma. Uma Benfica de segunda linha, em Alvalade, precisando o Sporting desesperadamente de ganhar, julgava eu que o Sporting ia conseguir ganhar.

A situação do Sporting, é complicada. E apenas foi aligeirada, por vitórias, com Trofense ou Mafra. Pegando no jogo com o Mafra, o facto é que o Sporting sofreu três golos em Alvalade, de uma equipa da II Divisão B. E no entanto as pessoas ficaram satisfeitas. O Sporting, apanhando um adversário um pouco mais forte, Porto ou Benfica, é humilhado. Com o Braga, jogou bem, mas de forma ineficaz. Com a Académica, foi vulgarizado em Alvalade.

Espero que sim, que possam discutir as meias finais. Por mim, ficava satisfeitissimo até, que fossem à final, de preferência com o Benfica. Ao contrário do que se possa pensar não fico satisfeito com o definhar desta equipa (e não do clube, entenda-se).

Mas, acho que é justo, depois da asneirada que fizeram com Paulo Bento. Sá Pinto a agredir Liedson, Rui Patricio vaiado pelos próprios adeptos, João Pereira a ter atitudes daquelas, enfim. Para mim o responsável é, claramente, Bettencourt. Veio arruinar o Sporting.

Sobre a final da Taça da Liga, vai ser complicado. E o campeonato está muito longe ainda. Saliento que o Benfica ainda não ganhou nada. Absolutamente nada. E que pode até, não vir a ganhar nada. Não é um cenário impossível, nem sequer improvável. É preciso muita calminha :)

António Lopes da Costa 11 de fevereiro de 2010 às 02:47  

Duplos parabéns, Tiago.
Nota 18 para um árbitro que assinalou fora-de-jogo que, possivelmente, daria o 2-2. Achei curioso.

Um abraço

Tiago Mendonça 12 de fevereiro de 2010 às 10:57  

António,

Um agradecimento para os parabéns.

Quanto ao jogo, atribuí esse erro ao fiscal de linha, Olegário não teve culpa. Naquilo que dependeu, exclusivamente de si, esteve muito bem. Quantos ao fiscal-de-linha, como disse, teve 7 ou 8 decisões de dificil decisão, tendo errado apenas numa, pelo que também teria boa nota.