Futebol

>> terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Com o ano (civil) a acabar, jogado que está, praticamente metade do campeonato nacional, cumpre fazer uma breve análise ao que se tem passado na nossa Liga.

Em primeiro lugar, este ano, parece que vai existir uma luta a dois pelo título de campeão nacional, entre Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, realidade que se torna ainda mais interessante, em vésperas do clássico Benfica – Porto do próximo dia 20 de Dezembro.

O Benfica tem apresentado o melhor futebol da Liga, um futebol goleador que tem dizimado as defesas adversárias em Portugal e no Estrangeiro. Uma excelente trajectória na Liga Europa, que não beliscou a boa carreira conseguida no campeonato Nacional. Chega ao Clássico, com mais um ponto que o Futebol Clube do Porto, e com uma equipa totalmente desfalcada, por lesões e suspensões. Vem de uma série de quatro jogos, onde se impôs ante o BATE da Bielorrússia, de uma vitória contundente ante a Académica, e de empates, em Alvalade e com o Olhanense. O Porto aparece como uma equipa em ascendente de forma, à semelhança do que aconteceu noutros anos, após um Novembro menos positivo. Perante as especificidades do jogo, com tantas baixas, considero que um empate caseiro a zeros, seria um bom resultado para o Benfica, que não só se manteria à frente do Futebol Clube do Porto como tinha boas perspectivas, marcando no Dragão na segunda volta, de ganhar vantagem no confronto directo com o Futebol Clube do Porto. Se Porto ganhar, as coisas ficam complicadas para o Benfica, mas não perdidas. Pelo contrário, se o Benfica ganhar, as suas hipóteses de ser campeão, aumentam exponencialmente, ficando com 4 pontos de vantagem sobre o Futebol Clube do Porto e ainda uma supremacia no Confronto Directo.

Fora desta luta, está quanto a mim o Braga, que iniciou um processo de perca de pontos em quase todos os desafios. Fez um excelente início de época, com vários empurrões, mas julgo ainda não ter estofo para assumir uma séria candidatura ao título. Não obstante, julgo que é um forte candidato, a ficar em terceiro lugar da prova e a completar o pódio.

Uma palavra para os mais pequenos. O Rio Ave vai sendo a sensação da prova, praticando um futebol agradável e ocupando uma posição muito confortável. O Nacional confirmou as boas indicações do ano passado, e ocupa agora um quarto lugar. Marítimo tem sido uma boa surpresa, após um arranque desastroso com Carvalhal, o seu técnico Mitchell vem exibindo qualidade para se afirmar no nosso futebol. Depois palavra para a Naval que com Inácio se tem tornado um caso sério. O Guimarães a crescer. A Académica, com Villas Boas em ascensão muito significativa.

Do lado das decepções, o Sporting, em sétimo lugar, com apenas mais 5 pontos que a Académica que ocupa o 12ºlugar. Um arranque desastroso do Sporting, fruto de incapacidades há muito identificadas e apenas minimizadas graças ao excelente trabalho de Paulo Bento nas épocas anteriores. Paulo Bento, fez Omeletas sem ovos. A contratação de Carvalhal, por incapacidade de ir buscar o treinador do último classificado da liga, na altura, treinador desempregado despedido após um arranque desastroso com o Marítimo, prova bem o estado em que se encontra o reino leonino. Carvalhal insiste num 4-3-3, que na realidade é um 4-5-1, quando o Sporting não tem alas. Angulo, rescindiu. Caicedo pode seguir-lhe as pisadas. Matias, não é jogador para já. O Sporting, podendo investir algum dinheiro em Janeiro, está a apostar no mercado africano, indo buscar desconhecidos ao campeonato moçambicano, numa estratégia que não lembra a qualquer clube da primeira Liga. Carvalhal, ganhou um jogo para o campeonato, perdeu um e empatou dois, senão me falha a memória. Carvalhal não está, seguramente, no top 30 dos melhores treinadores portugueses. É gravíssimo o que Bettencourt tem feito ao Sporting. Acredito, que o Sporting possa ainda subir um pouco na tabela, mas corre sérios riscos de ficar fora das Competições Europeias – devendo, quanto a mim, apostar tudo por tudo na Taça de Portugal, não só na perspectiva de ganhar uma competição (tarefa facilitada após a Saída do Benfica e não sendo esta competição uma prioridade para o Porto) mas também para garantir um lugar na Europa.

Quanto a arbitragens, não vejo todos os jogos. Existe uma contagem feita pelo Luís Fialho, que apenas tem em conta os erros objectivos (por exemplo, desconsidera o grave que é nomear-se Pedro Henriques para o jogo do Porto antes do clássico – um arbitro que mostra pouquíssimos cartões, versus, Artur Soares Dias para o Benfica, um arbitro que apita por tudo e por nada, mostra vários cartões e já tinha prejudicado gravemente o Benfica na primeira jornada), mas como se baseia numa análise dos vários jogos e é objectivo na análise que faz, sirvo-me da mesma. Nessa classificação real: O Benfica teria 33 pontos (prejudicado em três pontos). Em segundo, iria o Porto com 27 pontos (beneficiado em dois pontos). Note-se, que se assim fosse, o campeonato estava praticamente entregue. Depois, Braga, teria 25 pontos e não os actuais 30 (beneficiado em cinco pontos). Por último, o Sporting, somaria 20 pontos e não os actuais 18, ou seja, para este Blogger, o Sporting foi prejudicado em dois pontos. Tudo visto: Benfica e Sporting prejudicados, respectivamente, em três e dois pontos. Porto, beneficiado em três pontos, Braga em cinco. Tudo “normal”, portanto.

Quanto a classificações eu diria:

Equipa Sensação – Rio Ave/Marítimo
Equipa Decepção – Sporting
Equipa que Pratica Melhor Futebol – Benfica

Jogador Revelação – Javi Garcia
Jogador Decepção – Matias Fernandez

Melhor Treinador – 1º - Jorge Jesus, 2º Augusto Inácio, 3º Mitchell
Pior Treinador – 1º Carlos Carvalhal, 2º Rogério Gonçalves, 3º João Carlos Pereira

Uma última palavra para a selecção nacional que com grande dificuldade se conseguiu apurar para o Mundial 2010, na África do Sul, onde terá pela frente um grupo dificílimo.

2 comentários:

Jorge Batista 16 de dezembro de 2009 às 18:45  

Lol não é que não concorde com os elogios e nomeações da tua equipa, mas deixa-me lá defender a minha... alguma vez o Matias é o jogador decepção? Até podias ter aí posto o Caicedo que achava justo...

E o Carvalhal, com 2 semanas de Sporting, já é o pior treinador da época? Coitado do homem... e nem sequer gosto muito dele!

Sporting equipa decepção... sem dúvida, para a qualidade dos seus jogadores, devia estar bem acima na tabela, mas enfim... nem sempre há explicação.

Grande abraço.

Tiago Mendonça 16 de dezembro de 2009 às 19:31  

Caro Jorge,

Considerei o Matias porque as expectativas que tinha sobre esse jogador eram muitas. Esperava que fosse craque. Daí a desilusão. Caicedo, nunca esperei grande coisa...

Carvalhal, considerei o pior até ao momento, não só pelo que fez no Sporting, mas, essencialmente, pelo arranque desastroso com o Marítimo. Péssimo. E isso foi colocado ainda mais a nu, pela excelente campanha que os insulares têm vindo a fazer desde a sua saída.

Abraço :)