Apontamentos Políticos...e não só!

>> segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ao longo destes dias tenho postado alguns vídeos da candidatura “Lisboa com Sentido” liderada pelo Dr. Pedro Santana Lopes. Até ao final da campanha, um ou dois conteúdos alusivos a esta campanha eleitoral serão aqui colocados. Julgo que é uma eleição de enorme importância, com duas propostas diferentes, duas formas de observar e sentir a politica diferentes e com obras…diferentes.

Não sei se o Dr. Santana Lopes vai ou não ganhar as eleições. Confio que sim e sei que isso seria o melhor para o Futuro de Lisboa. Dou aqui o meu contributo para o esclarecimento das pessoas que visitam este espaço e que no próximo dia 11 votam em Lisboa.

Mas continuo a acompanhar tudo o que se vai passando na campanha em Loures e participando dentro das minhas possibilidades temporais. Continuo a achar extraordinária a demagogia que vai sendo feita pelo Partido Socialista. Quando uma obra é feita numa freguesia socialista, então essa obra conta a dobrar. É obra da Câmara Municipal e é obra da Junta de Freguesia. Quando chegamos à Portela, freguesia PSD, são distribuídos comunicados que afirmam que a obra realizada na freguesia é da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal. Extraordinário!

A Câmara Municipal tem competências próprias e um orçamento completamente diferente do orçamento de uma Junta de Freguesia. Quando se constrói, por exemplo, um novo equipamento desportivo, isso terá que ficar a cargo da Câmara. Mas a manutenção, por exemplo, deverá ficar a cargo da junta. A junta tem também o papel de reivindicar melhores condições para a sua freguesia junto da Câmara Municipal. A Câmara tem esse papel junto do poder central. Competências diferentes.

Sobre a situação interna do PSD, por favor, tenham calma! Existe uma líder, em plenitude de funções, cujo mandato deve ser respeitado. Depois, em Conselho Nacional, internamente, matem-se, esfolem-se, mas não se aleijem! Temos umas eleições para ganhar, podemos, por favor, parar de dar tiros nos pés?

Sobre a situação interna na JSD, como diria o agora candidato à Câmara Municipal de Lisboa, eu ando por aí. O Programa apresentado no dia 18 de Setembro não teve ali o seu momento único. Tenho ouvido algumas pessoas, consolidado ideias, repensado algumas outras, enfim, a dinâmica é cada vez maior. Depois das autárquicas, muita coisa sucederá, muitas análises devem ser feitas, e este programa, necessariamente, deve ser apresentado noutras secções, mas também em Escolas Secundárias, Faculdades e fortemente difundido nos meios tecnológicos ao dispor.

Procurarei, logo depois de dia 11, inaugurar uma nova forma de comunicação aqui no blogue. Algo mais dinâmico e mais pessoal. Não é difícil de adivinhar o que ai vem, as ideias são várias e o rumo está definido. Também a nível de blogue, depois do dia 11, estão já escritos alguns textos sobre o que penso em relação a alguns temas fracturantes.

Ontem, fui ao cinema, ver um filme…Português. Quando sai alguma coisa do nosso país, tento ir ver, tento perceber o que vai sendo feito por Portugal. Esperança onde Menos se Espera, é um excelente filme, com um bom argumento, do melhor que já se fez em Portugal. O mesmo argumento com o Tom Cruise e o Richard Gere seria considerado um dos filmes do ano.

Estive na Missa de tomada de posse do Padre José Reis, na Paróquia de São Mamede, no Largo do Rato. Igreja a abarrotar para dar as boas vindas a um homem que muito deu a Moscavide e à sua paróquia. Soube hoje, que o Padre Duarte também vai sair da Igreja de Moscavide. E pela forma como tudo se tem passado, eu aposto que as missas vão ter menos 50% das pessoas que lá iam. Mas é preciso que as pessoas percebam que o mais importante na Eucaristia é estar com Deus, e não o padre que a celebra.

Sobre futebol, o Braga continua a ganhar. E tem sido estranho. Sempre com penalties, sempre com expulsões na equipa adversária. Não retiro o mérito, que é muito. Mas tem sido estranho. Quase tanto como as palavras de Pinto da Costa sobre Jorge Costa na véspera do jogo com o Olhanense. O Sporting, continua a…enterrar o pastel. O Benfica joga mais logo, espero eu que dando continuidade à dinâmica de vitória no Campeonato, já que a exibição ante o AEK, para a Liga Europa, foi fraquita.

E agora, vou regressar aos livros. Ainda não me habituei ao facto de ter aulas de manhã, continuando a deitar-me tardíssimo, dormindo pouquíssimas horas por dia, qual Marcelo Rebelo de Sousa. Com uma única diferença: Não tenho a resistência do Professor.

0 comentários: