Já estou farto.

>> sábado, 18 de abril de 2009

Não tenho dito nada, porque já me habituei ao síndrome de pequenez, de alguns clubes portugueses, nomeadamente o Porto, em relação ao Sport Lisboa e Benfica.

O Porto, hoje em dia, uma das grandes equipas europeias, com jogadores de grande categoria, um técnico capaz, uma estrutura dirigente que sabe de futebol, um gabinete de prospecção do melhor que há no mundo, com um estádio fantástico e uma cultura de vitória enorme, continua a ter uma massa adepta, pequenina.

O Porto vai jogar ao Teatro dos Sonhos, ante um Manchester, campeão europeu, faz um jogo fantástico e o Porto tem que entoar cânticos que apenas ofendem as mães dos benfiquistas.

O Porto ganha, e os post’s de adeptos portistas, falam maioritariamente que o Benfica não fez nada na Europa.

O Porto perde, e o Benfica não fez nada na Europa.

O Porto é campeão, e o Benfica não fez nada no campeonato.

O Porto poderá ganhar a Taça de Portugal, e o Benfica não fez nada na taça.

O Benfica ganha a Taça da Liga, o Porto pôs uma segunda equipa porque a taça não é importante.

O Porto contrata grandes jogadores, o Benfica é que não os sabe contratar.

Chega!

O Porto até no Sertanense-Porto, fez questão de entoar cânticos sobre o Benfica. O Porto ganha e perde, e só falam do Benfica. Se ganham, fazem questão de dizer que eles ganham e o Benfica perde. Se perdem, então as derrotas do Benfica é que interessam e as do Porto não interessam nada.

É enjoativo.

O Porto clube grande em Portugal, continua a ser pequeno na sua massa adepta. O que é pena. Agora a última é que contribuem mais para Portugal, a nível de Europa. Que são os mais bem sucedidos.

O Benfica fala nos gloriosos anos 60. E isso não interessa nada. A intercontinental e a Champions em 87 interessam. As Champions na década de 60 já são da pré-história.

Mas enfim, faça-se a vontade do Porto. Analise-se os dados dos últimos 5 anos então. Vejamos os quadros, retirados do Vedeta da Bola.



Aqui têm os dados oficiais. Benfica é o clube que mais pontos conquistou na Europa, nos últimos 5 anos. O Sporting aparece em segundo lugar. O Futebol Clube do porto, apenas na terceira posição. Mas há mais.



Agora uma outra perspectiva. Pontos, na contagem "normal". 3 pontos por vitória, 1 por empate. E ainda os golos. Bolas! Nem assim. Benfica em primeiro, Sporting em segundo, Porto em terceiro.



E sobre rankings europeus, ai têm mais este gráfico, que elucida a diferença entre Benfica e Porto. Os mais "patetas" poderiam ainda dizer que este gráfico ao atribuir 10 pontos por final, tinha como único objectivo favorecer o Benfica, porque teve em bastantes finais. Pois então retiremos os 10 pontos por final. Retira-se 70 pontos ao Benfica, 20 ao Porto. Assim, o Benfica soma 365 pontos e o Futebol Clube do Porto 322. Retirando também os 20 de cada Champions, Benfica 345, Porto 302.

Não há mesmo volta a dar.

Quanto o Porto passar a ter uma grande massa adepta, então há que temer. Pois, reconheço, só lhe falta mesmo isso. Até lá, são apenas um clube pequenino.

3 comentários:

Tiago A. G. Fonseca 18 de abril de 2009 às 21:55  

Parabéns por este resumo! Conseguiste juntar todos os factos que nos fazem falar cada vez que ouvimos "Portistas" a falar dos seus jogos contra nós, do que for contra nós, e leia-se por "nós", "gloriosos benfiquistas".

A grande questão é que nos últimos 10 anos, o FCP deixou de almejar ficar em 1º lugar da liga, em ganhar a Champions, em obter a Taça de Portugal e, recentemente, de conseguir chegar ao titulo da Taça da Liga. Não. Isto acabou há muito! O que se quer agora é, ficar à frente do Benfica. Esse é sem dúvida o golden point! O objectivo a atingir para qualquer época ser perfeita :D

Mas lá está... só conseguem fazer uma coisa... Provar que o Benfica é o maior de todos! :D

Força Benfica
Abraço Tiago

Pedro Mendonça 18 de abril de 2009 às 22:50  

Calma lá, calma lá.

Enoja ouvir os adeptos do FC Porto dizerem mal do Benfica? Claro! Mas todos os adeptos de todos os clubes dizem mal dos clubes rivais (No Benfica tb o dizem)

Que o Benfica é o melhor e maior clube português ninguém tem dúvidas. Contudo, custa-me que um clube com esta dimensão tenha de viver do passado.

O Benfica tem mais títulos, é certo, mas quantos conquistou nos últimos 20 anos???

Taças dos Campeões? No tempo do Eusébio

Sejamos sérios: Nos últimos anos, quantas vezes o Benfica esteve nas grandes decisões nacionais e internacionais? Poucas!

O Porto cresceu pela estrutura bem montada, o Benfica decresceu porque nunca teve uma verdadeira estrutura, o Sporting...o Sporting é o Sporting

Tiago Mendonça 19 de abril de 2009 às 02:16  

Mano,

Nos ultimos 5 anos o quadro prova quem foi a melhor equipa na Europa. São factos.

E nem sequer vou comentar o facto do Porto ter ganho a Champions contra equipas de topo como o Mónaco ou o Corunha. E o Benfica ter feito o seu percurso na Champions contra equipas fraquinhas como o Liverpool, o Manchester ou o Barcelona.

Internamente, recuso-me a comentar os anos 90 do Senhor Calheiros ;)

A partir de 2000:

Dois campeonatos para o Sporting
Um para o Boavista
Um para o Benfica
5 Para o Porto. É muito. É certo. Mesmo assim não é a hegemonia que querem passar.

Tiago,

Brilhante. Se o Benfica ficar em 7º, o que interessa ao Porto é ficar em sexto. E é sempre assim. O Sporting, por exemplo, perde a UEFA com o CSKA porque morreu no jogo com o Benfica uns dias antes. O Mesmo este ano, que explica parte do desaire imposto pela doutrina alemã. Já o Benfica perdeu com o Sporting para o campeonato, por estar desgastado, após um jogão ante o Liverpool.

Internamente, o Benfica nada tem a provar. Já os outros...