Discordo...

>> sábado, 6 de dezembro de 2008

...totalmente das quotas. As mulheres têm tanto valor como os homens. As melhores conseguem chegar lá. Muitos exemplos no mundo e no país. A exigência de quotas, é nefasta. É o mesmo que dizer, que as mulheres são tão inferiores que precisam de uma quota para se afirmarem na política. Isso é profundamente errado e até machista.

As listas vão sair mais fracas em alguns lados. Noutros a qualidade das mulheres será desvirtuada por que vai sempre ficar a imagem de que lá estão pelas quotas.

Sobre isto, um bom texto de Margarida Corrêa de Aguiar, do Quarta República. Aqui.

3 comentários:

Unknown 7 de dezembro de 2008 às 19:47  

tb discordo completamente das cotas, sei que temos tanto ou mais valor que muitos homens! Sei q as cotas nos desvalorizam, pois nunca se sabe se quem lá está é por mérito ou simplesmente por obrigatoriedade! agora um facto interessante. no fecho do congresso falou-se no mérito das mulheres presentes! agora avaliando bem as listas, quantas mulheres ficaram na CPN? quantas ocuparam lugares de destaque? o valor está lá...os lugares é que nao!? (Pre)conceitos que temos que desmistificar começando por nós!:)

Tiago Mendonça 7 de dezembro de 2008 às 23:05  

Cara Ana,

Obrigado pelo teu comentário. O que eu acho das listas à CPN e mesmo de listas às distritais e até às secções de maior peso político é que as equipas são formadas por critérios que muitas vezes não espelham o mérito e a qualidade das pessoas. Espelham antes o número de votos que cada um tem no bolso.

Uma equipa à CPN, muitas vezes é formada por pessoas que se conhecem à meia duzia de dias. Ou nem se conhecem. Dificilmente será uma CPN que trabalhe.

Destaco o bom exemplo, da lista encabeçada pelo Bruno, ter como um dos vice-presidentes o Tomás, que também foi candidato a vice aqui em Lisboa. É alguem de confiança do Bruno Ventura. Apenas para dar um exemplo.

De todo o modo na globalidade, as listas são formadas segundo esse critério. Votos. E o que acontece é que, parece que existem mais homens a ter mais votos. É por aí.

Quanto à qualidade, acho que as cotas vão prejudicar a implementação feminina na política. Pelo menos a implementação das mulheres com qualidade.

Unknown 8 de dezembro de 2008 às 10:16  

bem nem sei o que me desmoraliza mais...lol será ir pelas cotas para algum lugar ou nunca ir porque não trago votos no bolso? lol
sou contra as cotas porque acho que não é assim que conseguimos mostrar o nosso valor... pelo contrário mesmo as que tem valor e mérito vão ser sempre acusadas de estar lá apenas porque é obrigatório! também irá acontecer que muitos lugares irão ser ocupados por mulheres que apenas estão lá de nome...mas eu não desisto! acredito que conseguimos fazer a diferença, caso contrário não estaria na jsd! :)