PSD/Lisboa

>> quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Realizam-se hoje, entre as 18horas e as 23horas, as eleições para a Distrital do PSD/Lisboa. Por um lado, o candidato Carlos Carreiras, actual presidente da Distrital de Lisboa, por outro lado, o conhecido professor de Direito, Bacelar Gouveia.

Em primeiro lugar, cumpre dizer que, obviamente, nada tenho a apontar a nenhum dos candidatos. O Professor Bacelar Gouveia é um nome consagrado no Direito Português, com uma vasta obra publicada, uma pessoa com uma carreira profissional independente do PSD. Facto apreciável. O Dr. Carlos Carreiras, porque quem tenho estima pessoal, realizou muitas iniciativas enquanto liderou a Secção de Cascais, tem feito um bom trabalho na Câmara Municipal de Cascais e quanto a mim fez um mandato globalmente positivo enquanto Presidente da Distrital de Lisboa do PSD.

Ganhou-se confortavelmente em Cascais e Sintra, o resultado em Lisboa foi melhor do que muitos esperavam, conseguiu-se quase ganhar em Odivelas (mesmo assim conseguiu-se um resultado histórico) melhorou-se um pouquinho em Mafra e em Vila Franca de Xira. No domínio autárquico, acho que as coisas correram bem. Noutro sentido, julgo que existiu e continua a existir, por parte, do Dr. Carlos Carreiras um esforço de renovação e de apresentar novos quadros políticos. Por outro lado, e ponto muito importante, julgo que nos últimos dois anos, se existiu a um esforço por credibilizar o PSD/Lisboa, que não vinha a ser conhecido pelas boas práticas.

Tudo visto, o Dr. Carlos Carreiras continua a merecer o meu voto. Julgo que devemos dar um voto de confiança, ficando na expectativa, no sentido do Dr. Carlos Carreiras alcançar o seu objectivo de aproximar. Julgo que muito pode ser feito, nomeadamente no domínio da formação interna (não obstante já alguns passos muito significativos terem sido dado a este respeito) e pode-se apostar definitivamente na comunicação. Política sem comunicação, no século XXI, é pouquíssimo eficiente, para não dizer inexistente.

Elegem-se também hoje os delegados à AML na secção de Moscavide. Lista Única. É um sinal, tendo em conta o contexto da secção, particularmente positivo, pois demonstra alguma serenidade e que existe hoje um relativo consenso em torno da comissão política eleita há 6 meses atrás. Foi também por isso, por hoje existir um consenso alargado (diferente do que se passou há dois anos, onde existiam duas facções com representatividade idêntica – relembro que a lista da então comissão politica elegeu 10 delegados contra 9 eleitos pela lista apoiada pela comissão política de hoje) e por existir um passado recente de grande cooperação nas Eleições Autárquicas onde se estreitaram laços e se formaram equipas de trabalho nas várias freguesias, que a JSD aceitou integrar a Lista Única concorrente à eleição para os delegados à AML. Assim, como indicações da JSD, em quarto lugar, eu próprio, e em décimo lugar, o Pedro Correia, num contexto de 20 delegados que cabem a esta secção.

Para além destes nomes, mais três pessoas com idade “Jota” estão na lista, mas estas por terem sido as escolhas feitas nas suas freguesias, muito por via do excelente trabalho realizado, nomeadamente nas últimas Autárquicas. Assim, em 5ºlugar a Mariana Manarte, indicação pela Freguesia de Moscavide, em 8ºlugar o Tiago Fonseca, indicação pela Freguesia de Camarate, e em 20ºlugar o Sérgio Perfeito, indicação pela secção de Moscavide.

Tudo visto, resta apelar ao voto, logo à tarde/noite. É muito importante que todos vão votar e expressar a sua opinião. Não podemos deixar que outros decidam por nós. O meu voto, nas duas situações, ficou aqui expresso.

3 comentários:

Anónimo 3 de dezembro de 2009 às 16:34  

Obrigado Rui pelo apreciação. Um abraço: Carlos Carreiras

Anónimo 3 de dezembro de 2009 às 16:35  

Peço desculpa, estava ao telefone a falar com Rui (é da idade....). OBRIGADO Tiago. Carlos Carreiras

Tiago Mendonça 3 de dezembro de 2009 às 16:46  

Os elogios e o voto são absolutamente merecidos :)

O bom trabalho desempenhado e o esforço merece sempre ser valorizado.

Um abraço.