Notas sobre o Derby

>> domingo, 22 de fevereiro de 2009

Foi um jogo fantástico. Com energia, emoção, indecisão no marcador e os habituais casos, que digam o que disserem, são a pimenta do futebol. O meu problema não é haver casos. O problema é quando são sempre os mesmos a ser prejudicados. O problema reside quando os casos não resultam de um erro de um arbitro que é tão valido como um erro de um jogador, mas antes de um sistema montado para favorecer esta ou aquela equipa.

Quanto ao jogo, o Benfica foi melhor na primeira parte, embora tenha sofrido um golo do Sporting numa fase inicial do jogo. Após sofrer o golo, o Benfica foi capaz de fazer uma pressão alta que trouxe dividendos com o primeiro golo dos encarnados e vários lances de perigo junto à àrea do Sporting.

Mas depois do Intervalo tudo mudou.

O Sporting fez uma segunda parte fantástica o Benfica uma segunda parte muito fraca. Pessima. A disparidade foi enorme, e o resultado poderia ter sido mais dilatado. Cardozo no fim faz o 3-2, mas efectivamente, pelo que vi, ao longo do jogo, não chocava um diferencial de dois golos. Sporting muito bem. Para além do inevitável Liedson, a garra de Derlei foi fantástica.

No Benfica, julgo que Cardozo acaba por ser o melhor elemento.

Quanto aos casos do jogo, detectei 4. Dois a favorerecem o Benfica e outros dois a favorecerem o Sporting.

Logo ao inicio, julgo que há penaltie sobre Aimar na área do Sporting. A marcação dessa grande penalidade, ainda com 0-0, poderia ter ditado sorte diferente ao jogo.

Fica depois por marcar grande penalidade, por mão na bola de Maxi Pereira.

Mais tarde, parece que Polga empurra Suazo que seguia isolado para a baliza de Tiago. Talvez o vermelho directo. No minimo segundo amarelo e consequente expulsão do defesa sportinguista.

Um outro lance, o que mais duvidas tenho, parece ter havido penalty na área do Benfica, ficando um penalty por marcar a favor do Sporting.

O Tribunal do Jogo, refere apenas os dois primeiros casos. Acho que com uma argumentação repuxada, se conseguiria sustentar que marcando aquele penalty sobre Aimar nada seria igual. Mas é complicado. E a diferença de qualidade foi tanta, que não merece a pena entrar por aí.

Enfim. Esperar agora que Sporting vá ao Dragão vencer e relançe verdadeiramente o campeonato.

0 comentários: