Conselho Nacional da JSD

>> sábado, 14 de fevereiro de 2009

Está se a realizar o Conselho Nacional da JSD, na Covilhã. Não pude estar presente, em virtude de ainda me encontrar em época de orais e da reunião plenária se verificar num local tão distante daquele em que resido. É com muita pena minha. Seria a primeira vez que seria conselheiro nacional, e também não sei quantas mais oportunidades terei, na medida em que, beneficiava da não presença de alguns conselheiros, já que, não sou conselheiro efectivo.

Eu acho este órgão muitissimo importante. E acho que pode vir a ser bem mais no futuro. Acho que era importante que um conjunto de pessoas que comungassem dos mesmos valores, perfilhassem da mesma forma de fazer política, com provas dadas, apresentassem um projecto politico de indole nacional, por forma a credibilizar este órgão. Ou seja, que reunissem os melhores, numa candidatura singular a este órgão, constituindo dessa forma uma terceira via, às listas, ditas oficiais, que emanam de candidaturas à CPN, Mesa e Jurisdição. Em caso de sucesso, embora, reconheça, as enormes dificuldades, julgo nunca ter existido um resultado acima dos 10% (se é que existiu) de listas ao CN que não tenham emanado de candidaturas nacionais. Mas pense-se na utilidade que isto teria.

Uma CPN sem maioria absoluta no Conselho Nacional será obrigada a trabalhar mais, a fazer mais cedências e a falar mais com os conselheiros, com os militantes e com os jovens. Uma lista desta indole teria a grande vantagem de ser o fiel da balança nas contas nacionais. Mas só vale a pena se for possivel reunir um grupo com os melhores, que queiram realmente, constituir uma nova esperança de actividade credibilidade na JSD. Novos tempos, novos desafios.

Seria fantástico que isso fosse possível. Embora sejam reconhecidos os riscos e dificuldades. Quer financeiros, por ser uma campanha que requer custos idênticos mas apoios menores, quer os riscos de todo o tempo, dinheiro e trabalho investido serem lateralizados num Congresso com duas listas à CPN a disputarem taco a taco.

Enfim, ideias...!

0 comentários: