Made in Açores, por Tibério Dinis

>> quarta-feira, 25 de março de 2009

Europeias 09

Esclarecer a importância do voto nas Europeias é por esta altura a preocupação de qualquer partido político, da esquerda à direita. A verdade é que o cidadão nunca percebeu a importância destas eleições, nem eu sinceramente e às vezes penso que nem os políticos percebem se é verdadeiramente importante ou não.

A distância geográfica o Parlamento Europeu, o contagio com a informação interna, não deixa espaço para uma fiscalização permanente do eleitorado aos seus representantes na Europa. Na verdade, só conhecemos as posições dos deputados europeus nos temas quentes ou nas colunas de opinião que mantêm na imprensa nacional.

Extrapolando a questão para o foro interno, dificilmente percebemos se afinal são umas eleições importantes ou não. Veja-se o caso do PSD nacional, que sendo o maior partido da oposição e com uma nova liderança, ainda não definiu o cabeça de lista, isto a 73 dias do escrutínio. Afinal, parece que as Europeias não são uma prioridade do ponto de vista táctico para o PSD. Não sendo uma prioridade para o maior partido da oposição, será para o eleitorado?

O mesmo acontece com a divulgação do candidato socialista dos Açores ao Parlamento Europeu, atendendo que o Prof. Vital Moreira foi das figuras mais intransigentes no dossier Estatuto dos Açores, estrategicamente seria importante lançar o nome açoriano o mais rápido possível.

Não gosto de candidatos lançados em cima da hora, de campanhas intensivas em poucos dias e do bombardeamento eleitoral que já estamos habituados. Na política tem que haver tempo para os candidatos divulgarem as suas posições e para o eleitorado tomar decisões conscientes.

0 comentários: