Dossier Loures 2009, por Tiago Mendonça
>> domingo, 3 de maio de 2009
PS - Uma aposta falhada
O Partido Socialista, lidera os destinos de Loures, há cerca de oito anos. Com condições de governação fantásticas e uma estabilidade política sem precedentes.
Durante estes oito anos, o Partido Socialista, fez os munícipes pagarem uma taxa de imposto municipal sobre imóveis elevadíssima, a taxa máxima. Durante estes oito anos, o executivo PS recebeu milhões e milhões de euros provenientes dos parquímetros instalados em diversas freguesias, em algumas delas, de forma totalmente inaceitável, como é o caso de Moscavide, cuja Junta de Freguesia, como a esmagadora maioria das Juntas do Concelho, são também lideradas por executivos socialistas.
Com tanto dinheiro a entrar, a Câmara Socialista, nestes últimos quatro anos, não fez, absolutamente nada. É inadmissível que em termos de dotação orçamental sejam alocadas mais verbas para a revista de propaganda municipal do que para áreas estratégicas como o Turismo. E, mais grave ainda, Loures para além de não progredir, regrediu.
O que dizer dos permanentes episódios de Insegurança vividos no nosso Concelho, onde se invadem esquadras policiais, apenas guardadas por um policia? E os episódios que nos entram pela televisão diariamente, de tiroteios e assaltos?
E em termos de ordenamento do território, que podemos dizer da falta de planeamento urbanístico, evidenciada pela construção selvagem de novos prédios, na obsessão de novas fontes de receita e que transforma o Concelho de Loures um concelho de betão?
Ou, no plano da mobilidade, quantos minutos demora um jovem de Lousa ou de Bucelas a chegar ao centro da cidade de Lisboa, concelho fronteiriço? E as potencialidades turísticas, nomeadamente, na zona vitivinícola da freguesia de Bucelas, características impares e tão mal aproveitadas?
E que resultados têm obtido as escolas do Concelho de Loures, no que ao Ranking Escolar diz respeito? Que avanços foram dados para o problema do estacionamento presente em muitas freguesias do nosso Concelho?
Inúmeros problemas, zero soluções. Apenas uma freguesia, das 18 do Concelho, é apontada como um exemplo a seguir. Espaços verdes como não há em nenhuma outra freguesia, um plano urbanístico fantástico, uma organização impar, um pólo comercial em torno do qual gira toda a freguesia, infra-estruturas escolares acima da média do Concelho. Uma freguesia verde, florida, luminosa. Uma freguesia feliz. A freguesia da Portela. Curiosamente, ou talvez não, a única presidida pelo Partido Social Democrata.
Está na altura de mudar e de refrescar. O PSD deve ser chamado a exercer as funções governativas, para mostrar que é possível fazer melhor. Que é possível liderar os destinos do Concelho de Loures de forma eficiente. O PSD tem condições para o fazer.
Mas mais uma vez digo. O PSD tem que saber aprender com os erros. Não podemos continuar a perder 2 pontos percentuais por eleição sem nada fazer. Têm de ser apuradas responsabilidades e feitas as mudanças necessárias. E isso começa já nestas autárquicas com as propostas e os candidatos que queremos apresentar.
É preciso rejuvenescer. É preciso ter uma lista à Assembleia Municipal muito forte, plural e representativa de todos os quadrantes do Concelho. Uma lista que combine irreverência com experiência.
Não podemos ter medo de nas Freguesias, em cada uma das Assembleias de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal apresentarmos os melhores candidatos. E os melhores, têm de ser mesmo os melhores. Não podem ser os amigos, os familiares, os de sempre. Têm de ser outros. Novas ideias e novas ambições.
Saiba o PSD refrescar. Ouse o PSD mudar. A vitória, ficará mais próxima.
1 comentários:
É preciso não conhecer Loures, é preciso ser obcecado por um partido, é preciso ser politicamente fraco... Para escrever o que escreves-te... Podia estar aqui horas e horas a escrever o que a Câmara de Loures fez nestes ultimos anos... mas apenas deixo pequenos exemplo...
O facto de Loures ter passado de segundo município mais endividado do País, para o grupo das câmaras com maior credibilidade e solidez; a resolução de todas as situações de trabalho precário que foram herdadas, integrando nos quadros de pessoal, todos os trabalhadores da Câmara e Serviços Municipalizados; Colocou a funcionar três novos Centros de Saúde – São João da Talha, Santo António dos Cavaleiros e Sacavém/Camarate que estara concluido, a curto prazo, o processo tendente à construção do novo Centro de Saúde de Moscavide nas antigas instalações da Indep;acção social escolar, saliento que termina o presente mandato com a cobertura a 100 por cento de refeições escolares, tendo passado de 50 mil, em 2001, para um milhão e quinhentas mil refeições servidas: Pavilhões; Piscinas; Actividades Extra Curriculares: Habitação Jovem; Espaços Verdes; Parque da Cidade; Contraato Local de Segurança.
Chega se não, ficava aqui o resto do dia, se quiseres mais eu depois coloco mais...
Enviar um comentário