Derby, por Jorge Batista e Pedro Correia

>> sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

1. Enfim, o Derby Lisboeta. Quem perder fica arredado do titulo?

Jorge – Será um jogo importante quer queiramos quer não. É de esperar um derby com ainda mais emoções e mística que o costume. Qualquer equipa que perder fica sem dúvida mais longe da liderança, sobretudo o Sporting, mas a verdade é que ainda há muitos jogos pela frente. Sendo assim, não podemos colocar as coisas desta maneira tão linear mas sim pensar na possível influência anímica que o resultado do derby trará às duas equipas lisboetas.

Pedro – No meu entender a questão é dúbia. Para o Sporting será com certeza decisivo o derby, já que uma derrota coloca-os a 6+1 pontos do Benfica, daí que não concorde com Paulo Bento quando desvaloriza a importância da partida. Para o Benfica é um jogo importante, mas ao qual deve responder com serenidade para explorar todo o potencial do seu futebol esperando para perceber o que o Sporting pretende da partida e depois passo a passo controlando a partida como no Dragão.


2. Quem é o favorito? Sporting ou Benfica?

Pedro – É imprevisível, mas a escolher uma equipa teria que ser o Benfica, quer pela série de bons resultados que vem conseguindo quer pelas ausências de Rui Patrício e Miguel Veloso. Não será para o Sporting tão penalizante a não utilização de M.Veloso em si, mas o facto de ter que alinhar com Rochemback na posição 6 será extremamente penalizante. Das duas uma, ou os laterais não avançam no terreno para flanquear e criar situações de superioridade numérica, ou a fazerem-no a velocidade de Reyes e Di Maria podem ser a chave do jogo.

Jorge – Penso que não há favoritos para este jogo, mas como disseste, o Benfica parece estar numa forma mais positiva que o Sporting. No entanto, estou confiante que a minha equipa fará um bom jogo e sairá vencedor do jogo. O empate até parece ser um resultado que se adequa mas nenhuma das equipas o quer, nem pode jogar para o mesmo, era abdicar de mais um campeonato para o Porto que está cada vez mais lançado.

Pedro – Referir ainda o jogo aéreo, teria sido a chave do jogo do Dragão como previ não fosse o lance de Lisandro. Certo é que o Benfica tem um conjunto de jogadores com capacidade para finalizar de cabeça superior a qualquer jogador do Sporting.

Jorge – É verdade. O Sporting não cria lances de perigo através de bolas paradas ao contrário do Benfica e, neste jogo, o facto de também não se sentir seguro a defender nessas situações, o Sporting pode consentir lances e golos dessa forma. À pouco falaste de nomes em particular do Benfica mas acho que ambas as equipas têm jogadores fantásticos, sobretudo no vector ofensivo. Defensivamente, o Benfica está mais sólido que o Sporting, cuja dupla de centrais ainda é recente e laterais sempre a mudarem. Vai ser muito equilibrado.


3. Quem sair em primeiro lugar, da 5ªJornada da 2ºa Volta, esgotados os jogos entre os grandes, será o campeão?

Pedro – Não diria que teremos campeões antecipados, mas como referi 7 pontos colocariam o Sporting numa situação difícil.

Jorge – Certamente, o Sporting está proibído de perder se não quiser ficar numa situação muito apertada, até pela concorrência ao 3º lugar. O Sporting tem de assumir o seu estatuto de candidato ao título e ganhar, para além deste jogo, todos os restantes. O Porto está cada vez mais forte mas não pode ser já consagrado campeão, enquanto houver campeonato e jogos a disputar.


4. Partilham da ideia de Quique Flores, de que o Braga é a equipa que pratica melhor futebol em Portugal?

Jorge – Quique tem por hábito ser uma pessoa sincera e frontal, mesmo com assuntos em que supostamente não devia manifestar a sua opinião pública. Neste caso, é unânime: o Braga está uma equipa muito madura e tem um plantel bastante competitivo. Já há alguns anos que acompenho esta equipa e sempre apreciei o seu espírito combativo, os seus jogadores muito técnicos. É uma equipa que se reforça muito bem, tem jovens a despontar na equipa principal como qualquer grande. Dispensa um jogador como Linz que faria falta em qualquer equipa a nível europeu na sua melhor forma. Tem um treinador muito disciplinador e táctico. A sua campanha na UEFA está a ser fantástica e já todos sonhamos com um Braga na final. Nesta altura, poderá ser a equipa a melhor praticar futebol em Portugal, mas não me parece que consiga manter este nível muito mais tempo mas, sem qualquer dúvida, é o 4º grande do nosso futebol.

Pedro – Habituei-me a ver as partidas do Braga. A primeira parte contra o Standard Liege é verdadeiramente avassaladora. Grande qualidade de passe, equipa compacta e com rotinas de jogo impressionantes. Vejam evolução de movimentos no 3º golo do último jogo. Não tenho dúvidas que Jesus na próxima época estará num dos 3 grandes…


5. Qual tem sido a equipa mais prejudicada e a mais beneficiada pela arbitragem, dos três grandes, este ano?

Pedro – Não elaboro essa quantificação. Dizer apenas que os três já foram beneficiados e prejudicados, mas o Porto ainda não sofreu qualquer penalização de arbitragem com influência no resultado.

Jorge – O Porto parece ser a mais beneficiada, é um facto inegável. Muitas equipas já foram prejudicadas mas também favorecidas noutros momentos mantendo um certo equilíbrio como o Sporting. Para além do Benfica, também o Braga, parece estar na mesma situação embora reconheça que estas duas últimas talvez tenham sido mais prejudicadas ao longo deste campeonato.





6. Ronaldo faz bem em ir para o Real Madrid no final da época?

Pedro – Já vi quem garantisse que Ronaldo permanecia em Manchester e quem avalizasse a sua ida para Madrid. Objectivamente não tenhamos dúvidas o United oferece condições de estabilidade e para a exploração do potencial futebolístico de um jogador em todo o seu esplendor. Do ponto de vista do potenciar da marca CR7 ( ou será CR9?) o Real tem uma politica de Brand Management que não é equiparável no planeta. Ronaldo terá que escolher se pretende ser uma lenda de Manchester ou uma máquina de marketing com um retorno nunca visto.

Jorge – Excelente análise Pedro. Já tinha reflectido sobre a motivação de Ronaldo em termos de futuro: ou ser uma lenda no Manchester United, no futebol inglês e europeu, ou ser uma máquina de fazer dinheiro e preferir usar a sua imagem que rende milhões ao seu futebol que... também rende milhões. Esperemos que a sua humildade venha ao de cima e prefira ser mais calmo em termos de “novelas” e transferências milionárias. Ele já é dos melhores de sempre, não precisa de jogar em todos os melhores clubes do Mundo para ser reconhecido. Claro que temos de respeitar a vontade e objectivo pessoal do jogador mas, neste momento, Ronaldo não faz bem em sair do Manchester na minha opinião. Talvez no próximo ano seja uma decisão mais correcta, mais ponderada, mas, pelos vistos, Ronaldo não vai esperar mais para obter o mediatismo e imagem que tanto venera.

0 comentários: