Presidenciais

>> domingo, 30 de maio de 2010

O Partido Socialista decretou hoje o apoio oficial à candidatura de Manuel Alegre, à Presidência da República. Com este apoio, as forças da direita mais conservadora, que, alegadamente, procuravam uma alternativa a Cavaco, passaram a ter um adversário fora do espaço político da direita, para que devem focalizar todas as suas atenções. Teria sido preferível, do ponto de vista da estratégia partidária, adiar a formalização do apoio por mais uma ou duas semanas, no intuito de dar “gás” a essa possível candidatura fragmentadora do eleitorado da direita. Assim, a esquerda perde uma boa oportunidade.

Alegra, por ter o apoio do Bloco de Esquerda, pelo seu percurso político e pelas opiniões que difunde, é um candidato de esquerda. Não será de extrema-esquerda, mas está mais longe do centro do que desse ponto do espectro político. Tem o apoio, do partido mais radical dos 6 com representação parlamentar. Não conquistará nenhum voto ao centro, conseguindo, quanto muito, o eleitorado mais à esquerda do Partido Socialista. Mas, sendo do Partido Socialista, existe uma janela de oportunidade para o candidato do PCP aglomerar alguns votos e ter uma votação considerável. Neste ponto, cumpre dizer, que o PCP voltou a liderar a oposição à esquerda o PS, empurrando o BE para o início do seu fim.

Não sou o único a achar, vide, por exemplo, o In Concreto, que será Carvalho da Silva o candidato do PCP. É uma pessoa muito próxima dos trabalhadores, dos sindicatos, enfim, das forças vivas da esquerda portuguesa. “Bem trabalhado”, pode passar até a ideia de alguém fora das lutas político-partidárias. E as manifestações não são inocentes. Podem muito bem ter sido o pontapé de saída da sua candidatura presidencial. Considero que seria o nome mais forte que o PCP poderia apresentar, garantindo 8 a 10% dos votos.

Não me parece que Nobre, embora vá buscar votos à esquerda e à direita, consiga mais que 5% dos votos. Na melhor das hipóteses. Manuel Alegre, conseguirá, quanto a mim 4 ou 5% do eleitorado tradicional do Bloco de Esquerda, 3 ou 4% do seu capital próprio de votos e talvez uns 25% do eleitorado do Partido Socialista, que vota PS quem quer que seja o candidato. Enfim, terá, quanto a mim, qualquer coisa como 30% dos votos, talvez um pouco mais, se fizer uma excelente candidatura, nunca acima dos 33% em minha opinião.

Nesse cenário, dando 33% a Alegre, 5% a Nobre e 9% a Carvalho da Silva, Cavaco Silva teria cerca de 52%, o que lhe permitiria ganhar na primeira volta e de forma mais confortável relativamente às últimas eleições presidenciais. Em todo o caso, acho que é possível que Cavaco Silva possa chegar pelo menos aos 55%. Dificilmente não chegará. Mesmo com um candidato à sua direita, mantendo CDS e PSD o apoio ao actual presidente, dificilmente Cavaco Silva não ganharia.

Depois das presidenciais, começar-se-á a desenhar os cenários políticos que vão anteceder as eleições legislativas, que dificilmente terão lugar depois do primeiro trimestre de 2012. E aí, possibilidade, do PSD ter a maior votação de sempre. Bastará não cometer erros.

Read more...

Mais notas...

>> sábado, 29 de maio de 2010

PSD. Sondagens, dão o PSD a um pequenino passo da maioria absoluta. PS a cerca de 16%. A realidade é que o PS, de acordo com todas as análises, conseguiria projectar-se durante algum tempo num estado de graça, prolongando os indicadores de vitória, mas quando começasse a cair, cairia a sério. Não haveria meio caminho. Se já tinha ficado a sensação que o PS não tinha ganho as legislativas, mas pelo contrário, tinha sido o PSD que por demérito não as tinha conseguido vencer (tendo tido todas as possibilidades para o fazer), estes primeiros meses de governação socialista, o desnorte visível, as múltiplas suspeitas, têm degradado a posição do PS. Desde a derrota do PSD nas Legislativas, que disse que não só o próximo primeiro ministro seria PSD, mas que se iria assistir a um período de hegemonia do centro-direita em Portugal. Acho que Passos Coelho tem condições para ganhar com o resultado mais dilatado de sempre, impondo ao PS a maior derrota de sempre. E acho que tem condições para um período de governação estável, por mais que uma década, que permita a Portugal resolver os problemas financeiros e económicos com que se defronta. E quanto a mim, nesta solução de estabilidade de longo prazo, mesmo com o PSD a ter maioria absoluta, o CDS deveria estar presente. Acho que representa um contributo muito válido como já vimos noutras ocasiões.

Presidência da República. Pouco conhecimento jurídico é a única coisa que pode estar em causa nesta aparente fragilização no núcleo mais conservador de apoio ao actual Presidente da República. Era indiferente o veto de Cavaco Silva. Tinha somente o efeito de adiar a decisão durante 15 dias, retirando o enfoque dos problemas do país, e fazendo jogo do PS, de retirar a atenção da subida dos impostos e das outras medidas de austeridade, para um questão terciária, já resolvida. Cavaco Silva expressou que a melhor solução, a mesma que defendo, seria uma União Civil Registada, como vigora no Reino Unido ou nos países nórdicos.

Benfica. Ao que parece Benfica vai propor renovação a Quim e Moreira. Boas decisões. Quim é o melhor guarda-redes português da actualidade, Moreira por via de ter o estatuto de jogador de formação, ajuda (e muito) nas inscrições para as competições europeias. Se existir a possibilidade de ir buscar um guardião, eu preferia ir buscar um guarda-redes de créditos firmados na Europa, com experiência internacional inatacável para fazer os jogos europeus (já que se entende que Jorge Jesus roda os guarda-redes consoante a competição), deixando Quim para o Campeonato e Taça da Liga e Moreira para a Taça de Portugal. Júlio César poderia ir rodar um ano, porque ainda é bastante jovem e precisa de duas ou três épocas com ritmo competitivo alto. Outro ponto é a recusa de uma proposta de 37 milhões de euros por David Luiz. Para mim, só se deve mesmo deixar sair se outras possibilidades não existirem. 50 milhões, portanto. O Benfica, se quiser ser um gigante na Europa, tem que ser um clube comprador e não um clube vendedor. Parece-me inevitável perder-se Di Maria, mas todos os outros podem ser segurados. Nesse contexto, iria buscar Simão para colmatar a baixa no lado esquerdo, aliviando a pressão sobre Gaitan, que poderia ter um período de adaptação mais fácil não tendo que constituir já uma opção ao mesmo nível de Di Maria, até porque, tal como aconteceu com Di Maria, não é crível, que Gaitan comece já a render o mesmo que o Di Maria (se este sair mesmo – ou seja, se alguém pagar os 40 milhões da cláusula de rescisão).

Read more...

Notas Várias

>> quarta-feira, 26 de maio de 2010

Muito falatório se deu, à alegada problemática relacionada com o Teste de Direito Constitucional II, elaborado pelo Professor Doutor Paulo Otero. Na altura, disse logo que não havia nenhum motivo para se colocar em causa essa prova escrita. Infelizmente, pouco falatório existiu sobre a decisão do Conselho Pedagógico (órgão com composição mista de Professores e Alunos). Unanimidade na maioria das questões, e apenas uma questão relacionada com a descrição da hipótese, 14 votos a favor, 3 contra 1 uma abstenção. Tudo pacifico. Como é normal.

Por falar em FDL, com o final do ano lectivo, e perto da época de exames, as polémicas aparecem como sempre. Agora, está em causa a existência, ou melhor, o espaçamento da época do recurso (do que eu me apercebi, porque para vos ser totalmente sincero, ainda não percebi muito bem o problema). Ficou marcada RGA para Quinta-Feira, numa que promete ser uma das Assembleias mais concorridas e mais “agressivas” dos últimos tempos. Parece-me importante, que os alunos se mantenham unidos na defesa dos seus direitos.

Estou a meio daquela que, se tudo correr como planeado, será a minha última semana de aulas na Faculdade de Direito de Lisboa. Depois exames, depois orais, depois orais de melhoria, depois recurso, em mais de 2 meses para tudo acabar. Os objectivos assumidos, após o semestre passado, podem ser alcançados. Mas com esforço, determinação e a ajuda de Deus, estou convicto que daqui por dois meses, poderei estar, com os meus, a festejar mais um sucesso.

Selecção Nacional. Desejo toda a sorte do mundo à nossa selecção. Espero que sejamos Campeões do Mundo. Mas os indicadores são todos negativos: Qualificação conseguida porque a Suécia marcou um golo à Dinamarca, jogos de preparação miseráveis (vide, como exemplo, o último com Cabo Verde), convocatória que deixa uma imensidão de dúvidas.

Ontem, inaugurada em Loures, a nova superfície da sociedade sueca, IKEA. A maior da Península Ibérica. Orgulhoso de a receber no meu Concelho.

Por falar em Concelho, nota para a última Assembleia de Secção do PSD/Moscavide. Fiz discurso que mantenho na íntegra. Excelente primeiro ano de mandato. Abrangência e correcção no tratamento para com a JSD, com apostas ganhas, a nível autárquico. Percepção da nova realidade a que a política não foge, da importância das redes sociais e da blogosfera. Vontade de abertura da sede aos novos militantes. Obras de requalificação do espaço físico da secção. Bom trabalho!

Read more...

José Mourinho

>> terça-feira, 25 de maio de 2010

Sem dúvida nenhuma, é português de maior sucesso e com maior impacto, das últimas décadas. É alguém que admiro desde que iniciou a sua carreira como treinador, no Sport Lisboa e Benfica. Pela extrema competência, pela forma como prepara tudo de forma meticulosa, exigente. Pela vontade inabalável que tem em ser sempre melhor, todos os dias. Pelos objectivos exigentes que coloca a si mesmo. Pela ambição, pela segurança. Enfim, como dizia Marcelo Rebelo de Sousa há uns dias, é o herói português contemporâneo. Para mim, nada mudou, por ter ganho a Champions, o Campeonato e a Taça do mesmo ano. Isso só significa mais um sucesso, entre os imensos que já teve e os imensos que vai ter. Para mim é uma inspiração. Partilho com os leitores o que já me aconteceu uma ou duas vezes: Antes de determinado desafio, normalmente de índole académica, vejo dois ou três vídeos de Mourinho. Mostra-me como sim é possível. Sem dúvida uma inspiração. Obrigado Mourinho!

P.S.(D) – Deixo-vos dois vídeos fantásticos. Não de Mourinho Treinador, não de Mourinho o especialista em mind games. Mas de Mourinho o especial, o especialíssimo! Sobretudo, Mourinho o ser humano.



Read more...

Escolher duas!

>> quarta-feira, 19 de maio de 2010



Retirei esta imagem de um perfil do Facebook de uma amiga. E não podia estar mais de acordo. Não só no fim do Semestre, mas na vida estudantil no geral, só é possível escolher duas destas três opções. Eu, hà muito tempo que prescindi da opção do vertice inferior direito.

Read more...

Notas Várias

>> segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saldanha Sanches. Sem aulas, nem provas de avaliação. Faculdade parada em homenagem ao Professor Saldanha Sanches. Alunos com peça de roupa preta ou trajados em sua memória. Descanse em paz, Professor.

Primeiro-Ministro. Respondeu hoje às 74 perguntas formuladas pela Comissão de Inquérito. Não ressalta nada de novo, pelo menos pelo que pude ler na diagonal. Vamos ver a conclusão desta comissão de inquérito e a alegada interferência de José Sócrates.

Cavaco Silva. Fala hoje ao país, depois das 20horas. Sobre o casamento homossexual. Expira amanhã o prazo para exercer o direito de veto ou promulgar. Em caso de veto, manifestamente improvável, o Partido Socialista e os partidos da esquerda radical podem confirmar o diploma, ficando Cavaco Silva obrigado a promulgar. Parece-me que para poupar esse impasse, Cavaco vai promulgar já o diploma, confortado com a posição do Tribunal Constitucional. A declaração de hoje, poderá funcionar como uma declaração de voto. Promulga, mas explica as razões e, sobretudo, as objecções. Consensual, portanto.

Mourinho. É de facto o melhor do mundo. Bicampeão italiano. Vencedor da Taça de Itália. Finalista da Champions, após eliminar Chelsea e Barcelona. De saída de Milão, rumo a Madrid? Para já, tem que ganhar em Madrid, mas contra o Bayern. Um orgulho para Portugal.

Read more...

Bênção das Fitas

>> sábado, 15 de maio de 2010

Excelente momento. 7.000 finalistas, num cerimónia cheia de cor, alegria e sentimento de dever cumprido. Quanto a mim, a parte que mais gosto é ler as fitas. É uma boa oportunidade para termos uma ainda melhor percepção do impacto que provocamos nos outros e quais os traços de personalidade que mais ressaltam em nós. Na esmagadora maioria das fitas, existiram dois que foram repetidos. Capacidade de Trabalho e uma correcção e verticalidade muito grandes. É fantástico, ser reconhecido pelas pessoas, como alguém de bem, sério. É igualmente uma enorme responsabilidade que tenho, para não defraudar essas expectativas.

Não há satisfação maior, do que sermos considerados por todas as pessoas, ou uma maioria imensa delas, como pessoas sérias de carácter e com valores. Isso vale muito mais do que uma eleição ganha ou outras tretas do género. E portanto, nenhuma hesitação deve existir quando somos confrontados a fazer uma escolha desse género.

Porém, ainda faltam alguns meses para concluir o curso. Todo um período de exames, melhorias, recurso se for necessário. Uma batalha complicada, em torno de um objectivo difícil, mas com a ajuda de Deus, alcançável. No fim, então sim, total sentimento de dever cumprido. Agora, até ao final, finalzinho, vários momentos vão assinalando o fim de um percurso, de uma etapa e de um ciclo. A Viagem de Finalistas, agora a Bênção. Para a semana o Baile. Na outra, a última mítica festa da Cerveja enquanto aluno daquela casa. Mais tarde, o diploma. Foram quatro anos absolutamente fantásticos, numa casa a que devo muito. Ensinou-me muito e deu um contributo fundamental para ser o homem que hoje sou.

E palavra para todos os seres humanos fantásticos que me apoiaram e incentivaram nesta luta. Desde os meus pais que tiveram importância tremenda na escolha do meu curso, uma das melhores decisões que tomei em toda a minha vida, aos vários familiares e amigos que sempre foram apoiando. E palavra também para aqueles que duvidaram. Até para os que criticaram. Todos foram importantes e me deram força para conseguir chegar e estar em condições de concluir de forma brilhante o curso.

É uma sorte rodear-me também de pessoas com imensos valores. E, daqui a pouco tempo, daremos provas disso, noutras coisas, noutros lugares. De correcção, desprendimento. Sou absolutamente obcecado pelos valores. Pela honestidade. E disso, não abdico.

Mas hoje é dia de festa! Festejemos.

Read more...

As primeiras notas, após a paragem.

>> sexta-feira, 14 de maio de 2010

Regresso. Finalmente! Sentia-me preso, com esta paragem na escrita. Muita coisa para dizer e desabafar. Safaram as notas do FB, mas foram mero aperitivo. Saudades também dos vossos comentários. Mas teve que ser. A ponderação tinha de reinar. E reinou. Agora, voltar à carga. Com a mesma dignidade e valores. Mas sem dar hipótese. Sem dar hipótese.

Amanhã. Bênção das Fitas. É um dia bonito, que vale mais do que não seja, pelo que pude ler nas pessoas que tiveram oportunidade de me escrever algumas linhas na fita. Mas sinto-o como um dia que assinala o início do fim de uma etapa, e não o fim dessa etapa. Faltam trabalhos, simulações de julgamento, um teste, todos os exames, orais de passagem (esperemos que não) e de melhoria, época de recurso para alguns reajustes que devem ser feitos e enfim, muito esforço para se conseguir um objectivo, que parecia quase impossível no início deste ano, mas que com a ajuda de Deus, está a um pequeno passo de ser alcançado.

Bento XVI. Visita importantíssima, na mobilização dos católicos, na aproximação dos jovens à Igreja e num certo orgulho e dinamismo de todos nós. O Papa mais distante e frio não correspondia à verdade. Afável, humilde, inteligente, culto, preocupado mas, sobretudo, muito próximo. Com gestos afáveis e de enorme simpatia. Fantástica recepção do povo mais acolhedor do mundo. E os jovens. Excelente.

Benfica. Devido à paragem não tive a possibilidade de aqui colocar nada. Nem me vou alongar muito sobre o tema. Fantástico o campeonato, ganhou a equipa que jogou melhor, que contribuiu mais para a dignificação do espectáculo futebol, muito para além do jogo futebol. De parabéns Jorge Jesus, a equipa, a direcção e sobretudo os associados. Mas o valor dessa conquista, tem pouquíssimo significado, se compararmos à morte das pessoas. Hoje, morreu um adepto benfiquista, violentamente espancado por adeptos do Sporting de Braga. Perde toda a magia.

Saldanha Sanches. Fez parte do júri de 3 professores, na minha primeira oral na Faculdade. Correspondeu também à minha melhor nota, desde que entrei naquela casa. Lembro-me bem desse momento. Hoje faleceu, um dos maiores fiscalistas da segunda metade do século XX em Portugal. Lutador e resistente. Professor. Com o olhar nas gerações vindouras. A devida homenagem.

Read more...

Um dia volto a escrever. Hoje é o dia.

Arranca hoje, o Laranja Choque. O Logótipo mudou, coloquei votações, inicia o espaço Notas do Dia-a-Dia, deixo nota biográfica sobre o meu percurso político e abro o espaço, embora ainda sem texto, do Deputado Municipal.

Fica no entanto a apresentação de todos os espaços do Novo Laranja Choque:

Deputado Municipal – Dará conta das intervenções, moções e principais notas que considere relevantes sobre o mandato na Assembleia Municipal.

Palavra a quem sabe – Uma vez por mês, uma personalidade de relevo da nossa sociedade, escreverá no Laranja Choque.

Concelho de Loures; Opinião – Algumas personalidades do PSD do Concelho de Loures, que por uma razão ou outra merecem destaque e cujo depoimento será um contributo relevante, serão convidadas a opinar, uma vez por mês. Aqui, não está fechado ainda o elenco de convidados, mas a ideia é ter 8 pessoas, para que possamos ter dois textos por semana, sobre esta temática.

In Dúbio Pró Réu – Um espaço sobre direito ou a vida na Faculdade de Direito de Lisboa. Uma vez por mês, um convidado.

Notas do Dia-a-Dia – Textos elaborados por mim, sem dia nem periodicidade certa. Sobre tudo e sobre nada. O costume, portanto.

Espaço Pensar – 10 colaboradores. 6 com ligações ao PPD/PSD, 2 independentes e 2 com ligações a outros partidos. Os ligados ao PPD/PSD estão praticamente fechados. A ideia é cada um escrever um texto por mês, conseguindo-se 2 ou 3 textos por semana, nesta rubrica. Voltarão à escrita no Laranja Choque, nomes como o Diogo Agostinho, o Pedro Correia, a Essi Silva ou a Daniela Major. O Bruno Antunes continuará com o seu Dia B. E a Daniela Major, do Câmara dos Lordes, também prestará depoimento. Um elenco de luxo, a que se irá juntar, se tudo correr bem, uma grande surpresa. Depois, com um olhar divergente, procurarei melhorar o debate aqui no Laranja Choque, com opiniões contraditórias, convidando duas pessoas, da área mais à esquerda do PSD, para connosco produzirem um sereno e frutuoso debate de ideias.

Todos os espaços que não iniciam a sua vigência hoje, terão inicio no mês de Junho.

É o Laranja Choque de cara lavada, que regressa ao convívio dos leitores. E por falar em Leitores, agradeço, a espera e a regularidade na visita que mantiveram. Os comentários, o acompanhamento às notas no Facebook. Nunca fiz textos, a pensar no número de pessoas que podem ler ou visitar este blogue. Não o passarei a fazer agora. No entanto, tendo em conta o elenco fantástico de pessoas que me procurei e continuarei a procurar rodear, e o esforço para oferecer aos leitores um “produto” de cada vez maior qualidade, tenho como objectivo, logo que o Blogue comece a carburar, atingir a média de 100 visitantes diários, sendo que, em condições normais, o Laranja Choque tinha sensivelmente 50 pessoas por dia a visitarem-nos. Esse objectivo, é apontado lá para Setembro, depois das férias do Verão, e com os espaços a funcionar devidamente.

Farei avisos do FB da maioria dos textos que aqui escrever. Para além disso manterei a colaboração no Pensare Jota, que procurarei aprofundar, e agora no Razão e Vontade.

Conto convosco para mais uma etapa. Não poderia deixar de agradecer também, em fim de período reflexivo, a todos aqueles que manifestaram uma palavra de apoio. Não me arrogo do monopólio da seriedade na política. Ainda bem.

Read more...

Economia em versão de Simplex e nota sobre aumento de impostos.

>> quinta-feira, 13 de maio de 2010

Antes mesmo de regressar em definitivo à escrita, cumpre fazer um breve comentário sobre o pacote de medidas de índole financeira agora apresentadas pelo executivo liderado por José Sócrates:

 Vivendo um momento muito difícil, por causa da crise financeira de 2008-2009, comparável apenas com a que desembocou no Crash bolsista ainda na primeira metade do século passado, compreende-se que o Governo tenha que tomar medidas excepcionais, no que à tributação diz respeito. No entanto, lastima-se, que nos últimos anos, se insista no erro de se considerar que o equilíbrio financeiro é um fim em si mesmo. Não é. O equilíbrio das contas públicas é um meio para atingir a finalidade do crescimento económico, pelo que de nada adianta termos um deficit público baixo, se não crescermos. Para que todos percebam, o deficit orçamental ocorre quando as despesas efectivas são superiores às receitas efectivas, sendo necessário, por isso, que o Estado recorra a créditos, ou seja contraia divida pública para fazer face à diferença entre o que recebe e o que gasta. Contudo, no período orçamental subsequente não só terá que ser amortizado esse mesmo valor como terão que ser pagos juros sobre a divida publica contraida, onerando as gerações futuras. É portanto um problema muito importante que deve ser resolvido, mas que só se resolve pensando no crescimento económico. Por hipótese, imaginando que um aumento de IVA proporcionaria um aumento de receita proporcional, seria possível ter deficit zero ou até mesmo superavit. Simplesmente, para além disso não ocorrer (como compra a curva de Laffer) a consequência de uma medida desse género seria acabar com o poder de compra das pessoas, gerando problemas sociais graves.

 Explicando melhor o que disse sobre a curva de Laffer, um aumento de imposto, por exemplo o IVA, apenas faz aumentar a receita fiscal até certo ponto. Se um produto é transaccionado por 10, mas o comprador estava disposto a pagar 12 e o vendedor disposto a vender por 8, gera-se um excedente do produtor e do consumidor de 2 para cada um. O Estado poderá aplicar um imposto igual ou inferior a 4, que será repercutido por ambos (ou só por um) e o produto será transaccionado. Mas se o Estado aplicar um imposto de 5, não há forma de repercutir esse imposto, não se gerando essa transacção. E como não há troca, o estado não tributa nada. Nem 5, nem 4. Tributa zero. Pior, o comprador deixou de adquirir o produto que lhe fazia falta, gerando-se problemas de pobreza. Do outro lado, o vendedor também não vendeu. Se não vender produtos, a empresa não tem lucro. Se não tem lucros, tem que despedir pessoas. As pessoas ao serem despedidas, vão para o fundo de desemprego, ou seja, agora passou a ser o Estado a “sustentar” essas pessoas. Ou seja, um aumento do IVA, que deveria servir para aumentar a receita fiscal do estado, faz com que, diminua a receita fiscal e aumente a despesa, e, pelo meio, ceifou a economia, deixou pessoas no desemprego e outras com carências sociais. Poderia dar exemplos, com outros impostos, mas deixo isso para outra altura. Quase que dava para fazer uma Tese sobre isto, e…talvez dê!

 Quanto a estes impostos, percebo que, a título excepcional e no curto espaço de tempo possível, se aumente as taxas do IRC e seja criado um escalão adicional. Quanto ao IVA, achei mal, porque a situação financeira não estava estabilizada, quando o Governo baixou 1% da taxa de Iva, em vésperas de eleições. O resultado está a vista. Tem que agora aumentar em 1% a taxa máxima de IVA, mas também a taxa dos produtos de primeira necessidade. Discordo aqui. Era preferível aumentar 1,5% na taxa máxima, mas não mexer nos produtos de primeira necessidade. Quanto ao IRC, é uma medida completamente castradora do investimento privado. Interno e externo. Como é que uma empresa pode investir em Portugal, se a mão-de-obra é menos qualificada e mais cara relativamente a países como a Eslováquia ou a República Checa e depois (até porque ninguém defende, e bem, uma descida de salários embora fosse conveniente aumentar os índices de qualificação – e aqui o Governo até tem tomado medidas positivas) ainda tem que pagar uma taxa de imposto altíssima? Para além do que, com os processos judiciais a demorarem anos a fio, todos têm medo de fixar cá a sua empresa e depois perante um processo judicial se depararem com problemas complicados. Este aumento do IRC, é portanto castrador do investimento privado, e por isso só se deve recorrer ao mesmo em condições excepcionalíssimas. Mais, isto pode significar muitas empresas irem para a falência. Sei que BE e PCP dirão: Se pessoas pagam, os empregadores – esses malandros, também têm que pagar. Um argumento destes é de quem percebe 0 de economia. E é demagógico. Porque são as empresas que pagam os salários às pessoas e que as podem manter empregadas e com poder de compra.

 Assim, e repito, era preferível, aumentar 1,5% o IVA na taxa máxima e não mexer na taxa mínima. Criar o escalão adicional de IRS e a tributação extra – temporariamente!!. Não mexer no IRC. E acrescento: Suspender as obras públicas, como o TGV, que não traz nenhum impacto à economia e vai aumentar brutalmente a despesa. A não construção do TGV, seria mais que suficiente para, por exemplo, não aumentar agora o IRC. O terceiro auto estrada deveria ser abandonado. A terceira travessia suspensa. E o Aeroporto, repensado, embora a sua construção por módulos permita ir investindo consoante as condições financeiras do país – sendo que, agora, é totalmente desaconselhável.

 Acho bem o sinal de se cortar 5% dos salários dos políticos e dos gestores. Aqui vou mais longe. Os políticos e os gestores públicos deveriam dar o exemplo, e prescindir de um salário. Para dar o exemplo e para motivar a população em torno de um objectivo comum, já que o impacto na economia, é perto do zero.

Read more...

Laranja Choque de Regresso!

>> quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Laranja Choque, após esta pausa de algumas semanas, vai regressar.

Este período de reflexão, deveu-se, como mencionei, à necessidade imperativa de ponderar e maturar alguns acontecimentos que sucederam nos últimos meses, com especial incidência nas últimas semanas. Por um lado, o agastamento com esses acontecimentos tolheu parte da disponibilidade mental necessária para que a escrita reflicta exactamente aquilo que penso e quero dizer. Por outro lado, temi que se continuasse a escrever, nos dias a seguir, aos referidos acontecimentos, pudesse cometer imprudências várias, penalizando algumas pessoas que não mereciam ser penalizadas e dando importância a pessoas que apenas merecem ser ignoradas. Ainda, no plano pessoal, uma necessidade de organização no que se refere à gestão de tempo, que carecia ser feita para que a actividade no Laranja pudesse continuar a um ritmo satisfatório, o que não estava, manifestamente, a ser conseguido.

Noutro sentido, o próprio Laranja Choque, precisava de uma reconfiguração. Existiam novos espaços e novas áreas, que pretendia implementar à bastante tempo. Por outro lado, para além do aspecto pessoal deste espaço, sem dúvida o mais importante, existe um outro ponto que se relaciona com a intervenção pública que pretendo fazer. Assim, durante os últimos meses, fui apresentando aqui, o Programa Ganhar uma Geração, através de post’s vários, temas a debate, votações, entre outros instrumentos. Essa tarefa teve o seu terminus. Em sentido inverso, com a minha eleição para Deputado Municipal nas últimas Autárquicas, e findo o prazo de adaptação àquele órgão, após 4 assembleias em que já participei, a intervenção pública que possa fazer, deve também passar por aí. Assim, impunha-se uma reorganização deste espaço.

Em breve, anunciarei os novos espaços e iniciarei a postagem. O único pormenor que falta decidir, é se inicio as minhas notas pessoais primeiro, dando depois lugar aos espaços temáticos, ou se inicio esta nova actividade com um post subordinado ao espaço “Palavra a quem sabe”. Depende também da agenda do convidado. De todo o modo, tenho colocado algumas anotações no meu perfil, da rede social Facebook. De todo o modo, vou colocando novidades aqui. Ate já!

Read more...

Bento XVI em Portugal

>> terça-feira, 11 de maio de 2010

Interrompo a pausa no Laranja Choque, para fazer menção à visita de Bento XVI ao nosso país.

É um momento alto para a Igreja Católica e para os Católicos, representa um símbolo de unidade e esperança num futuro melhor. Acima de tudo, é um momento de reflexão e de esperança num futuro melhor, para todos.

Tenho uma admiração grande por este Papa, porque julgo que nunca como agora, foi tão difícil ser Papa da Igreja Católica. Os Escândalos da Pedofilia, têm sido encarados com coragem e frontalidade por este Papa. Não se recusa a falar do assunto. Sobre este ponto gostaria apenas de resumir o meu pensamento numa frase: A Igreja será sempre Santa porque foi fundada por Deus, e sempre pecadora porque é constituída por homens.

A Igreja Católica não padecerá pelo pecado de alguns homens. Bento XVI tem dado um contributo muito importante para a união de todos os cristãos e católicos e na difusão de uma mensagem de esperança e de fortalecimento.

É com fé em Deus e com a tranquilidade que daí advém que devemos encarar os desafios do nosso mundo. A vinda do Papa a Portugal, é o símbolo dessa tranquilidade. Mas também a afirmação dos valores católicos e de uma sociedade mais justa.

Read more...

Em Obras

>> terça-feira, 4 de maio de 2010



Amigas e Amigos,

Retirei a maioria dos separadores da barra vertical, deixando apenas o Editorial e o Espaço das Opiniões Convidadas, respeitando todos aqueles que contribuiram durante meses neste vosso espaço. Da mesma maneira, retirei a apresentação dos espaços temáticos constantes da barra lateral. O Laranja está portanto em obras. A novidade é que irá mesmo regressar. Ainda não sei precisar o dia, mas farei a divulgação em post a agendar aqui e através das redes sociais, sendo certo que isso só sucederá, após ter todos os novos espaços programados.

Estas curtas férias na postagem, significam também uma mudança. Uma mudança no registo e no objecto do blogue, que não perdendo, evidentemente, a sua matriz pessoal e intimista, abraçará agora novas funções e abordará novas temáticas, tendo em conta, evidentemente, esse período de reflexão de que vos falei. Poderei também anunciar, que vou chamar a colaborar novos elementos, precisamente com esse intuito mais agregador e diversificado, tendo sempre em linha de conta o pano de fundo em que projectarei os próximos textos.

Dizer ainda, que até ao momento do regresso, poderão ir acompanhando as minhas reflexões, sobre variados temas, que tenho feito através da rede Social Facebook, onde venho aditando várias notas, que desta forma vão suprindo a falta de escrita aqui no Laranja Choque. Pensei criar um perfil do Blogue, mas deixo essa decisão para depois da re-estruturação.

Última nota para responder a todos aqueles que me têm perguntado, simplesmente, “Então o que se passou, afinal?”, que responderei em breve, na sede adequada e no momento oportuno. Depois de o fazer, poderei, eventualmente, dar nota aqui no Laranja Choque, por exemplo, reproduzindo essa mesma resposta.

Ate já!

Read more...