Made in Açores, por Tibério Dinis

>> quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma esquerda inconsequente

O grande problema do Bloco de Esquerda – mas, também do PCP – é a sua inconsequente política externa, feita de excepções e sem uma linha ou rumo definido, vagueando ao sabor da corrente ideológica. Muitas vezes a política que não pode ser pronunciada no discurso interno, por claros motivos eleitoralistas, mostra-se na política internacional dos partidos da extrema-esquerda parlamentar portuguesa. O caso da visita do Presidente Angolano é prova disso mesmo.

Em termos políticos, a posição do BE ao não comparecer à recepção parlamentar a José Eduardo dos Santos pode ser considerada neste caso concreto como um acto de coragem política, afinal, Angola está longe de ser um poço de virtudes democráticas. Os atropelos aos Direitos do Homem são demasiados.

Ainda falando, em concreto desta ausência, há que retirar o escopo da intervenção externa do BE, um partido consciente de qualquer quadrante ideológico deve seguir atentamente estes atropelos e conseguir através do diálogo ultrapassar estes atentados ao ser Humano. O BE relativamente a Angola, toma-a como um caso perdido, onde o diálogo já não serve para nada. Em português de taberna é o mesmo que dizer, eles que se desenrasquem, não contem connosco para os ajudar…

Já em termos comparativos às posições externas do BE, a posição relativamente a Angola mostra-te profundamente desajustada. Importa não esquecer as posições do BE relativamente aos países muçulmanos, que na balança de piores ditaduras superam em muito Angola. Liberdade religiosa e direitos da mulher… Isto, para não falar das posições do BE junto de das nossas conhecidas “democracias de esquerda”, de matriz trotskista e estalinista. O BE enquanto terceira força política desta Terceira República tem que ter maior consciência global externa, cuidado na equidade e atender aos casos análogos de violação dos Direitos do Homem. Não sei se estudei pelos livros de história certos, mas José Eduardo dos Santos é um anjo ao lado de Estaline…

0 comentários: