Sondagem

>> sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como já disse, não ligo a sondagens. Não me dizem nada. Mas esta é muito grave.

O PSD, teve com Santana Lopes 29% dos votos, depois de um golpe palaciano de Sampaio e contra todos os ventos e marés imagináveis.

Conseguiu com Menezes, em sondagens, empates técnicos, e vitórias em diversos debates eleitorais, através da excelente perfomance, do então lider parlamentar, Pedro Santana Lopes.

Ambos eram péssimos e tinham que ir embora.

Manuela Ferreira Leite, a quem, muitas sondagens, nas directas do PSD, atribuiam quase dois terços, quedou-se por um terço, e o partido dividiu-se. Santana Lopes, afastou-se e deixou que Ferreira Leite fizesse o seu percurso.

Desde então, temos perdido consecutivamente os debates parlamentares. Temos sido manchete nos jornais pelos piores motivos. Sinto, as pessoas cada vez mais desligadas do PSD. E não querendo, voltar ao tema, quando temos mais alguma notoriedade é quando se fala de autárquicas em Lisboa.

E agora esta sondagem que dá 23% (menos 6% do que teve Santana). 23%??? O BE e o PCP juntos têm menos de 4% relativamente ao PSD. O que seria se aparecesse um partido de Alegre? Ficávamos em terceiro plano?

O CDS sobe, o BE sobe, o PCP sobe, o PS desce, mas pouco, e o PSD vai descendo.

Impõe-se fazer qualquer coisa. E não por esta sondagem, que como digo, lhe atribuo o valor que tem. Mas esta queda abrupta (e sim, não escolhi a palavra despropositadamente, Sr.Pacheco Pereira) reflecte o que se vai sentindo no terreno.

É um desabafo, caros leitores.

Mas concordo com Alberto João Jardim: Faça-se um exame de consciência, e decida-se se existem condições para continuar. Tenho Manuela Ferreira Leite por uma pessoa muito responsável. A decisão cabe-lhe a ela. Só a ela. Mas tem que ser rápida a decidir.

O PSD, não pode, andar na dança de lideres, a cada 6 meses. Mas, por outro lado, tem que constituir uma verdadeira alternativa de Governo.

Uma palavra para a comunicação social, que levou Ferreira Leite ao colo, nas ultimas directas. Porque terá sido? E porque será, que consecutivamente, a mesma pessoa, ou as mesmas duas pessoas são sempre atacadas pela imprensa? Sabendo, que muitos dos jornais se posicionam mais à esquerda, pegadinhos ao PS, não será que querem evitar, que os melhores do PSD cheguem lá?

Fica a reflexão.

Adenda: Vi agora, uma nova sondagem, esta para a SIC. PSD com 30%! 7% de diferença, em relação a que mencionei. Mais uma, para não acreditar em sondagens. Mas nesta também PS melhor, cerca de 4%. PP, dois pontos abaixo, e o BE e o PCP sem o fulgor da sondagem que referi. Já disse e repito que nada me interessam sondagens. Podem ser, e são, conforme se comprovou recentemente, encomendadas pelo PS. Mas nada retiro ao que disse. Concordo inteiramente com Alberto João Jardim. A Lider tem que fazer um exame de consciência.

Preocupa-me a vergonha que tem sido a perfomance do PSD no Parlamento. Não é uma sondagem que muda isso. E 30% continua a ser um resultado muito fraco. Temos de exigir mais. Muito mais.

Se as eleições fossem hoje, julgo que o PS ganharia com uma maioria muito proxima da absoluta. A esquerda vai ultrapassar a barreira dos 60%. Não tenho grandes duvidas. E isso preocupa.

Temos de fazer mais. Mesmo.

0 comentários: