Pela noite fora...

>> quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acho que deveria existir um maior investimento na cultura e na educação em Portugal. Em pequenas coisas. Pequenas ideias que poderiam fazer alguma diferença.

Reduzindo-me a Lisboa, acho que deveria ser criado um espaço onde todos os jovens pudessem estudar. São conhecidos os casos daqueles que vão fazer noitadas de estudo no Aeroporto. E os espaços "Ágora" são manifestamente insuficientes, para além de não proporcionarem um estudo mais calmo, sendo apenas indicados para quem gosta de estudar com um algum barulho e alguma agitação. Poucas são as faculdades que estão abertas até tarde. Direito tem a sala de estudo a fechar às 21h30 e a Biblioteca às 18h30. Que eu conheça apenas o Técnico mantém espaço de estudo aberto toda a noite.

Acho que era interessante criar-se uma sala de estudo enorme onde todos os alunos pudessem estudar durante a noite. Sendo esse local acompanhado com uma pequena Biblioteca onde estivessem os principais manuais da generalidade dos Cursos e uma cafetaria que servisse os alunos. Era uma boa iniciativa e não creio ser assim tão dispendiosa. À consideração do Dr.António Costa :)

Acho que era boa ideia também, no plano cultural ter alguns museus abertos durante a noite. Não apenas ao fim-de-semana. É importante, é urgente fazer chegar à cultura aos jovens. A todos os jovens.

E uma ideia minha já antiga, mas que teria que ter "comparticipação privada", a criação de uma sessão de cinema com inicio às duas e fim às quatro. Seria um público mais restrito, já se sabe. Mas a ideia era ter-se esta sessão apenas às Sextas e aos Sábados e se possível com um preço bem mais convidativo que os actuais 5,6 euros. Era chamar os jovens e as pessoas em geral para o cinema. Até se poderia retirar jovens de alguns espaços menos próprios, nesses dias, oferecendo-lhe a alternativa do Cinema.

Noutro dominio, considero que a rede de transportes deveria ser substancialmente melhorada a esta hora. Dar alternativas válidas, tanto em custo como em tempo, aos jovens que ao fim-de-semana gostam de sair à noite. Ser um forte apelo a deixar o carro em casa. Melhor para o ambiente e sobretudo uma forma de tentar minorar alguns acidentes que como sabemos acontecem, com especial incidência, nas noites de "festa".

Apenas algumas ideias.

0 comentários: