Chega ao fim a campanha Autárquica.

>> sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A campanha autárquica chega ao fim. Estive particularmente atento a estas eleições, num contexto de três actos eleitorais num ciclo político muito intenso na história recente do nosso país.

Poderemos estar em presença das Autárquicas mais estáveis, com menos mudanças de presidentes de Câmara, desde o 25 de Abril, realidade em muito possibilitada por muitos dos presidentes de Câmara que agora concorrem estarem no seu último mandato, beneficiando de um crédito acrescido por parte das populações, que assim esperam uma governação menos eleitoralista.

O vencedor das eleições autárquicas, será, muito provavelmente, o Partido Social Democrata. Para além disso, o PSD deve manter ainda muitas das principais Câmaras Municipais, como é o caso do Porto, Gaia, Sintra ou Cascais. Em três eleições, o PSD vence duas. Seria algo que há 6 meses atrás era dado com pouco provável.

Estive mais por dentro da Campanha em Loures e em Lisboa. Por razões distintas.

Em Loures, foi feita a campanha autárquica possível, com muitos pontos positivos. Cumpre destacar a campanha fantástica levada a cabo no Prior Velho, que num ambiente de grande dificuldade teve uma adesão notável. Acredito num resultado histórico para o PSD nessa Freguesia. Mas uma palavra para a campanha realizada em Lousa, onde todos os indicadores apontam para um excelente resultado do PSD, fruto de uma boa campanha e de uma coerência nas propostas. Ainda, em Moscavide, onde o PSD ousou refrescar, apostando em militantes da JSD para ocuparem a primeira e a terceira posição da Lista à Assembleia de Freguesia. E terminando, uma palavra para a Portela, onde num ambiente difícil, com a saída da Dra. Geni, fruto da sua candidatura à Câmara Municipal, a Dra. Manuela Dias, com coragem, apresentou as suas ideias e rodeou-se, igualmente, de uma equipa extremamente jovem.

Dia 11, é importante votar PSD em Loures. Votar PSD, na Assembleia Municipal é também votar Jovem. Votar Diferente. O PSD, há 4 anos elegeu 6 deputados municipais, ficando a escassas dezenas de votos de eleger o 7 deputado municipal. A aposta do PSD, num candidato da JSD, para a 7ªPosição é também o assumir de um compromisso com os jovens. Existe agora a real oportunidade de eleger um deputado municipal que seja a voz dos jovens e que na Assembleia marque uma agenda verdadeiramente representativa das causas e anseios dos jovens de Loures. É importantíssimo, que se passe a palavra, e que no próximo dia 11, nas mesas jovens, em especial, se vote PPD/PSD para a Assembleia Municipal.

Mas é também importante votar PSD na Câmara Municipal, pondo fim ao marasmo que Loures viveu nos últimos anos de governação socialista e possibilitar a consolidação de uma alternativa politica credível e responsável. É mesmo possível fazer em Loures, o que foi feito na Portela!

E nas freguesias. Apelo também ao voto Jovem. Muitos jovens, estão em posições elegíveis. Foi uma aposta clara do PSD. É o momento dos mais jovens e dos menos jovens retribuírem com o voto na mudança e no diferente.

Termino, com uma palavra para o Concelho de Lisboa. Estudo nesse Concelho, passo muito tempo em Lisboa. Aprendi a amar Lisboa. O Dr. Pedro Santana Lopes, por quem tenho admiração confessa, é o candidato pelo PPD-PSD. Não me esquecerei da celebre noite de 2001, onde uma sondagem na sexta-feira dava João Soares com 10% de vantagem, e a própria sondagem à boca das urnas, dava a João Soares uma vantagem de 7% a 8%. Do outro lado, existia um entendimento à esquerda, com superior solidificação do que aquele que agora existe. O CDS-PP tinha candidato próprio que era tão somente…Paulo Portas. Santana Lopes foi eleito. As sondagens que hoje saíram dão uma desvantagem de 5% a 12%. Acredito que o Dr. Santana Lopes vai mesmo ganhar as eleições. E vai ganhar as eleições porque a escolha é muito simples. De um lado, temos um autarca que tem obra feita. Do outro lado, alguém que não tem obra feita, fez disparar o passivo da Câmara Municipal e com toda a arrogância do mundo considera-se o salvador do equilíbrio financeiro da Câmara e considera obra reparar bancos na Serafina.

A vitória do PSD é certa. Um resultado em Loures que seja muito positivo e uma vitória em Lisboa tornariam a noite do próximo dia 11, numa das minhas melhores noites a nível político. Com direito os festejos. Fica prometido.

Fica também prometido, fazer o acompanhamento minuto a minuto, como fiz nas Legislativas. E depois de dia 11?

Depois de dia 11, começam outras lutas, outras batalhas. Importantes, decisivas. Mais do que decisões de conjuntura, de se apelar a esta ou aquela área, estão em causa reformas estruturais importantíssimas, necessárias para que o divorcio entre os jovens e a politica não seja definitivo. Mas isso, será mesmo para depois de dia 11. Mas será mesmo.

1 comentários:

Anónimo 10 de outubro de 2009 às 19:44  

Loures PS ... Vamos a Maioria... Justa e merecida.
Palavras da Dra. Geni meses antes de se saber que ia ser candidata a C.M.Loures, disse. Vou apoiar Carlos Teixeira... Está tudo dito.