Em Bom Futebolês, por Pedro Mendonça

>> terça-feira, 24 de março de 2009

Alguém se lembra da Selecção?


D.R.


Não foram precisos anos, meses, nem mesmo semanas para perceber a pequenez do futebol português. A arbitragem é péssima, os dirigentes pobres, o jogo fraco, as equipas medíocres, os jogadores medianos... tudo conclusões que, aparentemente, foram tiradas depois do triste filme protagonizado por Lucílio Baptista na final da Taça da Liga. Mas foi preciso assistir ao filme de terror do Algarve para percebermos isto? Mas porque é que o discurso dos que vivem do futebol não passa do mesmo? O árbitro errou? Sim, de forma grave! Deve ser penalizado? Logicamente! O Sporting foi prejudicado? Ninguém tem dúvidas! E então? Paramos aqui? Ficamos pelo sábado passado? Não andamos para a frente? Não evoluímos?

Alguém por acaso se lembra que a Selecção vai ter um jogo decisivo no próximo sábado, diante da Suécia? Alguém já se deu conta que, em caso de derrota, Portugal falha o Mundial de 2012? Alguém reflectiu sobre os problemas que podem advir desse fracasso? Alguém já percebeu que só temos uma equipa nas competições europeias? Alguém já pensou que para o ano apenas um clube terá qualificação directa para a Liga dos Campeões? Alguém já ponderou sobre a crise que afecta, não só o país, mas também o futebol luso? Alguém já pensou, de forma séria e desapaixonada, que Portugal é o décimo do ranking da FIFA, tendo à sua frente a Croácia (??) e a Rússia? Alguém se apercebeu que estamos a cair num fosso que, a breve prazo, poderá ditar o fim do futebol português nos moldes a que nos habituámos? Será que tudo isto é culpa do Lucílio Baptista?

O PROTAGONISTA
QUIM (Benfica)



D.R.

É verdade que o Benfica conquistou a Taça da Liga com a ajudar preciosa de Lucílio Baptista, mas também com a intervenção majestosa de Quim. O guarda-redes voltou ao onze de Quique Flores, fez uma exibição de encher o olho, defendeu três grandes penalidades, garantiu (hipoteticamente) a renovação do treinador espanhol e ofereceu um título aos encarnados, algo que não acontecia desde 2004. E querem apostar que se fosse sempre titular no Benfica seria o número 1 de Queiroz na Selecção?

A DESILUSÃO
LUCÍLIO BAPTISTA (Árbitro)



D.R.


Apesar de ser árbitro internacional, Lucílio Baptista está longe de integrar a lista dos melhores juizes portugueses. A condição física não é a melhor, a distância para os lances é imensa, factores que lhe tiram o discernimento para grande parte dos lances. Além disso, é um árbitro que gosta de equilibrar os jogos. Uma falta para ti, outra para ti... Mesmo assim, e pesando todos os argumentos, não é concebível que assinale uma grande penalidade inexistente na final da Liga. Errar é humano? Correcto. Porém, se tinha dúvidas, e se o auxiliar em melhor posição lhe disse que não havia penalty, porque raio foi assinalar o lance ouvindo a posição do segundo auxiliar, que estava a 60 metros do lance e só conseguia ver as costas de Pedro Silva? Premeditado? Não creio. Penso sim ser mais um caso de imensa incompetência.

A REVELAÇÃO
EDINHO (AEK ATENAS)


Foi o último a ser chamado por Carlos Queiroz para a operação “Suécia” e... em boa hora. Para quem não conhece, Edinho é um ponta-de-lança com 1,82 metros, com um forte jogo de cabeça, e com um pé direito muito interessante. Começou a carreira no Almada, passou pelo Barreirense, esteve no Sp. Braga, P. Ferreira, Gil Vicente, mas foi no fantástico V. Setúbal de Carvalhal que deu mostras de grande talento, denotando um instinto goleador acima da média, agora aproveitado por Carlos Queirós. Vai ser titular com a Suécia? Não! Tem condições para o ser? Sem dúvida!

A FRASE
FILIPE SOARES FRANCO (Presidente do Sporting)


«Julgo que a final da Taça da Liga foi o último jogo de Lucílio Baptista. Não tem condições para apitar esta época, nem nas próximas!»

LÁ POR FORA
MOURINHO, POIS CLARO



D.R.


Referência natural para José Mourinho, distinguido com o título Honoris Causa, pelo que, a partir de agora, o José passa a ser doutor Mourinho. Treinador de imensos recursos continua a passear em Itália, conseguiu mais um triunfo (Reggina, 3-0) e já tem 7 pontos de vantagem sobre a Juve de Tiago. Em Espanha, o At. Madrid de Simão e Maniche voltou a perder (Mallorca, 0-2) e ocupa a sexta posição num campeonato comandado pelo Barcelona. Nota ainda para mais um desaire do United de Ronaldo (Fulham, 0-2), que, no entanto, comanda a Premiership com mais um ponto que o Liverpool.

5 comentários:

Tiago A. G. Fonseca 25 de março de 2009 às 01:12  

Permite-me discordar num ponto.

Julgo que não seja clubismo, até porque o que aponto são vários erros, atingindo os dois lados, e faz-me confusão que o erro que preocupa as pessoas mais desatentas seja apenas o penalti porque levou ao golo.

Só vi aqui esse agarrão ao Maxi Pereira, mas, sem contar com esse vi alguns vermelhos a ficarem no bolso, e lá está, para os dois lados.

- Luisão quase no inicio de jogo
- Entradas sucessivas do Derlei
- Tesoura de Moutinho
- 1º Amarelo de Polga seria o 2º depois da entrada que fez na 1ªParte, passando em claro...

Enfim, será realmente um problema da arbitragem. Sem dúvida. Mas não digam que apenas o SCP foi prejudicado. Muito se passou e muito há a ver! Treinador e 4 jogadores indiciados? Algo realmente se passa!

No fim apenas uma coisa claramente interessa.... Sempre Vitorioso, Glorioso SLBenfica :D

Cumprimentos

Tiago A. G. Fonseca 25 de março de 2009 às 01:13  

Já agora... quem é o Pedro Mendonça? :P

Tiago Mendonça 25 de março de 2009 às 01:47  

Caro Tiago,

Pedro Mendonça é o novo convidado do Laranja Choque. Terá um espaço semanal às Terças.

Para além da ligação familiar que tem para com a minha pessoa, é jornalista do jornal A Bola, o único a que vou atribuindo credibilidade, nos dias de hoje (desportivo claro).

Não é generosidade minha, mas antes, elementar justiça, se afirmar que é um dos mais promissores jornalistas desportivos da actualidade, mas ao mesmo tempo, alguém com provas dadas e uma carreira segura no mundo do jornalismo.

Acompanhou o Mundial de Futebol de Praia, em Marselha, França, fez recentemente um trabalho sobre Cristiano Ronaldo, um excelente trabalho de investigação pelas terras de Alberto João Jardim.

Recentemente fez também uma crónica (não a reportagem, mas a crónica e a atribuição de classificações), algo raro para jornalistas tão novos quanto ele.

Para além disso, conta com várias reportagens, inclusive, em jogos europeus, como é o caso do Benfica-Celtic.

Faz ainda, alguns comentários, para a Rádio Iris FM, tal como sucedeu, no ultimo Campeonato Europeu de Futebol.

Falha minha, não ter feito a apresentação prévia do convidado.

Tiago A. G. Fonseca 25 de março de 2009 às 05:47  

Eu perguntei quem era porque achei que te tinhas enganado e posto "metades", ou seja, do Pedro Correia, e tuas! :)

Abraço

Tiago Mendonça 25 de março de 2009 às 21:44  

Sim, sim, fizeste bem. O erro foi meu de não ter apresentado os convidados.

Quanto a esse engano, de colocares o nome próprio do Pedro como o meu apelido, terá consequências políticas. ;)