XX Congresso Nacional da JSD

>> segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Decorreu em Penafiel o XX Congresso Nacional da JSD.

Um congresso, onde tive a oportunidade de conhecer muitos mais militantes, de vários pontos do país, e onde tive a oportunidade de crescer politica e pessoalmente.

Esse crescimento adveio do conhecimento que travei com muitas companheiras e muitos companheiros, com quem aprendi, verdadeiramente, muitas coisas sobre a JSD, sobre a Política, sobre Portugal. Sei hoje mais sobre os problemas de Évora, de Setubal, de Braga, do Porto, dos Açores e da Madeira e de tantos outros distritos.

Falei com muitissimos militantes. Aprendi e agradeço a todos: Aos que convergi e aos que divergi.

Tive a oportunidade de discursar pela primeira vez em Congresso Nacional. Tive a oportunidade de participar na discussão, na "especialidade" da reorganização do funcionamento da JSD, onde consegui, como tinha conseguido no Conselho Distrital de Lisboa, aprovar uma orientação que impela à estatuição da livre militância. Uma ideia pela qual me bato à muitos anos.

Mas outras ideias foram aqui aprovadas: O Fim das inerências. A imposição de um limite de faltas. A verificação dos quorums no momento da votação. E muitas mais ideias. Neste particular, uma palavra para o Diogo Agostinho, que como 1ºsubscritor de uma moção elaborada pelo PSICOLARANJA elevou o nome da JSD. Apresentou soluções. Parabéns Diogo!

Mas muito mais poderia contar sobre este congresso e a forma como o vivi. Não podendo destacar tudo, apenas duas notas.

A primeira, para um dos melhores discursos que já ouvi. O ultimo discurso do Bruno Ventura e o ambiente que se gerou naquela sala, foi absolutamente fantástico. Nunca tinha visto nada assim. Conseguiu ser ainda melhor que nos outros dois discursos. Se tiver oportunidade reproduzirei esse discurso. Foi mesmo muito bom.

A segunda para a esperança que tenho para o futuro. Espero uma JSD mais unida, mais energica e dinâmica e, finalmente, verdadeiramente representativa dos anseios e objectivos dos jovens. Uma JSD dos jovens e para os jovens. Longe dos jogos de bastidores, perto dos reais problemas da sociedade portuguesa. UMma JSD que marque uma agenda de causas. Uma JSD irreverente, mas responsável. Credivel.

É tempo de nos unirmos. Unir a JSD, unir o PSD. É tempo de ganharmos 2009. Ganhar todas as eleições, não é uma miragem. É possível, eu acredito. É nisso que estou empenhado. Estou disponivel para colaborar e ajudar em tudo o que for preciso, seja na circunscrição distrital, seja na circunscrição nacional, bem como no plano local e autarquico, a bem da JSD, dos jovens Portugueses e de Portugal.

Não contem comigo para desuniões. Mas não contem também com um Tiago menos interventivo, que diga menos vezes o que pensa. Continuarei a dizer tudo o que penso, da forma que entendo mais correcta. Continuarei a divergir quando achar que é correcto, a convergir sempre que achar que é o melhor para a JSD e para os jovens portugueses. Continuarei a apresentar propostas alternativas, continuarei a exigir resultados e a prestar os meus enquanto dirigente da JSD.

Quanto a questões internas, em política há sempre novos jogos. Há sempre novas lutas e novas batalhas. Mas neste momento a nossa batalha é com o PS e os restantes partidos. Neste momento temos de canalizar todos os nossos esforços para essas duras batalhas.

Termino, falando dos dois protagonistas deste Congresso.

O Pedro Rodrigues, porque o venceu. É hoje o novo Presidente da JSD. É portanto o meu Presidente. Continuarei a divergir e a discordar sempre que o entender. Direi que fez bem sempre que o mereçer. Mas tem agora a estabilidade que lhe permitirá fazer algo de relevante pelos jovens portugueses.

E, o meu grande amigo, Bruno Ventura. Fez um congresso fantástico. Do outro mundo. Mesmo. Discurso fantásticos, propostas interessantes e importantes, uma visão inovadora e de mudança para a juventude portuguesa. O Bruno, foi para mim, um grande vencedor.

Não digo até breve, porque, como sempre, vou continuar por aqui.

6 comentários:

Anónimo 1 de dezembro de 2008 às 09:58  

Caro Tiago,
Uma palavra de apreço pela tua elevada postura politica, quer na boa prestação que tiveste no congresso, quer pelo partilhar de experiencias vividas neste blog.

Embora pequena em militantes, é notoriamente grande em pensamento politico e isso viu-se, notou-se e comentou-se no XX Congresso Naciona da JSD.

Um grande Abraço e agora Juntos, por uma JSD/PSD com futuro ganhador.

Forte Abraço e parabêns pelo trabalho.

Tania Morais 1 de dezembro de 2008 às 20:33  

Todos nós fizemos um óptimo congresso, e creio que fomos capazes de defender um projecto comum capaz de motivar militantes e qualquer outro jovem.
Somos uma afirmação, e agora mais do que isso, teremos de ser uma juventude presente para defender a social democracia nos próximos desafios que se avizinham.

Beijoca =)

Tiago Mendonça 1 de dezembro de 2008 às 23:53  

Caro Fred,

És uma das grandes mais valias da JSD. És muito bom naquilo que fazes. És mestre na comunicação. E como disse no discurso que fiz, fazes do 0, algo mais. Parabéns!

Tânia,

Um excelente congresso. Não te conhecia mas vejo em ti grande qualidade e uma certeza no futuro da JSD. Teremos, sem dúvida, que ser uma juventude afirmativa, que represente verdadeiramente os jovens portugueses.

Tibério Dinis 2 de dezembro de 2008 às 11:56  

Passei ao lado do congresso, como a maioria de Portugal. A JSD foi celindrada pelo PCP e não foi com o congresso que começou a marcar a agenda política e a inverter a actual situação de desespero - não só da jota, mas também do PSD.

Poderá ter sido um congresso forte internamente - pelo que leio sim - mas a nível externo ficou muito aquém do que é exigido à jsd.

Haja Saúde

Nuno da Costa Ferro 3 de dezembro de 2008 às 15:18  

Caro Tiago,

Não conhecia o teu blog mas quero dar-te os parabéns por o manteres interessante e actualizado.

Quanto ao Congresso, é óbvio que o resultado não nos agrada, é também óbvio que os nossos adversários estão lá fora e que toda a JSD tem de estar unida nos combates do ano que vem, mas não é menos óbvio que temos de continuar a trabalhar internamente.

Temo pelo futuro da JSD, ontem quando me perguntavam como tinha corrido o Congresso a minha resposta era simples: a JSD está a definhar. Mas não vou usar o teu blog para escrever as minhas lamentações e opiniões relativamente a futuro da JSD, queria apenas deixar a mensagem de que acredito que tu terás um papel importante no inverter desta direcção que a JSD tem tomado nos últimos anos pois, tal como muitos outros jotas, sabes que o importante não é estar mas sim divergir e convergir quando assim as nossas convicções nos obrigam.

Que este Congresso nos motive a fazer mais e melhor no futuro.

Um abraço,

Nuno da Costa Ferro

Tiago Mendonça 3 de dezembro de 2008 às 23:21  

Grande Nuno Ferro,

Muito obrigado pela tua visita. Espero que muitas mais vezes me acompanhes nas reflexões que vou propondo.

És uma das pessoas que muito admiro na nossa estrutura. A tua qualidade é evidente. Tens obra feita e pensamento politico assinado. Lutas por convicções. Não te deixas amedrontar por quem compactua com tudo o que ambos não gostamos em política.

Um abraço.