Made In Açores, por Tibério Dinis

>> quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Prioridades

O PS prepara-se para lançar o debate sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Invariavelmente, o medo pelo debate surgiu nas facções contra, alegando que não se trata de um tema prioritário na agenda política nacional.
Independentemente da opinião que se tenha sobre o assunto, fugir ao debate nunca deve ser a solução. Até porque, debater o tema em nada impede um governo de simultaneamente assumir os destinos do país – em especial a economia. Um governo tem que estar na vanguarda da resolução de todos os problemas da sociedade, não só os prioritários ou económicos.

O problema não é a prioridade dos debates nacionais, pois qualquer debate que contribua para uma sociedade mais esclarecida é sempre bem-vindo. O problema centra-se nas prioridades do partido socialista de Sócrates. Este debate, quer pelo timing, quer pela dimensão que Sócrates lhe atribuiu, tem especial atenção para as reconciliações internas. Uma proposta à muito da JS e que irá alegrar as hostes de esquerda do PS. Há poucos meses, o BE apresentou uma proposta similar, o PS rejeitou. Não era o momento adequado, pelo menos para o PS. O Partido Socialista de Sócrates, não percebe que as prioridades do país devem estar primeiro que as prioridades do partido. Afinal, pouco mudou desde a proposta do BE, e não creio que a sociedade se tenha galvanizado para este debate, desde então. Prova disso mesmo, é que não há um único argumento válido do porquê deste ser o momento certo para o país, mas já para o PS é o timing ideal, reunir as estruturas do partido mais distantes, muito antes das eleições.

Gostava que Sócrates não colocasse os interesses do PS à frente dos interesses do país. Venha o debate sobre o tema que será sempre bem-vindo, agora a justificação do porquê deste momento não existe.

Tibério Dinis

0 comentários: