Conselhos Distritais

>> domingo, 25 de outubro de 2009

Os Conselhos Distritais da JSD/Lisboa, realizam-se, estatutariamente, 4 vezes por um ano, uma vez em cada trimestre, ou seja, apenas quatro vezes por ano são chamados os conselheiros distritais a darem a sua opinião sobre o que vai sendo feito (ou o que não vai sendo feito) pela Comissão Politica Distrital.

É curto, demasiado curto. A Comissão Politica não se pode fechar nas quatro paredes da sede Distrital e tomar decisões, sozinha em outras companhias que não a dos militantes do distrito. É preciso promover o diálogo e a cooperação entre a Comissão Politica Distrital e as Secções, numa perspectiva de melhoria do trabalho politico desenvolvido e de responsabilização de todos pelo trabalho desenvolvido, ou pela falta dele.

Assim, considero, que numa primeira fase, os Conselhos Distritais deveriam passar a ser de dois em dois meses, seis vezes por ano. Não é a solução ideal, mas parece-me que, pelo menos numa primeira fase é uma solução equilibrada, racional, que pondera custos e benefícios. Estes Conselhos Distritais devem ser descentralizados, isto é, na medida do que for possível, devem ser realizados em Concelhos Diferentes, passando por todo o Distrito.

A acrescer a esta medida, deve ser institucionalizado a existência de Reuniões de Comissão Politica Distrital Alargadas a Presidentes de Secção, uma vez por mês, igualmente descentralizadas pelo Concelho. E a criação, de um blogue, gerido pela Comissão Politica, que permita o debate diário, sobre as propostas, ideias e a actividade da Distrital, entre militantes e jovens do Distrito de Lisboa.

Devemos procurar aumentar o diálogo e a cooperação entre Distrital e Secções, Distrital e Militantes e, por ultimo, Distrital e todos os jovens do Distrito de Lisboa.

Hoje não existe Blogue, as reuniões alargadas são praticamente anuais, e os Conselhos Distritais, melhor das hipóteses, são uma vez em cada três meses.

Assim, não se Ganha uma Geração!

0 comentários: