O meu dia 27

>> domingo, 27 de setembro de 2009

Ontem o dia em família, retirou-me tempo para algumas tarefas escolares que tinha delineado, mas valeu bem a pena. Uma apresentação de fotografias do casamento do Mano e da lua-de-mel do menino, seguidas de um jantar familiar ao mesmo tempo que se via mais uma goleada do Glorioso. Tudo somado, fez com que me deitasse tardíssimo para ainda adiantar algumas coisas previstas no plano de estudos de que não abdico. A este propósito é o apelo que faço aos caloiros que agora entram na FDL: É necessário começar a estudar desde o início, com afinco e com método. O estudo desorganizado, fora de horas e em véspera de exame, dá sempre maus resultados.

Por isso só acordei já perto das 11 horas, seguindo rapidamente para a missa em Moscavide, que fiz questão de estar presente, até porque foi a última presidida pelo Padre Reis, padre há 23 anos na Paróquia de Moscavide, mais anos do que aqueles que eu tenho de vida. Igreja Cheia, aplausos e despedidas sentidas. Sobre a sua mudança de paróquia, não tenho nada a dizer, ao não ser lembrar que a Igreja será sempre santa pois foi fundada por Deus, mas será sempre pecadora porque é feita de homens.

Logo após a missa, fui exercer o meu direito cívico. Cumprimentei o Jorge que estava numa mesa de voto, e lembrei-me do meu primeiro slogan à Associação de Estudantes: “ Faz um X no sitio certo”, aludindo também ao facto de a Lista a que presidia ser a Lista X. Foi o que fiz. Fiz um X no sítio certo. Valente gargalhada e boas lembranças dos tempos de 15 anos. Mas o mais importante é mesmo votar. No mesmo tom bem-disposto transcrevo o apelo ao voto do meu amigo Bruno Antunes, escrito no seu “Blogue do Caraças”:

“Se és daqueles que ambiciona passar o dia 27 sentado no sofá, na praia ou a calcorrear os pouco saudáveis centros comerciais, caro Lorpa, esta mensagem é para ti! Levanta esse cóccix da poltrona, da areia ou de um qualquer provador de roupa e deixa-te de tretas! Dia 27 dirigi-te ao local onde tens de votar. Se não sabes onde é, informa-te, não esperes que venham a tua casa dizer-te onde é!

Votar é um direito, sem ele nada feito! Votar é também um dever, não tens nada a perder!

Vota!”

É mesmo muito importante exercer o nosso direito e o nosso dever, até para que não percamos a legitimidade de questionar a acção politica desenvolvida pelo novo executivo e pela nova ou pelo novo primeiro-ministro.

Agora farei mais umas notas de algumas cadeiras, antes de dar mais um passo no plano de Estudo que passa por fazer o balanço das primeiras duas semanas, estipular a metodologia concreta para cada cadeira e definir as primeiras leituras da semana.

Logo, pelas 19h30, colo-me ao televisor e ao PC (Personal Computer) e não vou perder pitada do que se vai passar. Hoje ou amanhã, conforme a disposição deixarei aqui algumas notas. A previsão mantém a mesma que compartilhei convosco há uns dias. Mas hoje é dia de pouca conversa, e de muita atenção. Chegou a hora. A vossa hora. Votem!

1 comentários:

OrangeGirl 27 de setembro de 2009 às 20:40  

ahh.. o Padre Reis.. casou os meus pais, baptizou-me e esteve presente na minha 1ª comunhao =)
pessoa fantastica..

relativamente a goleada, o benfica esta-se a portar muito bem, ao contrario dos meus leoes que nao sabem muito bem o que andam ali a fazer =)

caloiros, estudem.. é uma verdade =)

sigam os bons conselhos de quem sabe e tem a experiencia