Filme do Ano - Avatar, de James Cameron

>> quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



O mais caro de sempre. Peculiar, na sua versão a 3D. Mesmo quem não gosta de ficção científica não perde. A justa distinção.

4 comentários:

Tiago A. G. Fonseca 31 de dezembro de 2009 às 17:04  

Mais uma prova que os melhores filmes de cada ano só aparecem no seu final.

Colocaria neste título também o "Sacanas sem Lei" do Tarantino. Categorias de filme diferente, público alvo diferente, mas dois grandes filmes.

NOTA: Será o grande embate dos Óscares? :D

Já o é nos Globos de Ouro!

Tiago Mendonça 31 de dezembro de 2009 às 18:00  

Ainda não vi nenhum. Mas tenho mais curiosidade relativamente ao de Tarantino. O Avatar é, definitivamente, o tipo de filme que não me chama. Mas, pelo que representa e pelo impacto que está a ter, merece o destaque. Cheira-me que o Óscar, no entanto, não irá para o Avatar. Pelo menos não a categoria de melhor filme, embora ache que Cameron vai ser distinguido como melhor realizador. Veremos.

Tiago A. G. Fonseca 31 de dezembro de 2009 às 18:20  

Pelo menos traçou o caminho nesse sentido, de se tornar o melhor realizador.

No entanto, é difícil sendo o melhor realizador, não ter o melhor filme.

Jorge Batista 2 de janeiro de 2010 às 04:49  

Olá aos dois,

Como em qualquer categoria, escolher o filme do ano não é fácil. Saíram muitos filmes, de géneros diferentes, que tive oportunidade e que não me consigo decidir sobre "o melhor".

Mas continuando a vossa opinião, o Sacanas sem Lei e' provavelmente o grande filme do ano... tive a oportunidade de o ir ver, de o recomendar, e a opinião de todos é unânime: espectacular. Meu favorito para os Óscares... Tarantino sempre!

Já o Avatar de James Cameron (que idealizou este filme ao longo de 15 anos...), que também já vi, é um filme que vale a pena. Recomendo, quer gostem de ficção ou não... é uma experiência muito boa: sáo 2 horas e 45 minutos de efeitos, imagens, paisagens, natureza simplesmente deliciosos. O 3D e o Digital fazem maravilhas... Mas lá está, não é o filme do ano (tirando a parte de ter sido o mais caro), é simplesmente um grande filme de ficção e com grandes inovações a níveis visuais. Sinceramente, pensei que fosse um apenas capricho de Hollywood para realizar o filme mais caro de sempre, mas admito que até valeu a pena e, quem sabe, criou um precedente a nível de efeitos que poderão revolucionar o cinema do futuro.

Os filmes em 3D, sobretudo com imagem Digital, criam um ambiente muito mais envolvente e emocionante. Não só resolvem (parte) da questão da pirataria, mas transportam-nos para dentro do filme e nos faz esquecer dos problemas do dia a dia :)

Um abraço, bom 2010!