Em bom Futebolês, por Pedro Mendonça : Saudades de Pauleta e desespero por Liedson

>> terça-feira, 31 de março de 2009



Ponto prévio: nunca fui um admirador confesso de Pauleta. Por isso estou à vontade para fazer o comentário que se segue. Tenho saudades do açoriano. Tenho, acima de tudo, saudades dos seus golos. Sinto falta de uma referência no ataque da Selecção, sinto saudades de ver Portugal ganhar, sinto uma enorme tristeza por sentir que «A Portuguesa» não se vai ouvir na África Sul. Esteja eu errado...
No último Sábado, lembrei-me do Portugal dos anos 90, princípios de 2000. Aquela equipa que circulava a bola como ninguém, que criava lances mágicos, mas que, porém, não concretizava em golos as várias oportunidades para marcar. Há um claro retrocesso nos processos de jogo da Selecção e a culpa não é (só) de Queiroz.
É verdade que o professor tem opções no mínimo discutíveis – com a Suécia chegámos a ter quatro centrais em campo -, mas não é dele a culpa de jogadores como Ronaldo, Simão, Danny, Deco, entre outros, não renderem na Selecção aquilo que fazem nos clubes. Porquê? Fica em aberto a discussão.

Os maiores críticos do professor poderão ainda dizer que falta um ponta-de-lança na equipa e que, sem ele, os golos não irão aparecer. É verdade. Contudo, e este é um tema que poderá ser aprofundado noutra altura, quem é que Queiroz pode colocar na frente de ataque que possa suceder a Pauleta, o último goleador de Portugal?. Vejamos:
1) – Nuno Gomes: jogador irregular, não é titular no Benfica e tem falhado oportunidades de ouro. Além disso, não é um ponta-de-lança típico, precisando de outro avançado ao lado para render.
2) – Hugo Almeida: já teve inúmeras oportunidades e, até agora, não mostrou créditos para entrar no onze.
3) – Edinho: jovem jogador de muito valor, mas só agora chegou à Selecção, precisando de rotinas para singrar (já deu um ar da sua graça no jogo com a África do Sul)
4) – Postiga: já provou que não tem valor para ser a referência que Portugal necessita-



Se mais pontas-de-lança houver, façam o favor de os apontar. Eu lembro-me apenas de um que poderá resolver os problemas de Portugal e de Carlos Queiroz: LIEDSON DA SILVA MUNIZ. Deixem-se de questões éticas, apressem o processo de naturalização do brasileiro e coloquem-no no ataque da Selecção. É português? Não! Deco é? Pepe é? Ibrahimovic, que nome tão sueco; Zidane, argelino; e uma lista interminável.

Portugal pode ir ao Mundial? Pode! Mas sem Liedson fica complicado...


O QUE FALTA A PORTUGAL

Albânia (fora)
Dinamarca (fora)
Hungria (fora)
Hungria (casa)
Malta (casa)

Classificação J P
1 Dinamarca 4 10
2 Hungria 5 10
3 Portugal 5 6
4 Suécia 4 6
5 Albânia 6 6
6 Malta 6 1

(o primeiro apura-se para o Mundial; o segundo disputa um play-off de apuramento)

NOTA: Portugal defrontou hoje a África do Sul, em jogo particular disputado em Lausanne, Suíça, ganhou por 2-0, mas a exibição foi mediana. Se for preciso jogar mal para ganhar e estar no Mundial, assino já por baixo.

1 comentários:

Tiago Mendonça 1 de abril de 2009 às 03:57  

Acho que Liedson pode perfeitamente ser chamado. Acho no entanto a situação de Deco diferente. Veio para Portugal muito mais cedo do que Liedson. Tinha hipóteses de jogar na Canarinha.

Mas venha o Liedson, sem dúvida. Assim como assim, a equipa Portuguesa começa a ser cada vez menos portuguesa.

Mais dois pontos:

Portugal tem jogado muito mal. E a culpa deve ser imputada a Queiroz. Não motiva. Não sabe gerir recursos humanos. Como adjunto, homem de bastidores é fantástico. Como Líder é uma nulidade.

A selecção Portuguesa está rendida a certo tipo de interesses. Inadmissivel não serem chamados certos jogadores. Eliseu é melhor que Amorim? Edinho melhor que Nuno Gomes?Daniel Fernandes melhor que Quim?

Não percebo.

4 centrais a jogarem, Tiago, que estava muito bem, sai, para manter o menino do Dragão Meireles. Tem sido tudo péssimo.

O outro ponto é o de Nuno Gomes. Acho que tem condições para jogar no ataque português. Com Liedson esta seria a minha equipa.

Em casa e/ou diante equipas mais fracas

Quim
Bosingwa
Carvalho
Pepe
Ricardo Rocha
Maniche
Deco
Ronaldo
Simão
Nuno Gomes
Liedson

4-4-2 puro, com Deco a recuar uns metros para ter mais liberdade para pensar o jogo. Maniche box-to-box. Nuno Gomes 5 metros atrás a tabelar com Liedson. Rocha, a compensar os defesas, permitindo que Ronaldo ou Simão (quem esteja à esquerda) só se preocupe com a ofensiva lusitana. Mais liberdade ofensiva para Bosingwa.

Em jogos mais complicados:

Quim
Bosingwa
Carvalho
Pepe
Rocha
Maniche
Moutinho
Deco
Ronaldo
Simão
Liedson

O triangulo do meio campo, com maniche em funções mais defensivas, Moutinho como vagabundo e Deco nas costas de Liedson.

Para o banco.

Eduardo
Bruno Alves
Tiago
Meireles
Nani
(Gomes ou Moutinho)
Paulo Ferreira

Treinador: Scolari.

E o Derlei, não se naturaliza? ;)