Em bom futebolês, por Pedro Mendonça

>> quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quatro golos para disfarçar

E o Benfica voltou a ganhar. Derrotou um V. Setúbal sem força, sem criatividade, sem chama... sem nada, mas derrotou, numa exibição bastante agradável, com pormenores deliciosos, marcando quatro golos, algo que já não fazia há vários meses. Mais que isso: os jogadores do Benfica voltaram a jogar descontraídos, sem pressão e ansiedade, dando sinais que, afinal, este plantel tem imenso valor. Há apenas um problema. Esta goleada vem tarde, esta atitude tarde vem e dificilmente o Benfica chegará novamente à Liga dos Campeões.

Quique Flores descobriu finalmente que a única forma de fazer mossa aos adversários será colocando dois avançados na frente. Um fixo (Cardozo) e um móvel (Nuno Gomes). Foi assim que Graeme Souness colocou a equipa a golear quem se atravessava no caminho com a dupla Brian Deane (fixo) e Nuno Gomes (móvel).

Mas Quique Flores fez mais: descobriu na ponta final do campeonato que, afinal, Ruben Amorim não é extremo, mas sim um jogador de qualidade superior que tem de ser utilizado no miolo. Descobriu também que, utilizando um jogador como Amorim no centro do terreno, pode colocar outro com características mais ofensivas (Carlos Martins) que o meio-campo encarnado não vai perder força. Percebeu que Reyes é indispensável e... uma questão? Onde estaria este Benfica, se Quique também tivesse percebido que Aimar é um dez e não um extremo esquerdo?

Equívocos que começam agora a ser disfarçados. Não chega. Já vem tarde. O Benfica dificilmente sairá da terceira posição e vai terminar a época com uma Taça da Liga. Melhor que Sporting? Certo, mas isso não pode servir de consolação, até porque ficará muito abaixo do FC Porto e, quem sabe, igual a Nacional, se os madeirenses conquistarem a Taça de Portugal.

PEPE ESTÁ LOUCO?
Ontem, o Real bateu o Getafe (3-2) e continua na luta pelo título. Mas perdeu Pepe sabe-se lá por quanto tempo. O central fez penalti, não contente deu dois pontapés no adversário que estava no chão, virou-se e deu um murro em mais um adversário, insultou o 4.º árbitro e, no final da partida veio pedir desculpa. Está louco o internacional português, e mais louco ficará quando vir o castigo imposto pela justiça espanhola.

0 comentários: