Dia B, por Bruno Antunes

>> quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Neste dia 27 de Setembro realizaram-se as eleições legislativas, por ventura aquelas consideradas como as mais importantes na medida que é através delas que os portugueses se vêm representados na Assembleia da República e que posteriormente se formará um Governo. Isto é, é a partir destas eleições que se conhecem os actores do poder legislativo e executivo.
Estas eleições tiveram os seguintes resultados (sem os votos dos emigrantes): PS (36, 56%) 96 deputados, PSD (29, 09%) 78 dep., CDS (10, 46%) 21 dep., BE (9, 85%) 16 dep., CDU (7, 88%) 15 dep.
Desde logo importa afirmar que a análise a estes resultados não deverá ser feita através de uma comparação entre as eleições de 2005 e as de 2009. Temos que ter em conta tudo o que aconteceu entretanto. Contestação, escândalos, sondagens, tudo…

Posto isto, passemos à análise partido a partido.

PS: Vence estas eleições com clara vantagem sobre o PSD (apesar de ter perdido deputados para todos os outros partidos) depois da onda de contestação gerada durante o mandato conferido em 2005, depois dos resultados das eleições europeias e depois de algumas sondagens terem previsto um empate técnico entre os dois partidos. Este facto sucede acima de tudo pela excelente campanha dos socialistas e a prestação convincente de José Sócrates nos debates. A prestação menos boa do PSD e da sua líder foram também preponderantes. No entanto, estas eleições trazem algum “amargo de boca” ao PS. Por um lado o PSD e o CDS juntos têm mais deputados que o PS. A pergunta que se coloca é se correrá o PR o risco de convidar a governar os dois partidos de direita. Creio ser difícil tal cenário pois debilitaria a imagem do PR e contaria com uma oposição dilacerante da esquerda em maioria no Parlamento. Por outro lado, o PS (afastado que está o cenário do Centrão) só consegue ter maioria absoluta com o CDS, algo que também parece muito complicado pois este partido parece não estar disposto para tal. O PS parece estar numa situação em que governará sozinho tendo de contar necessariamente com outros partidos para viabilizar diplomas importantes como o Orçamento de Estado. Não esquecer a possibilidade de uma moção de censura, se bem que importa não esquecer 1987 em que “saiu o tiro pela culatra” ao PRD.

PSD: Estrondosamente derrotado (apesar de ter ganho 3 deputados) pois não soube capitalizar para si a onda de contestação em torno de Sócrates e do seu Governo. Essa contestação traduziu-se sobretudo em votos nos outros 3 partidos. O PSD não fez uma boa campanha e prestação de Manuela Ferreira Leite nos debates não foi a melhor conforme já escrevera aqui no blogue. Mesmo com o resultado do CDS dificilmente formará Governo até porque não surgiram afirmações que sequer pudessem pôr sobre a mesa esse cenário. Está neste momento em causa a permanência da líder do PSD enquanto tal. Provavelmente dever-se-á manter até às eleições autárquicas, mas será dificílimo continuar a liderar, isto apesar de o PSD provavelmente ganhar as eleições (que é um dado recorrente e que não decorre normalmente da performance do líder).

CDS: Bons resultados para este partido que nas sondagens se encontrava bastante atrás. Bons debates e campanha de Paulo Portas que conseguiu chegar a mais de 10%. Será um elemento fundamental neste novo Parlamento. A ver vamos em que moldes.

BE: Apesar dos 16 deputados eleitos e de ter duplicado o número relativamente a 2005, este resultado deverá desiludir os bloquistas, apesar de alguns manifestarem agrado perante tal cenário. É que em todas as sondagens o BE aparecia destacado em 3º lugar e mesmo nas sondagens à boca das urnas parecia que poderiam eleger 20 deputados. O papel fundamental que poderiam ter na AR fugiu para…o CDS.

CDU: Ganhou um deputado mas mantém o papel que obteve em 2005. O eleitorado comunista é pouco móvel e por isso não surpreende este resultado.

Convém ainda fazer dois apontamentos.

Em primeiro lugar importa lembrar os números da abstenção. 39, 4% dos cidadãos eleitores não votaram, o que é muito. São números que deverão suscitar reflexão aos eleitores e aos eleitos.

Em segundo lugar é necessário fazer uma referência às sondagens que têm falhado demais, mesmo à boca das urnas, algo que me parecia pouco provável.

Read more...

A tua voz na Assembleia Municipal.

>> terça-feira, 29 de setembro de 2009

Agora que entrámos, oficialmente, na campanha autárquica, chegou o momento de comunicar aos que ainda não sabiam, a minha candidatura a deputado municipal no Concelho de Loures.

Sou a primeira indicação da JSD no Concelho de Loures, mas por várias razões, uma das quais a lei da paridade, o lugar que ocupo nas listas do PSD não é elegível “de caras”. Pelo contrário, será preciso uma forte mobilização por parte de todos os jovens e daqueles que acreditam que é possível fazer melhor no Concelho de Loures, para que a juventude possa ter voz na assembleia municipal do Concelho de Loures.

A responsabilidade que me foi confiada pelo partido a que pertenço é muito grande, mas procurarei corresponder às expectativas. Julgo que é muito importante para os jovens do Concelho de Loures, terem alguém que os represente na Assembleia Municipal e, por outro lado, alguém que possa fazer a ponte entre os objectivos e anseios dos jovens que estudam, trabalham ou vivem no Concelho de Loures e as pessoas que governam o município.

No caso de ser eleito, procurarei ouvir com grande periodicidade os jovens do Concelho de Loures, através de visitas às escolas básicas e secundárias, reuniões com as associações de estudantes, mas também com visitas periódicas aos pontos de reunião dos jovens no Concelho. Serei apenas a voz dos jovens Lourenses, e apresentarei uma, duas, três, quatro moções, as que forem necessárias, para que todas as ideias que os jovens do município defendem sejam colocadas em prática.

Por outro lado, tentarei optimizar o que as novas tecnologias hoje possibilitam, criando ferramentas que permitam ouvir com grande periodicidade o que jovens do município tem para dizer, tentando fazer tudo por tudo, por lançar as “jornadas parlamentares” na Blogosfera. Criarei um e-mail à disposição de todos os jovens para ouvir as criticas, sugestões e ideias que tenham para as propostas a apresentar.

As moções a serem apresentadas, na medida do possível, devem ser colocadas em discussão pública, para que todos possam ter oportunidade de intervir e de colaborar na sua elaboração.

Evidentemente, que esta candidatura é integrada num projecto de grande qualidade que o PSD apresenta ao município. Um projecto de mudança, de ruptura com a má gestão que os socialistas têm levado a cabo. Contudo, quero afirmar que a minha principal preocupação é defender os interesses dos jovens do município de Loures, todos os jovens. Nessa medida, o meu apelo é para que esta seja uma candidatura de todos os jovens uma verdadeira candidatura da juventude, daqueles que habitualmente votam no PSD e a quem apelo que mantenham a confiança neste partido, mas também de todos aqueles que habitualmente votam noutros partidos, da esquerda à direita e quem apelo que pela primeira vez votem no PPD/PSD na Assembleia Municipal, para que possamos reivindicar uma verdadeira politica de juventude no Concelho de Loures, independentemente de quem seja o executivo que venha a governar Loures, nos próximos quatro anos.

Terminando, deixo-vos apenas cinco ideias que considero que deveriam ser implementadas no Concelho de Loures:

• A criação de um grande espaço de estudo, aberto 24horas por dia, para que todos os jovens do Concelho de Loures, em especial aqueles que menos têm e mais precisam, tenham condições para incrementar as hipóteses de sucesso no seu percurso académico.

• A aposta forte na Cultura, nomeadamente na organização de festivais de teatro, cinema e música no nosso Concelho.

• A melhoria da qualidade dos transportes públicos dentro do Concelho de Loures e entre o Concelho de Loures e os Concelhos fronteiriços, melhorando a mobilidade e, dessa forma, melhorando um pouco a vida dos jovens e da população em geral.

• A criação de um sistema de empréstimo de manuais escolares, no Ensino Básico e Secundário, tentando desta forma aliviar as famílias mais desfavorecidas e dar melhores condições de estudo para os jovens mais carenciados.

• Conceder incentivos fiscais melhorados, para os jovens empresários que estabeleçam as suas empresas no Concelho de Loures e para todos aqueles que com menos de 30 anos, comprem casa no Concelho.

São apenas algumas das muitas ideias que tentarei ver aprovadas em Assembleia Municipal se merecer a vossa confiança.

Dia 11, faz-te ouvir na Assembleia Municipal do Concelho de Loures!

Read more...

Lisboa merece mais!

>> segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Read more...

Em Bom Português

Ontem fui ao Prior Velho Movimento, porque como não fique muito bem disposto com os resultados, queria rir um bocadinho. Aproveitei para ver os gráficos que lá estavam. Mas em vez de perspectivar os resultados do Concelho de Loures, observei os resultados do Conselho de Loures.

Ora, quando se trata de uma Circunscrição, falamos de Concelho. Concelho de Loures, Concelho de Lisboa.

Quando se trata de Conselho, no sentido de aconselhamento, por exemplo, “dar um conselho” ou até “Conselho de Estado” utiliza-se o s e não o c.

Assim se escreve em bom Português.

Read more...

Análise aos Resultados Eleitorais

A disposição permite-me fazer este comentário, embora evidentemente não tenha gostado dos resultados do PSD. Contudo, existiram coisas positivas, para não dizer, extraordinárias, nesta noite eleitoral.

Procurarei fazer uma análise partido a partido, na tentativa de conseguir ser o mais objectivo possível.

CDU – Cresce em número de votos (Mais cerca de 15.000 eleitores) e aumenta a sua bancada parlamentar em um deputado. Contudo, acaba por passar de terceira força politica, para quinto partido com assento parlamentar, tal como tinha previsto na antevisão que aqui lancei há uns dias atrás. O PCP docinho na campanha e menos retórico ao longo dos últimos meses, permitiu que muitos votos da extrema-esquerda fugissem para o Bloco de Esquerda. A CDU, não é a grande vencedora da noite, como diria Carvalhas, mas não é a grande perdedora.

MRPP – Cresce 5.000 votos, afirma-se como sexta força politica. E ganhou 5.000 votos sexta-feira. Garcia Pereira deve agradecer aos Gatos que pela primeira vez deram exposição mediática ao MRPP. Solidificou como sexta força politica, mas tal como também eu tinha previsto, ao contrário do que muitos diziam, nenhum pequeno partido consegue eleger um deputado. MEP, fraquíssimo.

PSD – Melhor que 2005 em deputados, relativamente igual em percentagem de votos e em número de votos. Perde as eleições, porque não tem mais um voto que o Partido Socialista. Perde, porque em quatro anos e meio de oposição não conseguiu subir a sua votação mais do que 5.000 votos. Perde porque não conseguiu suster o crescimento do CDS à direita. Perde porque depois das Europeias tinha as eleições ganhas e por via de erros de casting, acaba por perde-las. De todo o modo, existem agora as eleições autárquicas, onde o PSD parte na pole position. Se em três actos eleitorais, ganhar 2, não se pode dizer que tenha sido um mau calendário eleitoral. Veremos.

CDS-PP – Fantástico. É um partido a quem reconheço coerência, imenso trabalho na Assembleia da República, quadros de excelência, um líder fantástico e ideias concretas e claras para o país. O esforço e o mérito são recompensados. O CDS é a terceira força politica, sobe de 12 para 21 deputados, cresce 3%, e aumenta quase 180.000 votos. Notável. E atenção: É o único partido que pode viabilizar o que quer que seja ao PS, se excluirmos, evidentemente, o PSD.

BE – Sondagens que falavam em 16%. Projecções à boca das urnas a referir 21 deputados. Terceira força politica era indiscutível. Louçã estava pronto para ir ocupar um qualquer gabinete, num qualquer ministério. Sozinho, não consegue viabilizar nada. O BE, não serve para absolutamente nada, e quem tirou a maioria absoluta ao PS, foi o CDS-PP. Louçã é o grande derrotado da noite eleitoral, embora tenha subido em número de deputados. Expectativas goradas, extrema esquerda a situar-se nos 17%, bem longe dos 25% que em tempos foram assegurados.

PS – Teve mais votos que o PSD, ficou em primeiro, ganhou as eleições. Mas este resultado só não vê quem quer. O único partiu que perdeu deputados, foi o PS. Perdeu também quase 10% em termos percentuais. E pior, teve menos 500.000 portugueses a votarem no seu programa. Meio milhão de Portugueses, deixaram de confiar o PS, que agora terá pouca margem de manobra. Ou tenta uma viabilização com o CDS, que tem a faca e o queijo (limiano?) na mão, ou tem que se coligar a toda a esquerda, à boa maneira de António Costa. PCP e BE no governo?

Dito isto, julgo que a esquerda radical é a grande derrotada da noite, em especial o Bloco de Esquerda. O CDS é o grande vencedor. Entre PS e PSD, PS vence, porque evidentemente teve mais votos.

Quanto às autárquicas, fica a nota dos bons indicadores em Loures, onde o PS, ultrapassa o PCP e consegue resultados interessantes em algumas freguesias. Em Lisboa, PSD e CDS juntos conseguem 40% contra 34% do PS.

Uma palavra de força e de coragem para os militantes do PSD, para a luta autárquica que se avizinha.

Depois de dia 11, todos faremos as nossas reflexões. E serão assacadas as responsabilidades e dada a parabenização a quem de direito.

Read more...

Loures! - Grande expectativa para dia 11 de Outubro!

>> domingo, 27 de setembro de 2009

PSD, passa à frente do PCP! E não foi por pouco!

PS - 39,17% - 41.160 votos
PSD - 19,42% - 20.408 votos
CDU - 15,02% - 15.778 votos
BE - 10.03% - 10.827 votos
CDS-PP - 9,01% - 9.468 votos

Read more...

Marcelo Rebelo de Sousa

A frase da noite.

Read more...

Que doce...

O BE está docinho para o PS. Não quero acreditar...

Read more...

Camarate

PSD a 27 votos do PCP em Camarate. Um resultado que não é mau para o PSD! Parabéns a quem tem feito politica social-democrata em Camarate!

Read more...

Bobadela

PSD à frente do CDU. Surpresa agradável!

E as autárquicas são já dia 11!

Read more...

Lisboa

Para já, PSD e CDS com mais votação que o Partido Socialista. Faz sentido!

Read more...

Resultados na Portela

PSD - 38,66%
PS - 30,24%
CDS - 12,42%
BE - 7,44%
PCP - 5,07%
MEP - 1,15%
MMS - 0,48%
MRRP - 0,47%
PNR - 0,27%

Read more...

Primeira Reacção

PS ganha, mas é o partido que mais cai. No entanto, ficando em primeiro lugar, se as projecções se confirmarem, é um dos vencedores da noite.

PSD, não consegue fazer muito melhor do que em 2005 com Pedro Santana Lopes.

CDU, a cair bastante, pelo crescimento do Bloco.

Bloco, com um crescimento significativo, mas sem conseguir uma posição isolada no terceiro lugar.

CDS-PP, como eu tinha previsto, a ter a recompensa de ter sido o partido que mais trabalhou na Assembleia da República, de ter feito a melhor campanha e de ter tido o líder com melhor performance. Sinceros parabéns!

Read more...

O meu dia 27

Ontem o dia em família, retirou-me tempo para algumas tarefas escolares que tinha delineado, mas valeu bem a pena. Uma apresentação de fotografias do casamento do Mano e da lua-de-mel do menino, seguidas de um jantar familiar ao mesmo tempo que se via mais uma goleada do Glorioso. Tudo somado, fez com que me deitasse tardíssimo para ainda adiantar algumas coisas previstas no plano de estudos de que não abdico. A este propósito é o apelo que faço aos caloiros que agora entram na FDL: É necessário começar a estudar desde o início, com afinco e com método. O estudo desorganizado, fora de horas e em véspera de exame, dá sempre maus resultados.

Por isso só acordei já perto das 11 horas, seguindo rapidamente para a missa em Moscavide, que fiz questão de estar presente, até porque foi a última presidida pelo Padre Reis, padre há 23 anos na Paróquia de Moscavide, mais anos do que aqueles que eu tenho de vida. Igreja Cheia, aplausos e despedidas sentidas. Sobre a sua mudança de paróquia, não tenho nada a dizer, ao não ser lembrar que a Igreja será sempre santa pois foi fundada por Deus, mas será sempre pecadora porque é feita de homens.

Logo após a missa, fui exercer o meu direito cívico. Cumprimentei o Jorge que estava numa mesa de voto, e lembrei-me do meu primeiro slogan à Associação de Estudantes: “ Faz um X no sitio certo”, aludindo também ao facto de a Lista a que presidia ser a Lista X. Foi o que fiz. Fiz um X no sítio certo. Valente gargalhada e boas lembranças dos tempos de 15 anos. Mas o mais importante é mesmo votar. No mesmo tom bem-disposto transcrevo o apelo ao voto do meu amigo Bruno Antunes, escrito no seu “Blogue do Caraças”:

“Se és daqueles que ambiciona passar o dia 27 sentado no sofá, na praia ou a calcorrear os pouco saudáveis centros comerciais, caro Lorpa, esta mensagem é para ti! Levanta esse cóccix da poltrona, da areia ou de um qualquer provador de roupa e deixa-te de tretas! Dia 27 dirigi-te ao local onde tens de votar. Se não sabes onde é, informa-te, não esperes que venham a tua casa dizer-te onde é!

Votar é um direito, sem ele nada feito! Votar é também um dever, não tens nada a perder!

Vota!”

É mesmo muito importante exercer o nosso direito e o nosso dever, até para que não percamos a legitimidade de questionar a acção politica desenvolvida pelo novo executivo e pela nova ou pelo novo primeiro-ministro.

Agora farei mais umas notas de algumas cadeiras, antes de dar mais um passo no plano de Estudo que passa por fazer o balanço das primeiras duas semanas, estipular a metodologia concreta para cada cadeira e definir as primeiras leituras da semana.

Logo, pelas 19h30, colo-me ao televisor e ao PC (Personal Computer) e não vou perder pitada do que se vai passar. Hoje ou amanhã, conforme a disposição deixarei aqui algumas notas. A previsão mantém a mesma que compartilhei convosco há uns dias. Mas hoje é dia de pouca conversa, e de muita atenção. Chegou a hora. A vossa hora. Votem!

Read more...

Vitória!

>> sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Read more...

Ver antes de Votar

Read more...

Ainda acredita?

Read more...

Sobre Campanhas Negras e Memórias Curtas...

Read more...

A minha aposta.

Fica a minha aposta para a noite eleitoral de Domingo:

PSD – 34,8%
PS – 34,1%
BE – 9,3%
CDS/PP – 9,1%
PCP/PEV – 7,9%
Brancos/Nulos/Outros – 4,8%

Read more...

Sondagens - II

Manuela Ferreira Leite - Política de Verdade

Shared via AddThis

Read more...

As contradições do senhor primeiro-ministro. (ainda)

Read more...

É melhor rir é...

Read more...

Sondagens

>> quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Read more...

Parabéns Pai

>> quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Neste dia, fica um grande beijinho de parabéns para o meu Pai. Um excelente dia para o melhor pai do mundo!

Read more...

Continua o espectáculo do ridículo

>> terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Blogue priorvelhomovimento, da autoria de alguns anónimos socialistas continua a exibir o argumento do ridículo. Um blogue verdadeiramente fechado, que não dá oportunidade aos leitores de comentarem o que vai sendo dito, não apresenta uma única proposta sobre a freguesia, tendo como único objectivo difamar os candidatos do Partido Social Democrata.

Parece um blogue de um adolescente enraivecido por estar à beira de perder uma eleição para uma qualquer associação de estudantes. A denúncia, que tanto tempo apregoaram, veio hoje a público. José Luís Figueira, no seu blogue, não comentou uma sondagem que realizou.

Peço-vos 30 segundos de interrupção da seriedade do texto. Se fosse adolescente e porque acho que aquele blogue é feito por adolescentes eu escreveria um grande : LOL.

Retomando. Então uma pessoa é acusada de tudo e mais alguma coisa por não comentar uma sondagem? Ou seja, o José Luís faz um blogue, apresenta ideias sem difamar ninguém, permite comentários, coloca sondagens. A sondagem em causa era objectiva, não era com o intuito de difamar ninguém. Perguntava-se há quanto tempo a junta de freguesia não lavava a rua daqueles moradores. Os moradores responderam 15 dias. Que comentário deveria ter isto?

José Luís Figueira deu mais uma prova de verdade e de seriedade. Se quisesse seguir o mesmo rumo dos autores do outro blogue, seria simples adulterar a votação e colocar lá os resultados que queria. Mostrou bem a seriedade do blogue, da candidatura e da pessoa.

Já chega de tremideira. As pessoas já estão a começar a Pensar Diferente. O Partido Socialista terá que começar a procurar outros movimentos…

Mas caros leitores, eleitores no Prior Velho.

Não se pense que será uma eleição fácil e que a vitória está garantida. É fundamental que todos compareçam, exerçam o seu direito de voto e contribuam para a mudança politica numa freguesia que investe mais dinheiro em duplex para pombos do que na reabilitação e na melhoria da qualidade de vida de quem menos tem e mais precisa.

Dia 11 de Outubro, ninguém pode ficar em casa. É preciso Pensar Diferente na hora de votar!

Read more...

Retiro o que tenho dito. António Costa tem obra. Vejam.

Read more...

Notas de final de tarde...

>> segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Notas Várias

Fim-de-Semana de grande iniciativa política. Sexta-Feira à noite, fantástico ambiente em torno da apresentação do programa “Ganhar uma Geração”, que tive a oportunidade de expor perante algumas dezenas de militantes e não militantes interessados em saber as soluções que defendo para minimizar ou eliminar os problemas com que se deparam os jovens que vivem, estudam ou trabalham no Distrito de Lisboa. O debate que se gerou, na fase das perguntas e respostas foi muito rico e a diversidade de opiniões contribuiu para a consolidação do programa. Espero ter a oportunidade de o apresentar noutros locais, dentro e fora da JSD. É este o caminho a trilhar. Primeiro as ideias e o rumo que consideramos mais adequado. Depois ouvir. Ouvir muito, ouvir todos. E depois…calma e ponderação.

Antes disso, pelas 18h, tive oportunidade de estar presente na apresentação de candidatura da Dra. Maria Manuela Dias, futura presidente da junta de freguesia da Portela. Outro olhar…a mesma paixão. E na quinta-feira à noite, estive no jantar de apresentação do candidato do PSD à junta de freguesia da Bobadela, onde tive a possibilidade de me dirigir aos militantes pedindo-lhes determinação e energia para a campanha dura que se avizinha.

Sábado, com um dia de participação nas campanhas para as Autárquicas e as Legislativas. Logo cedo, a apresentação de candidatura do Sérgio, à junta de Moscavide e depois a arruada em Sacavém. Pelas 15horas, a iniciativa, sem desprimor para nenhuma, em que mais gostei de participar. A apresentação do José Luís Figueira, à junta do Prior Velho. Apresentação numa creche, dentro do bairro da Quinta da Serra. As pessoas que lá vivem, para quem um sorriso é muito e que fazem com a sua boa vontade muito mais do que muitos que por aí andam, deixaram-me emocionado. Foi uma fantástica iniciativa, onde se pode contactar com aqueles que, verdadeiramente, mais precisam. Inadmissível, que uns metros depois se vá construir uns verdadeiros duplex para pombos, deixando aquelas famílias sem as condições básicas necessárias para a vivência do ser humano.

No domínio nacional, CDS-PP vai ser quanto a mim a grande surpresa das eleições. Acho que vai chegar aos dois dígitos e vai ter uma importante palavra no desenho do próximo governo. PSD, com todas as hipóteses de ganhar.

No futebol, não há duas sem três. Porto-Sertanense. Incrível!

Numa parte mais pessoal, só para quem percebe, eu bem avisei…preferia não ter tido razão. Que faças dos problemas oportunidades.

Read more...

Os anseios da mandatária do PS para a juventude :)



(Retirado do Blogue da JSD/Queluz)

Uma palavra para o blogue sumoasideias.blogspot.com, da JSD/Queluz, que evidencia uma juventude atenta aos diversos problemas, com que os jovens do Concelho em que se insere se deparam, fazendo ainda menção a questões de índole nacional. Bom trabalho!

Read more...

Cenários, por Bruno Antunes

>> domingo, 20 de setembro de 2009

Já me perguntei sobre a real utilidade das sondagens para as pessoas num texto que pode ver aqui. Por isso, não vou aqui discutir esse tema. O tema também envolve sondagens mas de um modo diferente.

Como se costuma dizer, e é muitas vezes dito pelos políticos, as sondagens valem o que valem, mas não deixam de mostrar tendências de voto. Recentemente surgiram novas sondagens que provavelmente já demonstram as reacções dos portugueses aos debates entre os líderes de cada partido/coligação com assento parlamentar.

Uma delas, a da Universidade Católica para a Antena 1, RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias, dava para além da vitória do PS nas eleições, uma possibilidade que ainda não havia sido avançada por nenhuma sondagem recente. A possibilidade de dois partidos (que não o PS e o PSD) conseguirem formar uma maioria absoluta em coligação. Na realidade, o PS nesta sondagem dispõe de 38% e o BE de 12%, juntos formam mais do que o nº de votos necessário para a tal maioria. Assim como o PS e a CDU juntos formam 45%. O que também será suficiente. A pergunta que se coloca é: Estará Portugal preparado para um Governo de Coligação entre um partido de centro-esquerda e outro de extrema-esquerda? Não creio que esteja, apesar de se dizer que em Portugal a maioria das pessoas é de esquerda (entenda-se do centro para a esquerda). Aliás, nem creio que os líderes dos dois partidos apontam esse caminho como solução. Mais depressa governará o PS sozinho.

No entanto, mesmo que estas sondagens acertem na muche, o PS pode não conseguir governar. A razão para tal afirmação encontra-se vertida nos resultados que a sondagem aponta ao PSD e ao CDS-PP. Juntos conseguem 39% por virtude da soma dos 32% do PSD e dos 7% do CDS-PP. Estes 39% dão a essa possível coligação (bem mais plausível que a do PS-BE, ou do PS-CDU) um ponto percentual acima do PS. No entanto, existem dois pontos contra este cenário. Por um lado não creio que o PSD apreciará uma coligação pós-eleitoral que nem sequer é suficiente para formar uma maioria absoluta. Para que é que o PSD quereria levar o CDS para um Governo de Maioria Relativa onde teria que ceder pastas ministeriais e afins? Responderão possivelmente: Para ganhar as eleições. Bem visto, é um facto. Esse é o único cenário passível de levar o PSD para o Governo (repito se o cenário destas sondagens se verificar) afastada que está uma coligação com o PS, CDU E BE. No entanto, avanço mais um dado. O PSD só durante 2 anos governou em maioria relativa. Foi de 1985 a 1987. É possível que essa falta de hábito se concretize numa inibição de se lançar para este projecto de Governo em maioria relativa. Por outro lado, mesmo com aquele 1% acima do PS, isso pode não ser suficiente para ter mais deputados que os socialistas. Esta situação constitui um empate técnico.

Perante este cenário, parece-me que o panorama mais plausível será o de o PS governar sozinho tendo de contar com o apoio dos vários partidos para conseguir prosseguir com as suas políticas. A ver vamos.

Read more...

De Lagosta a Happy Meal

Não é todos os dias que todos podemos comer uma lagosta ou que podemos ir comer marisco a um bom restaurante com vista para o mar. É uma ementa de difícil acesso, que temos de trabalhar para a conseguir.

Assim são algumas pessoas. Refinadas, difíceis, olhadas por todos com alguma inveja pelos valores e pela forma de estar na vida que têm. Assim há pessoas selectivas, que sabem dizer sim mas também sabem dizer não. Pessoas admiradas por muitos, não pelo dinheiro que têm mas pela riqueza da sua simplicidade.

Quando somos mais jovens e vivemos dos rendimentos dos nossos pais, muito gostamos de nós de ir comer um hambúrguer a um fast food qualquer a meio da noite. É barato, fácil, está sempre aberto a qualquer hora e acessível a todos. Assim também são algumas pessoas. Fáceis, pouco selectivas e sempre acessíveis, na pior das acepções, a todas as pessoas.

E o mais triste é quando essas pessoas não se apercebem que são verdadeiramente uma “Europoupança” fácil a quem lhe apetece uns minutos de prazer fácil, na satisfação momentânea da sua gula. E mais triste ainda, é que algumas pessoas que já foram lagostas se transformem em Happy Meal, dando se conta disso, mas achando que isso é que é positivo.

Lamentável também, é que essas pessoas permaneçam indiferentes aos alertas das várias pessoas que no passado as ajudaram a ser lagostas e as admiravam como tal, dando ouvidos a todos aqueles que dizem que “O Happy Meal é que é”. Inconscientes, toldadas pelo prazer fácil, não percebem que os que agora dizem que o bom é ser um hambúrguer de um euro, o fazem exactamente porque precisam que assim o seja, para irem satisfazendo a sua gula, quando chega o fim do mês e já não há dinheiro para comer marisco e tendo que se recorrer ao fast food.

“Uma chance, um golo. Duas chances, dois golos”.

Read more...

Verdade à la António Costa

>> sábado, 19 de setembro de 2009

Read more...

1 Ano!

>> sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Faz hoje um ano que iniciei a aventura do Laranja Choque. Foi há um ano atrás que fiz aqui o meu primeiro post.

Foi uma agradável caminhada, com momentos de maior exaltação e outros mais tranquilos, com maior e menor cadência de post’s, com mais ou menos comentários mas sempre com a mesma vontade de escrever e de partilhar convosco as minhas ideias, objectivos, anseios e por vezes meros desabafos.

Queria muito agradecer-vos por durante este ano terem acompanhado a minha vida e opinando sobre questões que são importantes para mim. Puderam aqui perceber momentos de grande tristeza, outros de enorme felicidade. Foi aqui que festejei a vitória do PSD nas Europeias, que lamentei a derrota do candidato que apoiei para a Nacional da JSD. Foi aqui que vos falei das minhas notas e do meu percurso académico e que partilhei algumas desilusões amargas.

Tanta coisa aqui escrevi e tantos comentários li e tive oportunidade de responder. Mas hoje é dia para agradecer. Agradecer a quem me ajudou a erguer o blogue, a quem me ajudou na estética do Laranja Choque, aos meus convidados que assiduamente foram aqui dando as suas opiniões e aos comentadores, mesmo aos anónimos que tantas vezes, com maior ou menor justiça foram criticando alguns dos meus textos. Todos me fizeram crescer.

Não poderia haver melhor comemoração do que a iniciativa de hoje à noite, na JSD/Moscavide, intitulada, Ganhar uma Geração, precisamente o nome de uma das crónicas que aqui levei a cabo.

Até logo, às 21h30!

Read more...

Está feito o convite...!

>> quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Read more...

Ganhar uma Geração!

>> quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Em Junho de 2006, quando me candidatei a presidente da JSD/Moscavide, expliquei aos militantes que tinha um projecto de 4 anos, sendo que cada ano teria um objectivo específico.

Assim, no primeiro ano, o grande objectivo era arrumar a casa, criar os mecanismos necessários para colocar a secção a fazer o trabalho político que idealizei e que considerava ser o apropriado, no contexto dos objectivos políticos e das bandeiras defendidas pela secção. Por outro lado, a grande inovação teria que ser ao nível das actividades, concentrando-se muito do nosso trabalho político, no que às actividades diz respeito em 2006/2007.

Para 2007/2008, considerei que o mais importante era aumentarmos o número de militantes, sem cair na tentação e no erro de crescer por crescer. Assim, o crescimento foi sustentado conseguindo-se taxas de participação eleitoral muitíssimo elevadas, mesmo em cenários de lista única, através das visitas às escolas e da organização de actividades fora das quatro paredes da sede. Por outro lado, foi também o ano em que revolucionámos o aproveitamento das novas tecnologias, com a criação do Grande Jota, o nosso jornal mensal e o estabelecimento nas redes sociais.

Em 2008/2009, queríamos dar a conhecer ao distrito e ao País, as nossas ideias, apostando fortemente na elaboração de moções, que apresentámos em sucessivos Conselhos Distritais e também na participação activa no Congresso Nacional onde conseguimos que a nossa bandeira da livre militância, fosse aprovada em termos nacionais, ainda que nunca colocada em prática pelos órgãos competentes. Mas 2008/2009 foi também o ano de formarmos novos quadros, criando para isso o gabinete JSD, que colocou a JSD e a sociedade civil em estreita colaboração, tendo hoje a JSD/Moscavide uma equipa renovada e vários independentes a colaborarem com a Comissão Política.

Em 2009/2010, idealizamos apresentar ao distrito e ao País, e tendo a legitimidade da obra realizada, a forma como consideramos que deveria funcionar uma comissão política de circunscrição superior à circunscrição residencial ou concelhia. A escolha acabou por ser a Distrital, não só porque a interacção entre a secção e o distrito é feita de forma mais intensa do que entre a secção e a comissão política nacional, mas também porque consideramos que de forma mais eficaz e imediata podem ser resolvidos muitos dos problemas estruturais com que a JSD/Lisboa se defronta. Nessa medida, elaborámos o programa “Ganhar uma Geração” que será apresentado no próximo dia 18, pelas 21h30minutos, na secção de Moscavide.

Um programa com ideias para a distrital e para o distrito, despido de qualquer outra intenção que não seja contribuir para o sucesso da estrutura e para ganhar o enorme desafio que é inverter o continuo desinteresse dos jovens em relação à política e aos partidos, objectivando o desígnio de, verdadeiramente, Ganhar o Futuro, Ganhar a nossa Geração. Assim, na próxima Sexta-Feira, pretendemos lançar e discutir ideias sobre o distrito e a forma como consideramos que uma equipa pode funcionar, numa actividade inovadora e que espero enriquecedora para todos.

A nossa forma de estar na política é construindo. Debatendo ideias antes de qualquer outra equação.

Prefiro as ideias, e o debate politico exaustivo sobre as várias soluções que vão sendo apresentadas, a cálculos matemáticos com que nada me identifico. Assim, deixo-vos os pontos fundamentais que procurarei abordar na Sexta-Feira:

• Organização e Eficiência; Uma equipa de pessoas e não de secções. Um organograma eficiente.

• Coordenadoras – O coração do distrito.

• Gabinetes – A inovação passa por aqui.

• Áreas Fundamentais (Cultura, Ambiente, Mobilidade Inter-Concelhia, Educação e Formação, Economia e Emprego, Desporto e Saúde)

• Acção Social – Uma geração ao serviço de quem mais precisa.

• Abrangência é prioridade.

• Informação – Um aproveitamento eficiente das novas tecnologias num mundo cada vez mais global.

São estas as grandes áreas que vou colocar à discussão na próxima sexta-feira. Com total desprendimento de quem apenas pretende discutir ideias e recentrar o objecto politico da JSD no que mais interessa para os jovens.

Conto contigo. Até Sexta!

Read more...

Vamos Ganhar o Futuro, Ganhar uma Geração!

Read more...

Falta pouco...

>> segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Daqui a algumas horas, um passo importante para Ganharmos o Futuro, Ganharmos a Nossa Geração!

Read more...

Um caso de estudo, por Bruno Antunes.

Caster Semenya atleta sul-africana ficou famosa pela sua prestação na corrida dos 800 metros femininos do Campeonato do Mundo. Na altura Semenya venceu por larga margem impressionando tudo e todos. Contudo, o que está a tornar realmente Semenya numa pessoa conhecida por todo o Mundo é a discussão em torno do seu género. Isto é, devido à sua monstruosa vitória na corrida, ponderou-se a hipótese da atleta ser um homem e não uma mulher. Posto isto a Federação Internacional de Atletismo está neste momento a investigar o género da atleta.

Surgem por estes dias informações que dão conta do facto de Semenya não ser nem homem, nem mulher, mas um ser hermafrodita. Ao que consta não existe útero no corpo de Semenya e em vez de ovários a atleta tem testículos internos que produzem uma elevada quantidade de testosterona. Não venho para aqui especular sobre este assunto. Aliás, não em parece bem fazê-lo pois estes resultados não são oficiais, esses só serão divulgados em Novembro. O que me traz aqui é o enquadramento jurídico a dar a um caso de hermafrodismo. O que fazer? Um hermafrodita não é homem nem mulher, poderá casar? Poderá um hermafrodita adoptar? No fundo a questão que se coloca é qual é o enquadramento ou estatuto legal que se atribui a um hermafrodita? Já no desporto a mesma questão é levantada.

Se Semenya é “naturalmente” hermafrodita, isto é, partindo do princípio de que não foi a atleta a provocar uma mutação no seu corpo que permitisse resultados desportivos superiores, poderá Semenya concorrer contra mulheres ou homens? É uma questão de difícil juízo pois por um lado Semenya enquanto ser humano deverá ter o direito a competir contra outros atletas mas por outro os restantes atletas poderão sentir alguma injustiça desportiva por estarem a concorrer contra um atleta que não tem o seu género. Bem sei que coloco mais questões que respostas mas a reflexão começa desse modo.

Obrigado.

Read more...

Os debates - A minha leitura.

>> domingo, 13 de setembro de 2009

Apresento-vos aqui a minha leitura dos debates. Para facilitar, vou utilizar uma tabela classificativa semelhante ao que sucede em qualquer torneio de futebol, valendo 3 pontos a vitória do debate, 1 o empate e 0 a derrota, sendo que, em caso de igualdade pontual, verifica-se, primeiro o confronto directo e em segundo o goal diference. Se ainda assim subsistir o empate considera-se a prestação de ambos igual. Confesso que não vi na integra todos os debates, mas que li e ouvi trechos de todos eles. Uma última nota prévia para afirmar que não considero que os debates sejam absolutamente decisivos, como sucede, por exemplo, nos Estados Unidos, mas que constituem uma arma importante ao dispor dos candidatos a primeiro-ministro.

Não apresento um resumo de cada debate, ideia inicial, pois se guardasse uma nota de 10 linhas por debate, daria um texto de 100 linhas perdendo o interesse para o leitor. Assim, ficam apenas os resultados, na expectativa de gerar alguma controvérsia nas opiniões dos leitores. Fico à disposição, nos comentários, para respostas relativas a questões que entendam colocar-me. Portanto, apenas os resultados:

Paulo Portas – 4 – 2 – José Sócrates
Louçã – 0 – 0 – Jerónimo de Sousa
Sócrates – 1 – 0 – Jerónimo de Sousa
Louçã – 0 – 1 – Manuela Ferreira Leite
Paulo Portas – 2 – 0 – Jerónimo de Sousa
Sócrates – 2 – 0 – Francisco Louçã
Paulo Portas – 3 -2 – Manuela Ferreira Leite
Manuela Ferreira Leite 1 – 0 Jerónimo de Sousa
Paulo Portas – 3 – 1 – Francisco Louçã
Sócrates – 1 – 1 – Manuela Ferreira Leite

Tabela Classificativa:

1ºPaulo Portas – 4 vitórias – 12 pontos, 12 golos marcados, 5 golos sofridos.

2ºJosé Sócrates – 2 Vitórias, 1 Empate e 1 Derrota, 7 Pontos. 6 golos marcados, 5 sofridos.

2º Manuela Ferreira Leite – 2 Vitórias, 1 empate e 1 Derrota, 7 Pontos. 5 golos marcados, 4 sofridos.

4º Jerónimo de Sousa – 1 Empate, 3 Derrotas, 1 Ponto. 0 Golos Marcados, 4 sofridos. (-4)

5º Francisco Louçã – 1 Empate, 3 Derrotas, 1 Ponto. 1 Golo Marcado, 6 sofridos (-5)






Verificando a tabela classificativa, constamos que Paulo Portas foi o melhor em debates, ganhando todos os debates em que participou. Ganhou o debate a Ferreira Leite, à tangente, pois interessava mais ao CDS as divergências existentes, na perspectiva de captar algum foto e afastar o fantasma que votar CDS e PSD é a mesma coisa, do que ao PSD essa divergência, já que teria sido positivo, e Ferreira Leite tentou, entrar no eleitorado do CDS-PP trazendo alguns votos para o Partido Social Democrata. De todo o modo foi este o empate em que tive mais duvidas, se teria existido vitória de Portas ou empate com Ferreira Leite, que tendo existido, deixaria a líder social-democrata isolada no segundo lugar.

Sócrates aparece exactamente igual a Ferreira Leite. Ambos ganharam a Louçã e a Jerónimo, ambos perderam para Portas e depois, a fechar, empataram. Única diferença, Sócrates marca mais golos, nomeadamente porque esteve melhor que Ferreira Leite ante Francisco Louçã. Por outro lado, a derrota perante Portas, por parte do primeiro-ministro, foi muito mais clara do que a sofrida por Ferreira Leite. No fim, Ferreira Leite marcou menos um golo (esse contra Louçã) e acaba por sofrer menos um golo ante o CDS-PP.

Jerónimo e Louçã apenas conquistam um ponto, precisamente no debate entre si onde empataram a zero. Este empate reflecte bem, que aquele dito debate mais foi um encontro de amigos ou um recital de propostas da esquerda radical do que propriamente um debate onde se evidenciaram propostas alternativas. Foi de todos os debates o mais chato. De todo o modo, na classificação final, Jerónimo aparece à frente, pois tem um diferencial negativo de 4, contra um diferencial negativo de Louçã, de 5. Esta pequenina diferença, deve-se ao facto, de Jerónimo, que foi amável com Sócrates no debate, proporcionando ao telespectador (para além de momentos de ternura) um debate muito morno, ter apenas sofrido um golo. Já Louçã, mais ao ataque, acabou por sofrer uma derrota de dois golos com José Sócrates.

No final das contas, julgo que não existem surpresas, na posição ocupada por Portas, que é de longe o melhor em debates. Sócrates, como bom orador, consegue um conjunto de bons debates, embora se saliente que à direita não conseguiu ganhar nenhum. A grande sensação era Ferreira Leite, que lhe atribuíam a lanterna vermelha e acabou por ficar em segundo lugar, a par de José Sócrates. A grande decepção é Louçã, que pela primeira vez confrontado com o seu programa altamente demagógico, acabou por perder 3 dos 4 debates, ficando longe das boas expectativas que existiam em torno do candidato Bloquista.

Esta boa prestação de Portas será suficiente para ser a força política que pode proporcionar estabilidade no próximo elenco governativo?

E Ferreira Leite, não tendo perdido pontos onde se esperava que perdesse, terá assegurado a vitória no próximo dia 27?

O crescimento do Bloco, ficou posto em causa, com a péssima prestação de Louçã?

Tudo isto são duvidas, que apenas saberemos a resposta, no próximo dia 27. É importante, que independentemente, das opções de cada um todos vão votar e contribuam para a qualidade da nossa democracia, exercendo um direito mas também um dever cívico.

Read more...

Casamento do Ano!

>> sábado, 12 de setembro de 2009

Por esta altura, o meu irmão deve estar casado.

É sempre um misto de sensações, entre uma alegria e orgulho enorme por marcar presença num dos dias mais felizes da vida dele, mas também um nervosismo normal nestas ocasiões. A juntar a este cocktail de emoções, uma certa nostalgia de quem se lembra de brincar aos carrinhos e um pouco mais tarde fazer partidas de FIFA na Consola até altas horas da madrugada, de quem se recorda do inicio do seu namoro que viria a dar em casamento e de ir ver os seus jogos nos juvenis e juniores.

É um dia que se espera muito feliz e que marque o inicio de uma união, com a Lúcia, que perdure durante toda a eternidade. Lá estarei para testemunhar esse momento.

Read more...

Sondagem!

>> sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Esta é a sondagem SIC/Renascença/Expresso.



Os leitores sabem o que penso sobre sondagens. Por outro lado, sabem também o que se passou, por exemplo, nas Europeias. De todo o modo, considero que esta sondagem está muito próxima do que julgo que vai acontecer. Aqui fica o meu palpite em termos de percentagem.

Outros - 4.3% (Julgo que ainda não é desta que nenhum dos pequenos partidos vai eleger um deputado, e vamos manter um quadro de 5 partidos com representação na AR. Contudo o MEP vai ficar próximo)

CDU - 9,4%
CDS - 9,9%
BE - 10,1%
PS - 32,6%
PSD - 33.7%

Tenho no entanto esperança, que o CDS consiga uma votação histórica e que a CDU e o BE sejam fortemente penalizados. Os primeiros pela incapacidade de modernizarem os seus programas e adequarem os seus valores à sociedade moderna. O BE pela demagogia inaceitável num estado de direito democrático. CDS, merecia uma votação de 12 a 13%. E Portugal também. Assim, existiria uma maioria estável de centro-direita na AR e a garantia de um governo estável durante toda uma legislatura.

A ver vamos.

Read more...

É o samba de Lisboa.

Vai para a cobrança do livre Deco, Pepe cabeceia e é golo do Brasil.

Poderia ser um qualquer relato dando conta de um golo do escrete. Mas não, se ouvirmos isto na rádio, deveremos saltar e comemorar o golo da selecção nacional Portuguesa. Liedson também já lá esta e Hulk não fecha a porta se…não tiver oportunidade de ser convocado para o Brasil.

Julgo que a questão da naturalização é obviamente um direito que assiste a um qualquer cidadão que viva durante um determinado período de tempo no nosso país, que não deve ser excluído dos jogadores de futebol. Acho também, que um futebolista após passar vários anos no nosso país deve ter um estatuto similar ao dos jogadores comunitários, não contando como jogadores extra-comunitários. Agora julgo que só deve vestir a camisola Nacional quem nasceu efectivamente no nosso país.

Pense-se, que um qualquer multimilionário poderia comprar uma equipa qualquer no Sudão, pagar dois milhões de euros por mês a 11 jogadores de nível internacional, com a condição de eles se manterem por lá mais de 5 anos, pedindo todos a nacionalidade Sudanesa e fazendo daquela selecção uma potência futebolística incomparável.

É desvirtuar completamente o que de melhor têm as selecções nacionais. Aquilo que faz portistas, sportinguistas e benfiquistas festejarem efusivamente. O Espírito de que é toda a nação a ser representada. Sinceramente, e embora prefira obviamente que Portugal vença os seus jogos, é me difícil festejar da mesma forma um golo vindo de Pepe ou de Raul Meireles, Moutinho ou Nuno Gomes.

E a regra deve ser sempre igual. Não se deve aceitar jogadores que não tenham, efectivamente, nascido em território português. De todo o modo a situação de Liedson é ainda mais gritante, do que a de Deco, por exemplo, já que o primeiro chegou ao nosso país já aos 25 ou 26 anos, está em fim de carreira e sem qualquer possibilidade de chegar à selecção do Brasil, realidade bem diferente do que a sucedeu com Deco e até com Pepe. De todo o modo, quanto a mim, nenhum deveria ter sido chamado à selecção das quinas. Não podemos querer a glória a todo o custo.

De qualquer forma, evidentemente, espero que Portugal consiga marcar presença no Mundial em 2010 na África do Sul, independentemente, de fazer alinha no seu onze inicial três jogadores não nascidos em Portugal. Daí, até à maioria dos jogadores não terem nascido neste país à beira-mar plantado, é “um tirinho”.

Read more...

Já passaram oito anos...

Desde que o Mundo experimentou assistir ao terror em directo.
Desde que observamos os Estados Unidos na sua máxima fragilidade e debilidade.
Desde que se virou uma página negra nos conflitos à escala mundial.

Read more...

Nos bastidores...Louçã o maroto, Sócrates o mais elegante.

Read more...

Bloco Demagógico.

>> quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Bloco de Esquerda é um partido que nasceu à relativamente pouco tempo, dando inúmeras mostras da sua imaturidade política, evidenciadas agora com o público desfasamento entre a realidade programática e a meia dúzia de sound bites que o seu líder vai lançando na Praça Pública.

Todos intuímos, que o Bloco de Esquerda nunca poderá ser um partido de Poder, que no dia em que isso sucedesse, o Bloco de Esquerda entraria em colapso pela incapacidade de colocar em prática qualquer coisa do que vai apregoando. Os outdoors são do mais demagógico que já li. “Quem tem lucros não pode despedir”, é apenas um exemplo de algo totalmente impossível de alcançar e até como uma inerente falta de fundamentação numa lógica de justiça social.

Louçã e meia dúzia de pseudo-iluminados arranjaram três ou quatro frases bonitas, daquelas que quase todos gostam de ouvir, e vão batendo na mesma tecla, mês após mês, sem se preocuparem em fazerem política com alguma seriedade e a apresentarem propostas minimamente credíveis para o desenvolvimento do nosso país. Agora, no debate com José Sócrates (em que este teve uma brilhante prestação, verdade seja dita) foram colocadas a nu as fragilidades e incongruências deste partido que tem prazo de validade bem definido.

Sócrates pegou no programa do Bloco de Esquerda, feito por algumas das pessoas mais radicais do nosso país, e demonstrou algumas das propostas deste partido, como é o exemplo, de acabar com todos, sim todos, os incentivos fiscais no campo da saúde e da educação, atacando a Classe Média. Aposto que Louçã nem calculava o que estava no seu programa. O Bloco de Esquerda, sabe que em Portugal nem 1% das pessoas vão ler os programas dos partidos, muito menos o Programa do Bloco de Esquerda. E sem menosprezar o eleitorado que vota Bloco, nesse campo ainda menos vão ler os programas. E portanto, pensou que isso seria um segredo bem guardado.

Podem lhe chamar esquerda moderna ou outra coisa qualquer, mas o Bloco de Esquerda encarna todo o espírito da Esquerda Radical e retrógrada, intolerável num estado de direito democrático. E é do mais demagógico que existe. Veja-se o caso em Lisboa, onde todos perceberam para quê que o Zé fazia falta. Agora, é preciso ter lata, Luís Fazenda apresenta o slogan de que Lisboa não é negócio. Uma risada.

Read more...

Docinho, Docinho.

>> terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jerónimo de Sousa um doce para Sócrates. Sócrates um doce para Jerónimo. Tanta doçura ainda dá em diabetes.

O Debate entre o ainda primeiro-ministro e o líder do clube, perdão, do Partido dos Comunistas evidenciou o que já todos tínhamos percebido: Em caso de vitória, sem dúvida alguma, Sócrates não vai hesitar em coligar-se ao PCP na governação do país, isto é, no dia 27 de Setembro votar no Partido Socialista é simultaneamente votar no Partido Comunista Português, é afirmar que se quer o PCP a governar Portugal. Tal ideia é perturbadora.

Se o Partido Socialista ganhasse as eleições dia 27, teríamos um governo PS-PCP, ou até, pelas sondagens que vão saindo, na impossibilidade de maioria absoluta de dois partidos de esquerda, uma governação PS-PCP-BE. Num cenário destes, o governo, aguentar-se-ia, dois anos no máximo. O PSD e o CDS-PP subiriam em flecha e daí a dois anos sem qualquer dúvida teríamos uma década de governação à direita.

Pode ainda acontecer, uma vitória do PS, mas o PSD e o CDS garantirem condições de estabilidade a dois partidos e o BE recusar coligar-se ao PS, o que permitiria que o Presidente da República chamasse Ferreira Leite e Paulo Portas a constituir governo.

Se existir coligação PS-PCP, o BE sobe em flecha e o PCP desce para valores residuais. O BE pode então chegar aos 20 ou 25% pois monopoliza a oposição à esquerda. Em caso de coligação PS-BE, com PCP de fora, sucede o inverso, mas com o desaparecimento efectivo do BE, razão pela qual Louçã não parece inclinado para uma coligação ou acordo coligatório à boa maneira do senhor das caldeiradas em Lisboa.

Tudo isto ver-se-á depois de 27 de Setembro. Até lá acredito numa vitória do PSD e numa maioria de centro-direita em Portugal.

Read more...

Gelatina...

>> sábado, 5 de setembro de 2009

Deve ser das dietas, anda tudo a comer muita gelatina. Está tudo num treme-treme.

Read more...

Iniciativa da JSD/Cacém.

Estive presente, hoje de manhã, numa iniciativa da JSD/Cacém que já aqui mencionei. Gostei muito de estar com a Rita Vasconcelos e a sua equipa, que mostrando alheamento em relação aos lugares e tricas típicas desta altura eleitoral, marcam a sua própria agenda de causas, prestando verdadeiro serviço público.

Uma secção pequenina mas muito trabalhadora, situada numa área de secção que não é das mais fáceis do mundo. Considero que é este tipo de iniciativas que devem ser mais apoiadas pela distrital da JSD, que deve dividir a sua actuação em acções próprias provenientes dos departamentos temáticos que deveriam existir, em coordenação através das coordenadoras e gabinetes (cujo trabalho é inexistente) e em auxilio às actividades das várias secções.

Quanto a mim, estou bem mais preocupado com a qualidade dos serviços do Amadora-Sintra e de outros hospitais públicos que cada vez mais ficam a anos luz do que se faz no privado, do que com a disputa por um lugarzito numa qualquer lista.

Continuação de bom trabalho JSD/Cacém!

Read more...

José Luis Figueira - Um dos grandes nomes do PSD em Loures.

Há uns meses atrás José Luís Figueira iniciou um excelente projecto relacionado com a freguesia do Prior Velho. Fez um fantástico blogue, Pensar Diferente Prior Velho, onde com toda a serenidade e educação foi demonstrando os vários problemas da freguesia e as diversas soluções que tinha para o problema.

O José Luís, demonstrou perceber a importância das novas tecnologias da informação e o novo paradigma da forma como se faz política em Portugal. O blogue foi um estrondoso sucesso, e o que parecia impossível há uns meses atrás é hoje cada vez mais provável. O PSD está à beirinha de alcançar um resultado histórico nesta freguesia e o mérito é inteirinho deste candidato e da equipa que o acompanhou.

O Blogue teve uma grande adesão, e cada vez mais pessoas no Prior Velho vão pensando diferente. Cada vez mais pessoas vão subscrevendo os reparos feitos à gestão socialista e vão concordando com as propostas apresentadas por este candidato.

Este grande nome da política local, é, em termos pessoais, uma pessoa educada, séria, muitíssimo trabalhadora e de uma capacidade inexcedível. Não tenho qualquer dúvida que é uma belíssima escolha para os habitantes do Prior Velho e vai ser um óptimo Presidente de Junta.

Esta realidade é também comprovada pelo nervosismo nas hostes socialistas, que num blogue degradante vão criticando o candidato social-democrata de forma absolutamente vergonhosa. Mais de metade dos post’s são a dizer mal do José Luís Figueira. Em vez de apregoarem na introdução que é um blogue que versa sobre o Prior Velho e política nacional, deveriam afirmar que é um blogue cujo nervosismo projecta um ódio visceral contra o candidato social-democrata. Vergonhoso este exemplo socialista, mas que evidencia o nervosismo que reina nas hostes socialistas.

Sem medos, espero que o José Luís, continue o excelente trabalho que tem desenvolvido. O Prior Velho merece.

Read more...

Nova Estrutura do Blogue

>> sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Já está ai a nova estrutura do Blogue. Os vários espaços semanais, serão reunidos na rubrica convidados. Assim, por exemplo, continuaremos a ter o Dia B, pelo Bruno Antunes, simplesmente poderão analisar os textos de todos os convidados na rubrica convidados. Torna-se de mais fácil acesso e evita a complexidade de um sistema fixo com dias pré-definidos muitas das vezes de muito difícil cumprimento para aqueles que com a disponibilidade e boa vontade que têm se dispõe a escrever um pouco por aqui, fomentando o debate, a controvérsia e a troca de opiniões.

Por outro lado, no menu, poderão seleccionar apenas os meus textos relacionados com política, Direito, Desporto e as Reflexões. Poderão assim, mais facilmente encontrar o que escrevo e seleccionar apenas os conteúdos que mais sejam do vosso agrado.

Read more...

Apresentação do Mandatário para a Juventude da Candidatura "Lisboa com Sentido"

Estive na apresentação de candidatura do mandatário para a juventude da candidatura “Lisboa com sentido” protagonizada pelo Dr. Pedro Santana Lopes. Pedro Granger, foi o escolhido. A candidatura do Dr. Pedro Santana Lopes ganha de dia para dia uma dinâmica de vitória imparável, que começa a deixar toda a esquerda muito assustada, apressando-se os gatos e as gatas a juntarem-se todos no mesmo saco, com as caldeiradas a que já fiz alusão. O Pedro Granger foi o meu primeiro convidado, enquanto presidente da JSD/Moscavide. Relembro-me bem dessa noite, no auditório da Portela, em que a Dra.Suzana Toscano, o Professor Reginaldo de Almeida e o conhecido actor Pedro Granger debateram sobre a influência dos meios de comunicação social na juventude.

Read more...

O Regresso à Escrita.



Findo o mês de Agosto e a inerente quebra da cadência de post’s no Laranja Choque, seja a nível dos textos elaborados por mim seja nos espaços semanais entregues aos meus convidados, estou de regresso à escrita neste inicio de Setembro, com duas eleições muito importantes pela frente.

Para além das eleições, ainda a nível político, até ao final do ano são esperadas inúmeras novidades na JSD e no PSD que conto aqui debater convosco na medida do possível. Ainda o inicio do ano lectivo, se Deus quiser, o último da minha licenciatura, que muito trabalho me irá concerteza dar, cenário idêntico ao que vem acontecendo nos últimos anos.

Com o inicio de Setembro, recuperei muitos dos visitantes que em Agosto foram a banhos, estando já o blogue, no que a visitas diz respeito, com cerca do dobro das visitas alcançadas em Agosto. Espero até ao fim do mês recuperar os 80 a 90 visitantes diários, com o aumento dos post’s e com os novos espaços do Blogue.

Ate já!

Read more...