A Europa do Futebol

>> quinta-feira, 12 de março de 2009

Do que li e ouvi, o Porto foi melhor que o Atlético e mereceu passar a próxima eliminatória da Champions, embora, os madrilenos tenham razões de queixa do juíz da partida. Não vi nenhum minuto, nem do jogo da primeira mão, nem do jogo do Dragão. Fico contente por uma equipa portuguesa chegar mais longe. Sem o brilhantismo de outras equipas, que recentemente, também lá chegaram, eliminando Manchester e Liverpool, mas com mérito. Mais pontos para Portugal e mais desgaste fisico e mental para os ainda campeões nacionais. Não consigo festejar, como festejei os 3 golos que deram a Champions ao Porto de Mourinho frente ao...Mónaco. O que o Porto representa no plano interno é tudo o que de mau tem o futebol português. Os apitos dourados, as chuteiras douradas, as luvas douradas. Enfim. Mas boa sorte para o resto da campanha.

Já o Braga, embora o seu presidente e treinador não me mereçam qualquer respeito, é uma equipa pela qual consigo nutrir o minimo de respeito. Muitissimo prejudicada no plano interno, exibindo um futebol bonito, um plantel equilibrado e com mentalidade ganhadora, mereçe chegar longe na UefaCup.

Sobre o Sporting nada a dizer. Duas goleadas vergonhosas para Portugal. Uma atitude frouxa de uma equipa que jogou tudo no derby com o Benfica. Optou por esse jogo, de forma louca e pouco racional, obliterando quaisquer hipóteses na Champions. Já o tinha feito, com Peseiro, contra o mesmo Benfica, não preservando o que devia ter preservado no jogo ante o CSKA. Os resultados são conhecidos. O Sporting é para mim, uma das melhores escolas de futebol do mundo. Figo, Nani, Quaresma, Ronaldo, Moutinho, entre outros (excluindo Veloso). Mas ainda não é uma equipa com a cultura europeia e a cultura vencedora necessária.

O Manchester, eliminou o Inter. Mourinho, tem agora apenas que fazer o mesmo que Mancini fez mais que uma vez. Ganhar o Campeonato. Mais uma vez não consegue o sucesso europeu. Bem o Barça e o Manchester. Também o Liverpool. As equipas ingleses, muito bem, com o quarteto de luxo, formado por Manchester, Liverpool, Chelsea e Arsenal.

Precavendo a piadinha da intercalar e de onde é que o Benfica está, deixar a nota, que a campanha europeia do Benfica, este ano, foi vergonhosa também. Os 5 secos dos gregos foram horriveis. Mau de mais. Longe do fantástico ano com Manchester e Liverpool. Trappa foi o mais pragmático. Não era possível ser campeão chegando longe na Uefa. Fomos eliminados pelo CSKA que ganharia a prova.

É muito dificil uma equipa ganhar tudo. São provas muito exigentes.

Para o que falta do Campeonato, no plano interno, peço apenas que exista seriedade. Podem existir erros. Todos erramos. Mas deve existir idoneidade dos agentes desportivos. Fundamental.

1 comentários:

Tibério Dinis 12 de março de 2009 às 11:41  

Pá vergonhoso é uma equipa como o Benfica nem estar nas Europa, isto sim é uma grande vergonha. Para o plantel e publicidade que fazem já só ganham ou Campeonato - dúvido - ou Taça da Liga. Uma Coisa é certa, ou SCP ou SLB vão chegar ao fim da época sem nada.

Quanto ao FCP, foi roubadissimo na disciplina, o Hulk fartou-se de levar porrada - de facto o gajo tem um defeito é que leva mais corre sempre, se fosse logo para a piscina ganhava penaltys como o Simão, que na 1ª parte atira-se à piscina e não vê amarelo. Cumulo, o Atlético acabou a 1ª parte sem amarelos! O Hulk acabou o jogo lesionado e só conseguiu tirar um amarelo durante o tempo que jogou.

Tiago fala das 1ª página do record de hoje, ou da montaggem do Correio da Manhã da semana passada, ou o passivo do FCP na 1ª página e quando veio o do Benfica - muito maior - foi lá para o meio do jornal.

O problema é que fartam-se de fazer barulho internamente, mas a verdade é que quando se chega lá fora é que se vê, o Porto é de longe a melhor equipa de Portugal está entre as melhores 8 da Europa!

Haja Saúde