Pauta da Semana I, por Tiago Mendonça

>> segunda-feira, 6 de julho de 2009

Começa hoje o Pauta da Semana. Tentarei, na medida do possível, no final de cada semana, publicar este espaço. Aqui, atribuirei classificações aos melhores e aos piores da semana.

O que caracteriza este espaço é que não tentarei analisar somente o melhor e o pior das figuras nacionais ou internacionais. Aqui marcarão presença os melhores e os piores da minha semana. Não estranhem, portanto, ver por aqui, por exemplo, alguns nomes de companheiros meus da JSD ou de colegas meus de Faculdade que se tenham destacado durante cada uma das semanas. Por outro lado, obviamente terei em atenção o panorama local, nacional e internacional na elaboração desta pauta.

Nesta semana, resolvi chamar à colação, nove nomes.

Em primeiro lugar as negativas:

Bruno Carvalho – 4 Valores – O candidato à presidência do Benfica, foi arrasado nas eleições. Pouco mais de 2%. E nem os tribunais lhe parecem dar razão. Muito mau. Excluído.

Manuel Pinho – 5 Valores – O Gesto do momento. Acabou por sair demitido, após os “chifrinhos” dirigidos a Bernardino Soares. Um ministro com algum bom trabalho nas energias renováveis. Muito mau na comunicação. Excluído.

José Sócrates – 7 Valores – Uma péssima semana, derrocada nas sondagens (para quem ainda acredita nas mesmas) e para culminar fica sem ministro da economia após loucura no Debate do Estado da Nação, que até não lhe estava a correr mal. Vai ter a “Oral” da sua vida, nos próximos meses, para tentar reconquistar a confiança dos Portugueses.

Positivas:

Luís Filipe Vieira – 13 Valores. Arrasou nas urnas. Mas todo o processo eleitoral muito estranho e a soar a táctico de mais. Antecipação das eleições parece ter tido único objectivo de afastar putativos candidatos. Ainda assim, um confortável 13.

Manuela Ferreira Leite – 14 Valores. Quem diria há 3 meses atrás, que se discutisse se o PSD ganhava com ou sem maioria absoluta? Mérito, para um estilo tantas vezes criticado (também por mim). Parabéns.

João Ascenso – 15 Valores. O Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, à parte do excelente inicio de mandato, ainda que com alguma turbulência aquando da calendarização dos exames, continua imparável nas classificações que vai obtendo. E a humildade na hora da vitória só lhe fica bem. 15 Valores.

Pedro Santana Lopes – 16 Valores. Uma excelente apresentação de candidatura. Equilibrada, oscilando entre a obra feita e o plano para o município. Muitíssimo bom programa, moldura humana assinalável. Tudo correu bem ao próximo Presidente da Câmara de Lisboa. Excelente.

Maria Geni – 17 Valores. Ganhou, na passada terça-feira, as eleições para a comissão política de secção do PSD/Moscavide. Com mais de 100 votos de diferença, consegue cerca de ¾ dos votos. A nota que lhe atribuo é obviamente extensível a todos os eleitos e a todos aqueles que contribuíram para que a mesma fosse possível. Uma vitória desta expressão, quando se vem da oposição, tem muito que se lhe diga. Sinceros Parabéns.

0 comentários: