Directas, por Helena Coelho*

>> quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Não às Directas na JSD

Sou, por natureza, apoiante das directas. Representam a vontade clara da maioria. Num partido democrático, escolher o líder por qualquer outra via seria irracional.
Mas, deverá o modelo organizacional da JSD ser uma cópia exacta do do PSD?!
Por definição, o Partido Social Democrata assenta na noção de que as decisões major devem ser tomadas pela maioria (50% + 1).
Isto faz sentido se pensarmos que as bases, ou seja, o voto anónimo, é livre em consciência. Se o conceito é discutível a nível partidário, a nível de juventude torna-se ridículo.

Num partido com a dimensão do PPD/PSD, temos notícias na comunicação social que tornam a nossa opinião diversa e isenta. A nível de juventude, tal não acontece.
O militante de uma juventude partidária é um militante recente, que não conhece (ou conhece mal) o trabalho dos antecessores e as pessoas visadas no processo eleitoral. Ademais, é um militante inevitavelmente ligado ao seu proponente. As juventudes são terreno fértil para cacique e, a nível local e em secções de dimensão reduzida, ganha o mais popular. A militância tem início, regra geral, através de amigos e por razões que pouco ou nada têm que ver com a política especificamente.

Por outro lado, as eleições nas juventudes partidárias têm um número de participantes incomparavelmente inferior ao do partido. Logisticamente, não seria compensador abrir todas as secções do país em dia de directas para a JSD.
Por isso, se a nível de partido os delegados ao congresso estão longe de representar a sua secção, a nível de Jota os delegados representam claramente as facções empenhadas e envolvidas.

Eu digo NÃO às directas na JSD!

* A Helena Coelho é a actual presidente de secção da JSD/Queluz. Nas últimas eleições autárquicas, realizou um óptimo trabalho no Concelho de Sintra. Mais recentemente, organizou na sua secção, uma excelente iniciativa sobre políticas de Juventude. Fica o agradecimento pela sua colaboração no Laranja Choque.

0 comentários: