Dossier Taça da Liga - Para finalizar...

>> segunda-feira, 23 de março de 2009

Vou deixar aqui 1 video e 3 posts (nenhum da minha autoria) para fechar, definitivamente, o assunto Taça da Liga. Não mais voltarei ao tema. Depois vou até à cozinha beber uma Carlsberg fresquinha, como me aconselha, Luis Fialho, autor do Vedeta da Bola. Veja-se o primeiro texto.

"Não oiçam, nem leiam mais nada sobre as incidências este jogo. Deixemo-los a falar sozinhos.
À hora dos "Dias Seguintes", dos "Bolas Redondas" e dos "Prolongamentos", bebam uma Carslberg fresquinha e saboreiem a doce conquista deste importante troféu. Se puderem, revejam o jogo - em particular os penáltis e a festa da vitória - ao som de uma boa música.
Por mais que tentem, não nos vão roubar a alegria do triunfo.
VIVA O BENFICA, GRANDE VENCEDOR DA II TAÇA DA LIGA !!! "

Com algum humor à mistura, mas com grande brilhantismo, Ricardo Araujo Pereira, em a Chama Imensa:

Quero acabar entre papoilas

O tema talvez lhe interesse pouco, amigo leitor, e a minha opinião sobre ele ainda menos, mas eu estou convencido de que, dos 5 maiores poetas portugueses de sempre, dois ou três são o Fernando Pessoa. Um desses, chamado Álvaro de Campos, escreveu o seguinte: «Quero acabar entre rosas, porque as amei na infância». Eu, na infância, amei papoilas.

Percebi que era uma pessoa doente quando Artur Semedo morreu. Vi as imagens do enterro na televisão, o caixão coberto por uma magnífica bandeira vermelha, com a águia e a roda da bicicleta rigorosamente no centro. Lembro-me de ter pensado: «Quem me dera ser eu dentro daquele caixão.» É no momento em que dá por si a invejar um morto que uma pessoa compreende que sofre de uma maleita grave.

Ontem o Benfica ganhou mais um troféu e, se é verdade que Polga e João Moutinho deviam ter sido expulsos a meio da segunda parte, não é menos verdade, que o penalty que nos dá o empate não existe. Os benfiquistas não se alegram com as vitórias obtidas na sequência de golos ilegais. Felizmente, são muito raras. Compreendo, por isso, a indignação de Paulo Bento. Teria sido muito fácil para Lucílio Baptista ver que o penalty era inexistente. Bastava que estivesse na posição em que o Vukcevic se encontrava quando marcou o golo ao Rio Ave. Dali, via-se perfeitamente. Além disso, Paulo Bento tem razão quando diz que o Sporting tinha o jogo controlado. O modo como Tiago controlou com os olhos aquele cabeceamento do Miguel Vítor à barra tornou claro que o Benfica não tinha qualquer hipótese de chegar ao golo.

E, acima de tudo, compreendo a revolta de Filipe Soares Franco. Um homem que, quando o Sporting joga com o Porto se senta ao lado daquele dirigente que está suspenso por dois anos por tentativa de corrupção, só pode ser apreciador de jogo limpo. É especialmente irónico que isto aconteça logo a ele.

«Rosebud» é a última palavra que, no início de Citizen Kane, a personagem de Orson Welles profere antes de morrer. No final, o espectador verifica que Rosebud era a marca de um trenó que o milionário amara na infância. Eu tenho um palpite sobre a última palavra que direi antes de morrer. Quem estiver ao meu lado (se estiver alguém) talvez perceba mal o que direi e pense que me estou a despedir — o que não corresponde à verdade. É possível que, devido à minha condição de moribundo velho e desdentado, a dicção esteja ligeiramente afectada, e isso faça com que a minha última palavra se pareça com «Tchau». Por isso, deixem-me aproveitar agora para esclarecer que, muito provavelmente, a palavra que eu estarei a dizer é «Shéu». Eu quero acabar entre papoilas.

E depois, quando alguns sportinguistas, não percebendo que o erro faz parte, não percebendo que, objectivamente, o Benfica é o clube mais prejudicado nos últimos anos, não percebendo que provavelmente o Benfica chegaria ao golo, caso Polga, Moutinho e Pedro Silva tivessem sido, efectivamente expulsos, como mandam as leis, protestam e falam de recusas de Taça da Liga ou repetições, este fantástico texto, também de Luis Fialho, no seu Vedeta da Bola. Um post fantástico.

Um leitor exigiu-me um post a pedir a recusa da Taça da Liga, em virtude do erro cometido por Lucílio Baptista na final algarvia.

Prometo desde já que o farei, caso sejam cumpridas as seguintes condições:

1- Que sejam devolvidos ao Benfica os três pontos do jogo do Estádio do Dragão de há algumas semanas atrás, bem como os pontos perdidos nos jogos com o Nacional e com o Belenenses.

2- Que seja garantida ao Benfica a presença na próxima Liga dos Campeões como forma de compensar o segundo lugar perdido pela arbitragem de Lucílio Baptista no Bessa na época transacta.

3- Que seja repetida a última final da Taça de Portugal , mas agora entre Benfica e F.C.Porto, ressarcindo assim os encarnados dos dois penáltis que Jorge Sousa não viu em Alvalade no jogo do 5-3.

4- Que sejam retirados ao Sporting os pontos que conquistou nesta temporada fruto de erros dos árbitros, nomeadamente as vitórias em Braga (penalti sobre Meyong), na Figueira da Foz (penálti sobre Marcelinho) e o empate na Choupana (penálti de Rui Patrício).

5- Que seja retirado ao Sporting o título nacional de 2001-02 (o dos 17 penáltis de Jardel).

6- Que seja retirado o título europeu de 2003-04 ao FC Porto, em virtude do golo mal anulado a Scholes nos quartos-de-final em Old Trafford.

7- Que sejam devolvidos ao Benfica os títulos nacionais de 1989-90, 1991-92, 1992-93 e 1997-98, todos eles manchados por gravíssimos erros de arbitragem em prejuízo do clube da Luz.

8- Que, em nome da justiça absoluta, sejam retirados os títulos mundiais de 1978 e 1986 à Argentina, o de 1966 à Inglaterra, o de 1990 à Alemanha e o de 2006 à Itália, que seja eliminada a prestação de Portugal no Euro 84, que a Liga dos Campeões desta época se reinicie com o V.Guimarães em vez do Basileia, que sejam retiradas, entre outras, as Ligas dos Campeões ao Liverpool (2005) e Juventus (1983), cujas finais foram marcadas por claros erros de arbitragem.

PS1: "Que existe mão não há dúvida, resta saber se é intencional!" - Repórter Nuno Luz da SIC, antes de ser exibida qualquer repetição.

PS2: "A imagem não é conclusiva" - Comentador José Augusto Marques da SIC, após ser exibida a primeira repetição.

PS3: "Não me lixem!" - LF após observar toda a mistificação criada em redor de uma arbitragem igual a tantas outras.

Por fim o video em que uma pessoa, como qualquer um de nós, com virtudes e defeitos, assumiu o seu erro. Poucos teriam coragem de o fazer. Deu um exemplo.



Posto isto, nada mais me oferece dizer sobre o assunto. Ganhamos a Taça da Liga. Agora a Carlsberg fresquinha.

0 comentários: