Revistas Masculinas

>> quinta-feira, 11 de junho de 2009

Volto à temática das revistas, ditas masculinas.

O Mercado encontrava-se dividido, essencialmente, entre a MAXMEN e a FHM. Já li as duas, e não encontro qualquer diferença digna de registo. São duas revistas muito idênticas, quanto a mim viradas para um público, abaixo dos 25 anos. Não têm reportagens de fundo, mais humor e curiosidades. Talvez a MAXMEN aposte, nas capas, isto é, nas convidadas que escolhe para as capas, na qualidade da modelo. A FHM na popularidade.

A PLAYBOY, do que já vi, não vem competir, directamente, com estas revistas. Está claramente virada para um público diferente. Mais adulto, e até, de classe socioeconómica diferente. Fala de Futebol, mas de outro ponto de vista. Na primeira edição uma reportagem sobre África, na segunda uma sobre Xangai. Entrevista a Mário Crespo.

A primeira edição, não foi brilhante. A capa estava muito escura e a modelo não tinha assim muita notoriedade. A segunda edição, subiu muito nesse aspecto, mas perdeu no restante conteúdo. Vou hoje comprar a terceira edição, onde me parece, que a PLAYBOY se rendeu às evidências.

É que o público ao adquirir a revista, não procura uma mulher com mais ou menos atributos físicos na capa. Existem milhentas que podem ser escolhidas como capa, algumas desconhecidas, bem “melhores” que algumas conhecidas. O que o público português quer, é ver aquela famosa, que vê todos os dias no programa da manhã (e não, não me refiro à Sónia Araújo) em trajes menores, ou mesmo, sem traje. Daí a escolha em Ana Malhoa. Malhoa é muito mais conhecida que a Mónica ou a Cláudia Jacques. Mas talvez, no aspecto “qualidade” seja a pior. Mas quase que aposto que será a edição (tirando a primeira, pela novidade) com mais saída.

Qual seria a tiragem de uma revista, com a Sónia Araújo, Cristina Ferreira, Tânia Ribas de Oliveira, Iva Domingues, Alexandra Lencastre, Luciana Abreu, Mariana Monteiro, Benedita Pereira, Sofia Alves, Rita Pereira, entre outras. E qual seria a tiragem com uma qualquer “moranga” ainda que, fisicamente, mais atraente?

Pois…

0 comentários: