Balanço - Política Nacional

>> terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Utilizarei o mesmo expediente, e pelas mesmas razões, do Balanço da Politica Internacional. Considero o facto político do ano, a vida interna do PSD, nomeadamente a demissão de Menezes e a vitória de Ferreira Leite no processo interno do maior partido da oposição.

Menezes, ganhou uma batalha muito dificil contra Marques Mendes, existindo aquando desse confronto, uma enorme clivagem entre as bases e as ditas elites. O PSD partiu em dois, tendo Menezes um bloco um pouco maior do que Mendes. Conseguiu aproximar-se de Sócrates, muito por via, do excelente mandato de Santana Lopes à frente do grupo parlamentar do PSD. Os debates eram mais vistos, a Assembleia ganhou uma cara nova, e o PSD aproximava-se do PS, ganhando inumeros debates. Os criticos dos golpes palacianos fizeram o seu trabalho. Viraram setas e afins, e de forma abrupta Menezes pediu a demissão, abrindo alas a um processo eleitoral que partiu, verdadeiramente, o PSD em três.

Ferreira Leite ganhou as eleições directas, mas com apenas 36%, emergindo Passos Coelho, que ficou em segundo lugar, apostado também num discurso de mudança e de futuro. Santana Lopes, a quem muitos atribuiam 5% ou 6%, anunciando a sua morte politica (ainda continuam a faze-lo, estupidamente) ganhou muitos votos, chegando aos 30% e evidenciando que com mais 2 semanas de campanha a vitória poderia ter sido sua. Perdeu e soube perder.

Ferreira Leite, tem tido trabalho dificil na oposição. O PSD atinge os seus piores resultados de sempre, mesmo que exista grande contestação ao Governo. A esquerda sobe e muito, o PSD não aproveita e comete gaffes diarias. Menezes não ficou calado. Fim do ano, e lufada de ar fresco para o PSD. Aliás duas. A primeira, a candidatura de Santana a Lisboa e as grandes hipoteses de vitória que lhe estão inerentes. A segunda, a possivel criação de um partido que congregue toda a esquerda sobre a alçada de Alegre, que abre uma nova janela de oportunidade a Ferreira Leite e ao PSD. Saberá o PSD aproveitar?

0 comentários: