António Costa versus Pedro Santana Lopes, ou Inércia versus Obra

>> quarta-feira, 7 de outubro de 2009

No próximo Domingo, a decisão que os lisboetas vão ter em mãos é absolutamente decisiva para o futuro da Cidade, o futuro do Concelho.

Julgo que não é importante ser aferido ser o Dr. Santana Lopes foi ou não foi um bom primeiro-ministro, se o Dr. António Costa foi ou não foi um bom ministro da administração interna. Os lisboetas têm a “sorte” de terem a candidatos à Presidência da Câmara, dois homens que já lideraram os destinos de Lisboa e fizeram-no durante o mesmo período de tempo. A escolha, torna-se mais fácil, mais objectiva. Uma análise comparativa da obra que cada um fez possibilitará a escolha mais correcta por parte dos Lisboetas.

Quanto a António Costa, parece-me evidente que fez muito pouco e o que fez foi mal feito. Teve o mérito de proceder à limpeza do Rio Tejo, porventura a sua obra mais emblemática. Até lhe consigo, por isso, perdoar os transtornos gravíssimos, ao nível da mobilidade, que a cidade sofreu nesses meses. Mas que mais fez o actual presidente da Câmara? Sejamos objectivos.

• Mexeu no Terreiro do Paço, território sagrado da cidade de Lisboa. Hoje é absolutamente impossível, em quase todos os horários, exceptuando à noite, fazer o trajecto Terreiro do Paço – Cais do Sodré (aproximadamente 1km) em menos de 40 minutos. Apenas uma faixa, estreita, é sinonimo de engarrafamentos. Entupiu um acesso ao centro de Lisboa, que funcionava bem. O que estava bom, ficou mau.

• Entregou a frente ribeirinha, cavalo de batalha de José Sá Fernandes, a uma empresa privada, do grupo da Mota Engil do camarada Jorge Coelho. Hoje o que se passa com os contentores é uma autêntica vergonha. As contrapartidas são uns jardins com girassóis, no meio dos contentores. O interesse privado (e que interesse) prevaleceu sobre o interesse dos Lisboetas. Enfim, adiante.

• Nenhuma obra foi feita no eixo central de Lisboa e por preconceito continuam por abrir algumas das saídas do Túnel do Marques de Pombal, sendo igualmente impossível, às 16horas, por exemplo, fazer Campo Pequeno ao Marquês de Pombal em menos de 40 minutos. Nenhuma solução foi encontrada para esse problema. E devo informar o Dr. António Costa, que o metro não chega a todo o lado. Chegará de Entrecampos ao Rossio. Mas não a todo o lado. Não seria bom aumentarmos a velocidade média dos autocarros, hoje nuns míseros 12km/h?

• Nenhuma outra obra foi feita por António Costa. As ciclovias, na cidade das sete colinas, é absurdo. Os problemas de segurança, por exemplo, no Bairro Alto, são cada vez mais comuns e nada foi feito nesse sentido. A EMEL, parece a PIDE do Estacionamento, não se oferendo alternativas como o estacionamento em altura gratuito.

• Por outro lado, António Costa, subserviente do poder central, permite que Lisboa, capital do País, fique sem aeroporto. O aeroporto de Lisboa deve continuar, nem que seja para os voos domésticos ou voos de curta distância, para Espanha ou para França e para as Ilhas. Quem venha de avião de Madrid, demora menos tempo a chegar a Lisboa de avião, do que de transportes de Alcochete para Lisboa.

Quanto a Pedro Santana Lopes:

• Criou a Quinta das Conchas e a Quinta dos Lilases bem como o Jardim do Arco do Cego, levando o terminal rodoviário para Sete Rios. Apostou nos espaços verdes, recuperando ainda Monsanto. Lisboa ficou mais verde, mais saudável com Pedro Santana Lopes.

• Pedro Santana Lopes reabilitou centenas de prédios, conseguindo toda aquela zona da Avenida das Forças Armadas para habitação jovem, bem perto da Cidade Universitária.

• Quanto ao trânsito, o túnel do Marques de Pombal, veio melhorar a situação, sendo hoje unânime que foi uma das obras mais importantes da cidade, no pós 25 de Abril.

• Criou cerca de uma dezena de piscinas municipais, sob o lema uma piscina por bairro.

Estes são apenas alguns dos exemplos de obra do Dr. Santana Lopes. Mas devemos também falar do futuro. Santana Lopes, vai procurar chegar a um entendimento com a Câmara Municipal de Loures para a criação da freguesia do Oriente, pondo fim a uma situação surreal de uma zona com milhares de habitantes ser gerida por uma empresa municipal. Santana Lopes, vai lutar por manter o Aeroporto de Lisboa em…Lisboa. Pedro Santana Lopes, vai, à semelhança do que se faz nas grandes cidades europeias, mexer no Eixo Central da Cidade, criando um túnel que ligue a Avenida da República ao Marquês de Pombal, aumentando a velocidade média dos transportes públicos à superfície. Tem o projecto de criar uma grande sala de estudo, aberta 24horas por dia, para os estudantes de Lisboa. Vai colocar o Terreiro do Paço como estava. Vai refundar o Parque Mayer e a Feira Popular.

Santana tem um passado que fala por si. E tem um projecto. Tem visão.

E sobre contas?

Pedro Santana Lopes recebeu um passivo de 500 milhões de euros e dividas de 400 milhões de euros, que foram incorporadas no seu mandato. 500 mais 400 é igual a 900. Pedro Santana Lopes deixou a Câmara Municipal com 1000 milhões de euros de Passivo, ou seja, tendo feito toda esta obra, aumentou o passivo em 100 milhões de euros. António Costa, sem obra, aumentou o Passivo da Câmara Municipal de 1000 para 1500 milhões de euros, ou seja, endividou a Câmara Municipal em mais 500 milhões de euros, ou seja, com Santana o passivo aumentou 100 milhões, com António Costa 500 milhões. 5 vezes mais!

Julgo que no dia 11, a opção não será difícil. Existem dados objectivos que facilitam a escolha. Santana foi um excelente autarca. Espero que os lisboetas, usando do bom senso e do sentido de Justiça que lhes reconheço saibam escolher. É o futuro da cidade que está em jogo!

0 comentários: