Vamos conversar!

>> sexta-feira, 24 de outubro de 2008

1 - Os ultimos dados sobre a contabilidade da Universidade de Lisboa muito me preocupam. 109 milhões de euros em despesas só com o pessoal, quando as receitas são de apenas 103 milhões, entre propinas e verbas alocadas do Orçamento do Estado. Os números espelham uma realidade evidentemente dificil. Será o aumento da propina uma solução, sabendo-se que o custo de um aluno é bem superior ao valor que ele paga na propina, aproximando a propina pública e privada? Será que o principio do utilizador pagador também deveria vigorar no Ensino? Ou será que é o Estado que aloca uma verba deficitária? Ou será ainda que o problema está na despesa? Poderemos debater estas questões com mais profundidade num outro forúm que pretendo lançar. Para já anoto a contenção nas despesas nomeadamente na contratação do pessoal docente que já existe e na enorme dificuldade que é, para muitos alunos que vêm estudar para Lisboa pagar a propina de 1000 euros. Quanto mais uma propina de 3 ou 4 mil euros. Será que deveria ser implementado com muito mais força o principio pelo qual paga menos quem melhores notas tem (por exemplo a propina actual) e paga mais (para compensar o buraco financeiro) quem pior aproveitamento tem? Que vos parece?

2- Será que vamos assistir a um volte-face na eleição norte-americana? A vitória mais que certa de Obama está em risco? As ultimas sondagens são preocupantes para este candidato.

3-Porto perde, Benfica empata, Sporting ganha, Braga esmaga. O Saldo da jornada europeia é positivo. O Sporting está pertissimo de uma inédita passagem aos Oitavos-de-Final da Champions, com uma vitória muito importante. O ponto alcançado pelo Benfica não foi mau de todo. Braga foi divinal!

4-Ontem tive Assembleia de Secção no PSD/Moscavide. Discutiu-se poucas ideias e mais do mesmo. Gostei de ver algumas caras que já não apareciam por lá há muito tempo. Não percebi algumas coisas. Algumas delas fazem mesmo alguma confusão. Ossos do oficio!

5-O dia com mais visitas da semana foi Segunda-Feira? Porque será?

6-Aconselho a leitura do blogue do Dr.Pedro Santana Lopes, sobre as eleições norte americanas, o blogue Psicolaranja com o texto do Manuel Carvalho, presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito.

7-Desculpem-me os que gostam menos do meu low profile, mas não podemos estar sempre a rasgar. Se assim for, quando queremos rasgar a sério já não surte efeito. E depois temos que tentar construir. Ajudar, tolerar, ter paciência. É isso. Ter paciência.

8-XX Congresso da JSD, em Penafiel, dia 28, 29 e 30 Novembro.

0 comentários: