Notas Várias

>> quinta-feira, 5 de novembro de 2009

• Num espaço de 10 a 12 dias, falta a água no meu prédio 7 vezes. Alguns dias, com corte na água entre as 7h30 da manhã e as 23horas. Serviços Municipalizados não emitem qualquer nota sobre o assunto. Trata-se de alguma obra, que por provocar, evidente, mau estar entre as pessoas foi remetida para depois das eleições? O que se passa? É impensável e insustentável esta situação, para além dos perigos que existem, nomeadamente porque se podem danificar muitos equipamentos.

• PSD. Finalmente as coisas parecem serenar. Acabou o reboliço de nomes com os esclarecimentos do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Tempo para nos debruçarmos sobre o Programa de Governo e o Orçamento do Estado. Sobre o primeiro, sendo uma cópia do Programa Eleitoral do PS, entendo que o PSD não pode votar a favor, porque tem divergências de pensamento profundo, mas que também não deveria votar contra tendo em conta a ratificação popular do mesmo. Quanto ao Orçamento do Estado, só depois da apresentação do documento se podem tomar, evidentemente, posições (para opinião semelhante, vide, no Quarta República post do Dr.Miguel Frasquilho).

• Casamento homossexual. É tema fracturante, que mexe com valores fundamentais enraizados na nossa sociedade. Não estou convencido que a maioria dos portugueses concordem. Acho que uma discussão nacional sobre o assunto para conferir maior legitimidade era boa, até para os defensores da ideia. Sócrates vai avançar para a alteração legal, por via parlamentar. Corre o risco de daqui a alguns anos, se verificar nova alteração parlamentar. Com o Referendo, tudo seria mais seguro (a este propósito remeto para um texto no PSICOLARANJA do Paulo Colaço, defensor do casamento homossexual e que considera que o mesmo deveria ser referendado).

• Competições Europeias. Porto, muito bem, garante qualificação à 4ªJornada. Sporting, à espreita do mesmo feito. Sobre Sporting, Paulo Bento poderá ter novo balão de oxigénio se ganhar hoje. É complicado demitir Paulo Bento, após se ter “pedido” para que ficasse no final da época passada, quando aparentemente tinha mercado. Benfica, jogo muito importante em Liverpool, diante de um Everton, seguramente, mais forte do que o que jogou na Luz e foi goleado por 5 bolas a zero. Sobre o jogo de Braga, não retirando o mérito ao Sporting de Braga, foi algo de escandaloso e claramente cozinhado (para mais esclarecimentos vide Vedeta da Bola, vários textos).

• Hoje Comissão Politica Distrital alargada a Presidentes de Secção (Finalmente!). Mas marcada para as 19horas? Quando muita gente está a trabalhar ou em aulas? E em dia de importante jornada europeia dos Clubes de Lisboa? Existirá mesmo vontade de realizar esta alargada, ou é mais uma “fantochada”? Ainda sobre a Distrital, começam a ventilar-se vários nomes como putativos candidatos à liderança. Mais do que nomes, é importante falar-se ideias, de projectos e de visões sobre o distrito diferentes. Fala-se de vários nomes, mas uma certeza existe: Daqui a alguns meses, quando se discutir as eleições para a Comissão Politica Distrital, existirá um projecto de continuidade e outro de mudança. E as pessoas terão de escolher: A continuidade ou a mudança.

0 comentários: