Em bom futebolês, por Pedro Mendonça

>> quarta-feira, 15 de abril de 2009

Futebol inglês, o melhor do Mundo

Ao contrário do que tenho feito até aqui, além de dar a minha opinião é minha intenção lançar a discussão em torno de temas actuais e que me parecem importantes de serem analisados.

Liga dos Campeões – Depois de ter empatado em Manchester, o FC Porto perdeu no Dragão com um golão de Ronaldo. Adeus à Champions. Porém, os azuis e brancos voltaram a mostrar personalidade e atitude, algo impossível noutra equipa nacional. Contudo, a estabilidade, organização e paixão do futebol inglês voltou a ser fulcral. Não só pelo United, mas também porque, nas meias-finais da competição vão estar três equipas inglesas: Manchester, Arsenal e Chelsea. Barcelona é o outro semi-finalista. Será esta mais uma prova de que ainda estamos a anos luz dos melhores campeonatos internacionais? Será que está provado que só o FC Porto tem qualidade para competir ao mais alto nível, mas que, devido à pobreza da nossa Liga não consegue ganhar nos momentos decisivos? Será que já não estamos atrás de Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda e até Grécia? Que soluções para a mudança?

Benfica – Luís Filipe Vieira cansou-se e deu um murro na mesa, garantindo que Quique Flores será o treinador do Benfica na próxima época. Será que o trabalho do espanhol justifica a aposta? Ou por outro lado, será que a aposta na continuidade de um projecto trará os frutos necessários no futuro? Ou por outro ainda, tendo em conta que a qualidade do futebol encarnado tem vindo a decrescer, não será ainda pior na próxima época? Que mais valias trouxe Quique ao Benfica? A Champions está longe e... se Braga e Nacional passarem as águias?... Já esteve mais longe...

Liedson – O melhor avançado a jogar em Portugal na última década não merecia uma oportunidade num dos melhores clubes do Mundo?

Eleições do Sporting – Analisando o debate entre Dias da Cunha e Soares Franco, serão aqueles os melhores dirigentes do clube? Com aqueles discursos haverá projecto que resista?

Arbitragem – Os árbitros decidiram esta semana que não iam falar mais até final da temporada. Mas é normal falarem? E será que não deviam fazê-lo? Decidiram ainda mostrar solidariedade com um árbitro que foi condenado a dois anos de suspensão por corrupção. Ficou provado pelo Conselho de Disciplina e pelo Conselho de Justiça que o dito senhor foi corrupto. Solidariedade porquê?

Belenenses – Tive oportunidade de assistir ao jogo entre o Mafra e o Belenenses para a Liga Intercalar. Nos azuis jogaram 11 séniores dos 14 jogadores utilizados. Nunca vi uma equipa jogar tão mau futebol. Será que o histórico clube vai mesmo descer de divisão?

Ordenados – A Liga garantiu que as equipas que em Maio tiverem ordenados por liquidar não poderão ser inscritas na próxima época. Aposto um jantar com todos os leitores deste blog em como isso não vai acontecer. Querem apostar?

Percebem agora as diferenças entre Inglaterra e Portugal? É que em Inglaterra vimos um jogo entre Chelsea e Liverpool com oito golos, estádio cheio, jogadores que dão tudo em campo e fazem por merecer os ordenados que auferem.
Cá, temos um clube que é de outro campeonato (FC Porto), temos outro que mantém a aposta num treinador que ganhou uma Taça da Liga com o melhor plantel dos últimos vinte anos, temos outro clube ainda em que os dois últimos presidentes vão à televisão realizar um espectáculo que mais parecia os marretas, temos um grande ponta-lança que tem a infelicidade de jogar em Portugal, temos uns árbitros que teimam em ser os coitadinhos, um histórico que na Liga de Honra iria ter dificuldades em se manter e um rol de clubes incumpridores que nem os ordenados dos jogadores conseguem pagar. Que belo futebol o nosso...

PS – A aposta mantém-se...

0 comentários: