Mel e Paixão, por Diogo Agostinho

>> terça-feira, 17 de fevereiro de 2009



Há futuro para o PPD/PSD?

Há!
Claro que existe um caminho. O Partido Social Democrata é o Partido mais português de Portugal, que conta no seu seio com todas as classes sociais, com ricos e pobres, velhos e graúdos, empresários e trabalhadores, brancos e negros, é um partido que para o bem do nosso país sempre que chegou ao poder salvou os portugueses. Não é preciso recordar Sá Carneiro e Cavaco Silva, basta olhar para esta última década em Portugal, que o PS governou 8 anos e colocou o País pior que a crise, colocou este país debaixo do braço e faz festinhas de vez em quando. É incrível como o Eng. Sócrates, “calou” os nossos empresários, e é aqui que tem que começar um trabalho essencial do PSD. Hoje, não temos os empresários a criticarem este Governo, porquê? Porque dependem e muito dos bombons do Estado. Ora, mas quem vota em esmagadora maioria são os trabalhadores. Correcto, mas nem esses ousam enfrentar os patrões e não têm em quem confiar. E não têm porquê? Porque olham para o outro lado e vêm uma trapalhada só. Um Partido que já leva 3 líderes desde que está na Oposição.
É um número esquizofrénico! É inadmissível continuarmos a viver de lutas de egos e de birras e auto promoções e não sentirmos o sentido da responsabilidade. Marques Mendes é um grande estratega, um pensador político de enorme qualidade, mas nunca deveria ter sido líder do Partido. Nem sempre todos podem liderar. Uns são melhores que outros, uns têm mais aptidão, outros não. Não é preciso liderar para ser útil. Mas, depois foi Menezes. Ora, Menezes foi um líder que provou do próprio veneno, para contradizer Mendes, apoiou medidas de Sócrates, mas quando assumiu o lugar tinha já uma casa de pessoas extremamente ambiciosas e a quererem o seu lugar. Saiu. Mas saiu porque quis. Deveria ter saído em silêncio e até Outubro de 2009, como chegou a prometer, não ter proferido uma única palavra sobre o PSD ou sobre a sua sucessão. Teria e seria a pessoa com mais legitimidade para dizer tudo em caso de desaire ou para continuar a sua vida tranquilo em caso de vitória do Partido. Agora, Manuela Ferreira Leite. Venceu numa eleição a 3 muito disputada. É um grande figura do Partido e creio que chega à liderança atrasada. Era a Dra. Manuela Ferreira Leite quem se deveria ter candidatado logo em 2005 e nunca Marques Mendes. Mas, hoje é a líder eleita, e quer se queira quer não tem que ser a pessoa a seguir com o barco até ao fim. Acredito quando dizem que nem todos devem ser carneiros, nem todos se devem calar quando não concordam com um trajecto. Mas também acredito que divisões existem no momento da verdade, no momento de apresentação de candidaturas. É aí, que se deve discordar e lutar pelo rumo correcto. Depois, o voto escolhe e neste caso escolhe um caminho para um Partido.
Por isso mesmo, olho para o estado actual com perplexidade. Passos Coelho a aparecer cada vez mais, a auto promover-se, Menezes histérico, Ângelo Correia a pedir demissões, Marcelo a dizer mal da estratégia, para desmentir, e depois afinal já é a pessoa certa, mas os conselheiros é que são maus. Olho para tudo e vejo uma líder sozinha. Sem vozes a secundá-la. E nomes de qualidade não nos faltam. Falta-nos sim união. Não me canso de dizer. Este é o momento de parar de pensar no nosso umbigo e olhar mais além, é tempo de voltar a salvar Portugal.

0 comentários: