Ganhar uma Geração!

>> quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Em Junho de 2006, quando me candidatei a presidente da JSD/Moscavide, expliquei aos militantes que tinha um projecto de 4 anos, sendo que cada ano teria um objectivo específico.

Assim, no primeiro ano, o grande objectivo era arrumar a casa, criar os mecanismos necessários para colocar a secção a fazer o trabalho político que idealizei e que considerava ser o apropriado, no contexto dos objectivos políticos e das bandeiras defendidas pela secção. Por outro lado, a grande inovação teria que ser ao nível das actividades, concentrando-se muito do nosso trabalho político, no que às actividades diz respeito em 2006/2007.

Para 2007/2008, considerei que o mais importante era aumentarmos o número de militantes, sem cair na tentação e no erro de crescer por crescer. Assim, o crescimento foi sustentado conseguindo-se taxas de participação eleitoral muitíssimo elevadas, mesmo em cenários de lista única, através das visitas às escolas e da organização de actividades fora das quatro paredes da sede. Por outro lado, foi também o ano em que revolucionámos o aproveitamento das novas tecnologias, com a criação do Grande Jota, o nosso jornal mensal e o estabelecimento nas redes sociais.

Em 2008/2009, queríamos dar a conhecer ao distrito e ao País, as nossas ideias, apostando fortemente na elaboração de moções, que apresentámos em sucessivos Conselhos Distritais e também na participação activa no Congresso Nacional onde conseguimos que a nossa bandeira da livre militância, fosse aprovada em termos nacionais, ainda que nunca colocada em prática pelos órgãos competentes. Mas 2008/2009 foi também o ano de formarmos novos quadros, criando para isso o gabinete JSD, que colocou a JSD e a sociedade civil em estreita colaboração, tendo hoje a JSD/Moscavide uma equipa renovada e vários independentes a colaborarem com a Comissão Política.

Em 2009/2010, idealizamos apresentar ao distrito e ao País, e tendo a legitimidade da obra realizada, a forma como consideramos que deveria funcionar uma comissão política de circunscrição superior à circunscrição residencial ou concelhia. A escolha acabou por ser a Distrital, não só porque a interacção entre a secção e o distrito é feita de forma mais intensa do que entre a secção e a comissão política nacional, mas também porque consideramos que de forma mais eficaz e imediata podem ser resolvidos muitos dos problemas estruturais com que a JSD/Lisboa se defronta. Nessa medida, elaborámos o programa “Ganhar uma Geração” que será apresentado no próximo dia 18, pelas 21h30minutos, na secção de Moscavide.

Um programa com ideias para a distrital e para o distrito, despido de qualquer outra intenção que não seja contribuir para o sucesso da estrutura e para ganhar o enorme desafio que é inverter o continuo desinteresse dos jovens em relação à política e aos partidos, objectivando o desígnio de, verdadeiramente, Ganhar o Futuro, Ganhar a nossa Geração. Assim, na próxima Sexta-Feira, pretendemos lançar e discutir ideias sobre o distrito e a forma como consideramos que uma equipa pode funcionar, numa actividade inovadora e que espero enriquecedora para todos.

A nossa forma de estar na política é construindo. Debatendo ideias antes de qualquer outra equação.

Prefiro as ideias, e o debate politico exaustivo sobre as várias soluções que vão sendo apresentadas, a cálculos matemáticos com que nada me identifico. Assim, deixo-vos os pontos fundamentais que procurarei abordar na Sexta-Feira:

• Organização e Eficiência; Uma equipa de pessoas e não de secções. Um organograma eficiente.

• Coordenadoras – O coração do distrito.

• Gabinetes – A inovação passa por aqui.

• Áreas Fundamentais (Cultura, Ambiente, Mobilidade Inter-Concelhia, Educação e Formação, Economia e Emprego, Desporto e Saúde)

• Acção Social – Uma geração ao serviço de quem mais precisa.

• Abrangência é prioridade.

• Informação – Um aproveitamento eficiente das novas tecnologias num mundo cada vez mais global.

São estas as grandes áreas que vou colocar à discussão na próxima sexta-feira. Com total desprendimento de quem apenas pretende discutir ideias e recentrar o objecto politico da JSD no que mais interessa para os jovens.

Conto contigo. Até Sexta!

1 comentários:

Ana 16 de setembro de 2009 às 20:45  

Comigo contarás!

Muita forcinha. E que o dom da palavra esteja eternamente contigo, mas especialmente vincado nesse dia.